Tavinho

Tavinho

(Zésouza)

Na cozinha, do velho chalé, Maria junto ao fogão fervendo o leite, descabelada, magra e desdentada. Sentado no sofá que no lugar do pé quebrado estava apoiado em dois tijolos, o Tavinho calçando um carpim furado:

-- Papareias de Rio Grande! Turutameiros da Turutama...

-- Tavinho, tu estás ficando louco?

-- To treinando a discursar, vou ser candidato a vereador.

-- Te arruma ligeiro, vais chegar atrasado no serviço

-- Pongondós do Povo Novo...Remangados do Capão Secco...

-- Tavinho vais perder o emprego...

-- Maria é o patrão que perde o empregado...Quando eu ser vereador...

-- Tu não vais ser vereador. Apura que esta na hora.

-- Vou botar um programa no rádio. Programa tradicionalista ecológico. Agora é moda ser tradicionalista ou ecologista.

-- A moda é chegar na hora no serviço. Emprego ta difícil.

-- O nome do programa vai ser; Verdes Coxilhas Farroupilhas. Verdes Coxilhas é ecológico e Farroupilhas é tradicionalista...Tinham que ter feito uma tal de ‘CPI’ no Bento Gonçalves.

-- O leite ferveu e o café tá na mesa. Ligeiro!

-- Já vou, to forrando o sapato com um pedaço de jornal.

-- Olha as horas...

-- Já sei, droga! O mulher chata e dizer que namorei ela num baile no ‘Esperança’. Ah os bailes do ‘Esperança’! Fama em todo o município por serem fartos de mulheres bonitas. E eu arranjo esta...

-- O café vai esfriar

-- Bom dia seu Zé, vai esfriar o café. Alo pongondó como vai tua avó? Vamos tomar sopa pongondó? Sopa pongondó é água, macarrão, lingüiça e só! Aí remangado do Capão Secco que é molhado, vai lá pro fundo do banhado toca gado. Vamos comer pirão de ovelha gorda do Capão Secco, que a ovelha é gorda e o capão é seco. Ouvintes do Coxilhas...

-- Vai tomar o café...

-- Não grita. Tanta guria bonita nos bailes do Povo Novo...Eu peguei este troço.

Sentou, colocou açucar na xícara. Ajeitou os óculos, fundo de garrafa, na ponta do nariz e apontou as fotografias, desbotadas, na parede:

-- O glorioso ‘Esperança’ do Povo Novo . Eu era o ponta direita...

-- Tu eras o reserva...

-- Perseguição do técnico. Num jogo contra o ‘Nó de Aço’ ,da ilha eu podia ter jogado e me feito na vida. Naquele dia tinha um cônsul do ‘Fluminense’ do Rio, espiando o jogo...O locutor da ‘Radio Nacional’... Te lembras da Nacional da Emilinha Borba e do Balança Mas Não Cai?...O locutor ia dizer; Lá vai Tavinho o ponta direita do Flu, dominando a pelota...Gooooollll!!!

-- Apura que tu vais ser posto pra fora do serviço.

-- Pois que botem. Tenho tempo de casa, ganho uma boa indenização e eles perdem um bom funcionário.

-- Faltam cinco minutos...

-- Já sei...Chego atrasado e ainda meto bronca com o chefe...Eu sou macho!

Montou na bicicleta e saiu pedalando com calma. Chegou atrasado e o chefe chamou a atenção:

-- Esta atrasado seu Tavinho...Hoje passa, Outra vez o senhor vai para a rua.

Olhou para o chefe, olhou para o chão, ficou vermelho e gaguejou:

-- É...Eu to errado...Desculpe...Eu prometo...

FIM

****************************************************

Zésouza
Enviado por Zésouza em 07/11/2009
Código do texto: T1909961