Quem vê cara,não vê coração!
Ivonete,trinta e cinco anos.Bonita,divertida e pobre.
Isso mesmo,pobre!Classe social em que Ivonete se enquadrava e detestava.
Filha de negros,Ivonete passava horas no espelho todos os dias fazendo escova e passando chapinha nos cabelos.Cobria o corpo com descolorante e agua oxigenada para descolorir os pelos.
Nunca tomava Sol.O protetor Solar era seu amigo mais presente e fiel.
Ivonete tinha dois filhos:Fábio Júnior e Roberto Carlos,em homenagem a dois cantores que ela adorava.
Fabio Junior era filho de um holandês a qual Ivonete foi acompanhante durante algum tempo e Roberto Carlos,este era filho de um pedreiro que ainda morava no bairro,com quem Ivonete teve uma "paixonite aguda",aquele amor arrebatador que chegou e foi embora, e deve ser por isso que Ivonete sempre renegou o filho.
Esta pequena parte de sua vida ela apagou sem dó nem piedade.Roberto Carlos jamais saberia de quem era filho.Apesar de pobre,Ivonete com muito esforço sabia dar coisas boas aos seus dois filhos.Trabalhando a semana inteira como massagista em uma casa noturna na cidade,Ivonete enchia o guarda-roupa dos meninos com roupas de marcas,pagava o curso de Inglês,escola particular e natação.
Mesmo morando no morro,seus filhos não brincavam com as outras crianças pobres do bairro.Costumava a dizer que "quem se mistura com porco,farelo come", e elas tinham piolhos,viviam largadas na rua,não tinham "modos" de gente,eram péssimas companhias.
Quando os meninos ficaram maiorzinhos,entraram para a Escola de Música.Roberto Carlos queria tocar violão e Fábio Júnios, bateria.
Ivonete decidiu saxofone e piano,ela queria o melhor para os meninos.
Quando o telefone chegou na favela,Ivonete foi a primeira a ter,e acho que foi a única durante muito tempo naquele bairro carente.
Comprou som,DVD,computador com internet para a diversão das crianças.A família não sofria com a perseguição dos mosquitos,tinham ar-condicionado.
A babá vibrou com o aumento de salário.A festa de aniversário das crianças foi num clube e tinha até piscina de bolinhas e máquina de fazer algodão doce.
Os garotos cresciam e estavam cada vez mais espertos.As despesas também aumentaram.Ivonete precisava aumentar a carga horária na casa de Shows para manter a familia.
Faculdade,ingressos para shows,plano de saúde,internet,música,cinema e filé mignon.Tudo isso custa caro, muito caro!
Fábio Junior arrumou uma namoradinha na Faculdade.Seu nome Maria Ana.
Não Ivonete,não é Mariana, é Maria Ana.O importante é que Ivonete gostou da menina de cara.Essa sim era uma menina boa, de familia, bonita,tinha estilo.Isso dava pra ver na etiqueta de seus vestidos:"Quem vê cara,não vê coração"Ivonete!
Maria Ana passava dias na casa de Ivonete, e esta adorava a mais nova agregada.
Fabio Junior aprendeu a fumar,a professora? Maria Ana.mais uma despesa...
Coisas da idade e Ivonete entendia pois um dia também foi jovem.
Maria Ana comprava a sogra com bolsas,roupas de grifes famosas e jantares em ótimos restaurantes.
De vez em quando Fabio Júnior também dormia na casa da namorada,até já conhecia sua familia e os dois usavam uma aliança de prata na mão direita.
Roberto Carlos também chegou na idade de arrumar uma namorada.Não procurou muito longe, ela estava alí, bem mais perto do que ele imaginava.Seu nome,Arminda.
E Arminda nem de longe tinha o mesmo perfil de Maria Ana.Era negra,baixinha,com uns quilos a mais, usava óculos e trabalhava numa fábrica de chocolates.Orfã de pai e mãe morava com a tia avó em uma pequena casa de três cômodos e o filho de um relacionamento anterior.
Essa Ivonete não aprovou, pior do que isso, proibiu o namoro.
Achou Arminda feia,sem graça e a acusou de ser interesseira.Ameaçou parar de pagar a faculdade do filho caso ele levasse o namoro adiante.
Arminda se sentiu abandonada,excluída,julgada,maltratada e totalmente discriminada.
Roberto Carlos se opôs as exigências da mãe.Não queria mesmo ser advogado, sempre sonhou em ser professor de Educação Física, e ele tinha sim porte físico pra isso.Trancou a faculdadel,largou a casa,computador, a vida fácil e foi morar com a namorada.Foi começar do zero,assumir com orgulho suas origens.Virou padrasto de Augusto e arrumou um emprego como balconista na padaria do Português.
Ivonete tirou o filho de sua vida.Roberto Carlos não dava o menor valor pelos seus esforços,não gostava de estudar,só se envolvia com as pessoas erradas,além do mais o fazia lembrar do pai,aquele pelo qual Ivonete preferia nem lembrar o nome.
Já Fabio Júnior, este sim era o orgulho da casa,soube aproveitar cada esforço seu.Fazia faculdade de Administração,tinha bons amigos e agora namorava a Maria Ana,filha de um grande empresário, e naquele momento deveria estar em alguma festa cara rodeado de pessoas ricas e influentes.
Resolveu fazer as unhas antes de ir para o trabalho.Pintou-as de vermelho pois contrastava bem com o tom de sua pele.Calçou a sandálias que ganhara de Maria Ana em seu aniversário e acendeu um cigarro.
O telefone tocou.Era da delegacia...
Em poucos minutos o taxista a deixou na porta da delegacia.
Tráfico de drogas.Não dava pra acreditas,Fábio Júnior atrás das grades por tráfico de drogas.
Ivonete gastou tudo o que tinha para poder tirar o filho da prisão.
O advogado mais renomado da cidade não conseguiu nem uma cela especial para o menino.Ele ainda não havia concluido o Ensino Superior.
Os meses se passaram lentamente e Ivonete esqueceu de clarear os pelos,de alisar os cabelos e de ir trabalhar.Perdeu o emprego.
Vendeu o som,a televisão,o ar condicionado,o dvd e o computador,tudo para tirar o filho detrás das grades.Tudo em vão.
Celina nasceu.Filha de Maria Ana e Fábio Junior.E' que quando Fabio Junior foi preso, Maria Ana descobriu que estava gravida de dois meses.
Ganhou do pai um intercambio de seis meses na Australia,precisava relaxar,não podia arriscar seu futuro ao lado de um traficante.
Colocou a filha enrolada numa manta nos braços de Ivonete e ninguém nunca mais a viu...