Sobre encanamentos e casamentos...
Oswaldo chegou em casa e largou seus materiais de trabalho sobre a mesa da cozinha. Sua esposa, Isabel, estava parada ao lado da pia, com uma expressão um tanto infeliz. Soltou um longo e resignado suspiro.
-O encanamento da pia entupiu... – Disse, como se fosse algo terrível.
-De novo? É a terceira vez na semana! – O homem se espantou.
-Eu não disse a você pra não contratar aquele tonto do Jaiminho pra fazer a obra da casa? Bem feito! Contratou aquele idiota e ele fez tudo errado! – Retrucou a mulher.
-Ta, ta. – Ele a cortou antes que começasse um discurso reclamando sobre o assunto. – Ligue pro encanador amanhã. E tenta arranjar um desconto.
Isabel deu um sorrisinho aliviado e um beijo estalado na bochecha do marido. Na manhã seguinte ligou para o encanador. Era de confiança, ela dizia, sabia muito bem como fazer o serviço. Ele viria às 13 horas.
Quando voltou para casa, naquela noite, Oswaldo não encontrou a esposa na cozinha. Não a achou em lugar nenhum.
Onde estaria Belinha?
Notou então, que um bilhete tinha sido fixado na porta da geladeira, com um imã em forma de fruta. Pegou-o e leu:
“Querido Oswaldo, sinto muito, mas estou indo embora. O problema em nossa casa não era o encanamento da pia e sim o nosso casamento. Quando a pia estragou, há três meses atrás, conheci o Valdemir e simplesmente não resisti...Aquele cara bonitão, me chamando de Dona Belinha... O dinheiro dos consertos da pia nos últimos meses eu guardei e agora estamos indo embora, nós dois. Lamento muito...
Isabel”
Chocado, o marido deixado se largou no sofá da sala, onde ficou por alguns minutos, em silêncio, tentando entender.
Batidas na porta o tiraram do estado de torpor e ao atender, ele se viu diante de Isaura, a irmã mais nova de sua esposa foragida.
-Olá! – Ela falou. – Onde está Isabel?
Oswaldo lhe explicou.
Ela ficou tão surpresa quanto o cunhado e tentou consolá-lo, dizendo que a irmã sempre fora uma besta mesmo.
Um Ano se passou desde a fuga de Isabel. Oswaldo está bem. Ele e Isaura estão namorando e até então não tiveram nenhum problema com o encanamento.