A FEIRA

A luz do sol, surgida por trás das nuvens densas, encontrou o pátio da feira cheio de gente.

Era o dia da feira grande onde se encontrava de tudo, onde se vendia de tudo, onde se comprava de tudo...

- que batata mais feia é essa, seu Nelson?

- feia e cara!

- olhe patroa, juro pela fé de Cristo que era a melhor da Ceasa. (para a outra freguesa) não está cara não senhora, é o melhor preço da feira.

- quanto está o jerimum?

- jerimum, é dois real.

- eu quero feijão verde...

- estou debulhando. Quanto a senhora quer?

- meio quilo basta.

- o pessoal de casa desaprendeu de comer foi?

- ôxe! Meio quilo cresce como diabo depois que bota a farinha e a verdura.

- seu Nelson que pimentão pixototinho é esse? Parece mais pimenta de cheiro!

- ta pequeno, mas ta bom. Pode levar em confiança que vai durar a semana toda é do meu sítio, não tem veneno não.

- quanto o molho de coentro?

- cinquenta.

- o senhor agora ta vendendo mato prá rezar olhado é?

- não senhora

- esse molho de coentro está parecendo maço de folha de rezar. Só tem três talinho...

- eu tive que diminuir o molho para poder manter o preço. A chuva estragou a plantação toda. Ninguém tem coentro não.

- seu Nelson, que banana mais caxexa é essa? Parece mais bimba de macaco. (risos)

- era a melhor que tinha na Ceasa. Essa veio do assentamento de Goiana. A estrada de S. Vicente a cheia levou. Ninguém tem banana não.

- esse inhame cozinha, seu Nelson?

- cozinha até demais, olhe como está alvinho.

- o senhor tem cebola roxa?

- tenho um pouquinho que uma freguesa encomendou. Quer levar a metade? Olhe aqui como tá boa.

- o senhor bota metade desse repolho para mim?

- tem couve?

- cinquenta centavos o molho.

- eu queria batata doce.

- escolha ali no balaio.

- quanto a laranja, seu Nelson?

- cinco por um real. Manduca, bote a laranja da freguesa nessa bolsa. Quantas a senhora quer?

- bote cinquenta... não, bote vinte e cinco.

- seu Nelson, tem vagem?

- por que esse preço todo no tomate?

- eu comprei a caixa por trinta e cinco, depois de escolher, o que sobra não dá nem para empatar o dinheiro. Só trouxe por causa dos fregueses.

- eu quero maxixe e quiabo.

- Manduca, atende a essa menina aqui.

- e esse jerimum, seu Nelson, tá bom?

- se não tiver cuidado ele desmancha todo.

- bote um molho de coentro e cebolinha, que eu tô vexado.

- tem alho, seu Nelson?

- esse cabra é engraçado, não faz nada na vida e diz que tá vexado só para ser atendido na frente dos outros. Pode ver, quando vocês sair daqui, ele vai tá lá na esquina, fazendo nada.

- Galego, bote um quilo de farinha. Eu quero da quebradinha e sem goma.

- não tem trocado não?

- quanto está a charque?

- quer quantos quilos?

- preciso primeiro saber o preço.

- é ponta de agulha. De primeira prá feijão. Oito real o quilo.

- eu quero prá fazer arrumadinho, bote um quilo do lado com menos gordura.

- oxente! Charque gorda é que dá gosto no arrumadinho.

- mas o pessoal lá de casa é muito cheio de luxo. Se botar muito gorda ninguém come.

- melhor prá senhora que fica com tudo.

- que nada seu Galego, eu fico só com a raiva de preparar as coisas e ninguém comer. Ficam catando no prato feito galinha ciscando.

- seu Lula, mãe mandou ver um quilo de massa de mandioca e dois coco ralado.

- esse queijo assa?

- esse aqui que tem mais sal assa melhor. Esse daí derrete todo.

- tem manteiga de garrafa?

- tem, tá lá no carro. Eu vou buscar. (e saiu em desabalada carreira).

- quanto é o abacaxi, freguês?

- esse ovo de capoeira foi o que eu encomendei semana passada?

- é sim, mas só consegui seis. Ninguém quer vender mais não. O pessoal tá juntando prá deitar.

- mãe eu quero algodão doce...

- não senhor. Tá muito cedo prá comer essa porcaria. Inventa de não comer em casa prá tá pedindo tudo que vê pela rua.

- seu Zeca, trate essa cabeça de porco prá mim. Eu quero mocotó e tripa também.

- tem carne de sol de primeira. É chã de dentro. Vai levar?

- tire o joelho desse pernil aqui. Eu vou levar.

- Netinho atenda a esse freguês aqui. Tem torresmo, o senhor quer levar?

- quanto é esse galo?

- menina! Eu esqueci de comprar a goma prá fazer a tapioca que mãe mandou. Corre lá em seu Lula diz que eu pago semana que vem. Vou ficar te esperando aqui visse?

- seu João meus passarinhos vão ficar sem jiló é?

- não tinha nem um prá fazer remédio lá na Ceasa. Leve maxixe.

- maxixe baixa o fogo. Não presta não.

- eu quero outra foice. Essa que o senhor me vendeu não corta nem sabão. Não tem no mundo que bote fio nela.

- tem freio prá jumento de carroça. O freio de cavalo cortou a venta dele toda.

- Nequinho, leve a bicicleta prá encher o pneu.

- esse bolo barra branca é de Bezerros? Bote uma quarta e um pedaço dessa goiabada.

- bote dois caldo de cana. Quer pão doce ou bolo Zefinha?

- quer carro de mão prá levar as compra?

- essa fava é nova? Bote dois quilo.

- Lourdinha, você comprou carne de bode?

- Vixe Maria, ia esquecendo...

- ei moça, quer comprar esse rádio de pilha, tem nota fiscal...

- mas mãe, eu vi um celular que era a coisa mais linda...

- menino, tange essa cachorro do meio do povo...

- o senhor sabe dizer onde eu posso encontrar mel de abelhas?

- dona Antonia, por favor prepare o tempero lá de casa.

- é semente de coentro, orégano, um pouquinho de pimenta do reino, louro, cuminho, alecrim... que mais?

- sei não senhora, mãe que mandou ver e disse que a senhora moesse tudo bem fininho...

- tem rapadura batida, dona Antonia?

- essa semana não veio não meu filho...

...................................................

Esse texto foi produzido sem levar em conta a forma culta da língua portuguesa. Procurei reproduzir o mais fiel possível, a maneira pernambucana de falar. Muitas vezes inculta, mas sem dúvida, melodiosa.