AMOR AO TEATRO


                                      Recebi a noticia:- Dona Virginia faleceu. 30/10/2009
                                      Era amiga de minha mae, nasceram no mesmo dia, 07/09/1921, feriado nacional. 
                                     Tinha 88 anos de uma vida plena. 
                                     Fazendas pegadas uma a outra, duas meninas antecipadas, emancipadas para o tempo.
                                     Familias italianas, napolitanas, alegres artistas, cantores, gente de teatro, mente aberta.
                                     Cresceram juntas,mesmas escolas, minha mae casou, Virginia foi correr mundo, Sao Paulo, Rio, Europa.
                                     Voltou, e ja' foi indo em direcao ao seu amor maior:- o teatro.
                                     Conheceu os melhores la' fora, fez de tudo um pouco por aqui, atuava, cantava, dancava, tocava , escrevia, e ajudava em tudo que podia no Teatro Municipal de Campinas.
                                     Casou com um ator, diretor, escritor, tiveram filhos e ela nunca desistiu do seu amor pelo teatro, musica, danca.
                                      Deu aulas de tudo, ajudava velhos e novos artistas,promovia caravana, comprava alimentos com seu dinheiro para artistas ''famintos'' de comida e de arte.
                                      Conseguia conciliar casa, familia e teatro.
                                       Ficou  viuva, os filhos doutores, e comecou sua segunda vida.
                                       Mais empenho no teatro.
                                       E ai veio a tragedia:- o lindo, maravilhoso Teatro Municipal de Campinas iria ser demolido, um teatro de primeira qualidade, fazendo inveja aos melhores do mundo e assim, sem mais nem menos, demolicao. 
                                       O lustre do teatro, uma das coisas mais lindas ja' feita pela mao do homem, foi o primeiro a desaparecer...hoje ja' se sabe onde esta!!!
                                       Dona Virginia foi a primeira a se acorrentar as colunas do teatro, o segundo foi o fotografo V8 e muitos outros mais, policia, confusao, tiram todos de la'...
                                       Comeca a demolicao e o V8 fotografando tudo.
                                       Ele, Dona Virginia e outros catando pedacos , guardando lembrancas, que hoje estao no novo Teatro de Convivencia, mostrando as futuras geracoes o que interesses comercias pode fazer com a arte, foi demolido porque queriam espaco para grandes lojas de departamentos.
                                       Dona Virginia depois desta tragedia nunca mais foi a mesma.
                                       Perdeu seus cargos no Depto.de Cultura, ainda lutou muito por bons teatros, mas o tempo cobrou seu preco, a cidade cresceu rapida demais, outros vieram com outros interesses.
                                       E Dona Virginia passou apenas a assistir, de camarote, a virada do milenio. 
                                       Novo tempos, novos costumes.



foto:-blog-Pro-Memoria e Campinas - SP/ Joao Marcos Fantinatti...vale a pena visitar...pai's sem memoria, pai's sem passado!!!!
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 09/11/2009
Código do texto: T1913135