XIV - O segredo do sucesso

O segredo do sucesso era o titulo de uma propaganda, mas por uma falha gráfica bendita a folha estava em branco. Então o dono da gráfica mandou colocar lá fora para que as crianças que passassem pela frente da gráfica levassem os papéis.

Assim que o sino tocou os alunos saíram em desabalada carreira e todos levaram um papel daquele para casa.

Um menino chegou em casa e deu o papel para o pai, que estava desempregado há alguns meses. Quando ele leu o que estava escrito ficou pensando sobre aquela propaganda e ao ver a mulher foi logo encontrá-la para perguntar o que ela pensava sobre aquilo. Maria olhou o papel e disse estou tão cansada que não consigo pensar em nada agora, mas pegou o papel e leu novamente a frase.

Naquela noite nem Maria nem Augusto conseguiram dormir pensando no que seria aquilo, o que a aquela frase significava, como eles poderiam entendê-la e como aquilo poderia ajudar o marido desempregado.

Augusto levantou cedo e saiu. Foi para frente de uma grande loja e pediu ao dono emprego, logo esse respondeu que não estava precisando de empregados, mas Augusto não se dando por vencido perguntou-lhe:

_ Qual o segredo do sucesso?

_ Como? Indagou o dono.

_ Se o senhor me contratar eu lhe ensino. Disse Augusto com um sorriso.

_ Ta bem! Respondeu o dono meio sem entender nada do que se passava, mas gostou de ver o ânimo do novo funcionário.

Imediatamente Augusto começou a trabalhar e logo aprendeu todos os segredos da loja, ficava até mais tarde, não tinha preguiça de trabalhar e trabalhava com alegria, atendia os clientes tão bem que tinha dia que havia fila para ser atendido por ele.

O dono estava satisfeito com o novo funcionário, que se pagava. Ele era eficiente, pontual, carismático e honesto, virtude que o dono da loja sempre primou.

O dono depois de alguns meses que Augusto estava ali lhe chamou ao escritório e lhe perguntou:

_Qual o segredo do sucesso?

E Augusto sorriu e o dono completou:

_ Eu já sei.

_ Qual o segredo do sucesso? Perguntou então Augusto.

_ É trabalho! Respondeu o dono.

E completou dizendo: _ Obrigado por ter me feito contratar você.

_ Para mim o segredo foi a sua curiosidade, pois sem ela eu não teria conseguido esse emprego. E para o meu filho é o estudo. E para a minha esposa é poder estar mais tempo em casa.

O dono então compreendeu que o segredo do sucesso depende de quem vê.

******

O segredo do sucesso depende de cada um de nós, de como encararmos as possibilidades que o mundo nos traz.

O menino poderia ter feito uma pipa com o papel, um barco, ter feito uma bolinha e ter jogado fora, ter olhado e não ter visto nada.

O pai poderia ter lido e aquilo poderia não lhe dizer absolutamente nada, poderia ter dado a esposa, ter jogado fora, ter feito um barco, um passaro, um avião, ter usado para encobrir uma pipa, enfim isso poderia não ter virado nada.

A esposa poderia olhar e brigar com o marido, poderia ter rasgado, ter usado como papel de cigarro, enfim poderia não dar importância nenhuma.

Tudo que recebemos todos os dias pode nos salvar de dores maiores, pode nos conduzir ao sucesso, mas só nós podemos ligar a chave que comanda a nossa vida: a vontade.

Deus nos deu inteligência e liberdade para nos guiarmos no mundo da melhor forma possível.

Tudo o que fizermos desse papel em branco que recebemos a cada nova jornada reencarnatória será de nossa total responsabilidade e responderemos por isso tudo ao Pai Maior que é Deus.

Escreva com saberia, muito amor, paciência absoluta, compreensão infinita, indulgência sempre, benevolência constante e perdão total. Isso fará de sua vida uma linda história, digna de best-seller.