COLCHA DE DITADOS

Mais vale um na mão do que dois voando. Por isso, é bom não trocar o certo pelo duvidoso. Sabe como é, né? Seguro, morreu de velho. Afinal de contas, tudo vale a pena quando a alma não é pequena. E se não terminou, é porque ainda não chegou ao fim. E o fim é o começo de outro começo.

Veja bem o que diz, já que amigo é quem avisa: "não confunda alhos com bugalhos porque, à noite, todo gato é pardo". Mesmo assim, confie. Quem ama, confia! Também sofre, sofre, sofre que nem sovaco de aleijado. Mas ame assim mesmo!

Só que viver de amor não enche barriga, só a cama... E em matéria de amor, ditado mais certo aquele do tempo de nossos avós: "O que os olhos não veem, o coração não sente". Se preferir, também tem outro para os desafortunados: "O que os olhos não veem, o coração não sente".

Pois é. No jogo do amor, vence o mais forte. Afinal de contas, o mundo é deles. Agora não fique triste se o amor lhe pregar uma peça, lhe der uma rasteira. Levante, sacuda a poeira e dê a volta por cima. Lembrando-se sempre que figurinha repetida não completa álbum porque historicamente é assim: rei morto, rei posto!

É isso mesmo, meus caros, a fila anda! E depressa, como se fosse tirar o pai da forca. Só que a pressa é inimiga da perfeição. E quem tem pressa, come cru! Fazer o quê se as pessoas são assim? Mas, até que é compreensível. Quem tem fome, do que quer que seja, tem pressa. E tempo é dinheiro! No mínimo...

Mas cuidado para não trocar os pés pelas mãos e tomar o caminho errado. Nem todo ele dá na venda. Além disso, tem o agravante de que a porteira larga é convidativa, porém traiçoeira. Tem a outra opção: o caminho estreito. Mas nem todo mundo confia nele porque gato escaldado tem medo de água fria.

Melhor apelar para os santos, embora santo de casa não faça milagre. E o pior é o santo que mora em casa de cabaré: assiste de mãos atadas à pouca vergonha rolando solta sob suas barbas. Mas elas estão lá de molho e o santo não é besta não! Santo do pau oco só em história pra boi dormir ou pra quem acredita em papai noel! Ainda pior do que o pobre do santo é o corno. Sempre o último a saber!

Antes ser o último do que não saber nunca. Já pensou? Ser pai de filho de japonês? Portanto, não dê chance ao azar e nem asa a cobra. Melhor prevenir do que remediar porque o tempo não para. Ah, o tempo! Esse maestro da vida e da morte! A força do tempo é que nem a da gravidade: puxa tudo para baixo. Então, viva o seu tempo sabendo que a humildade é tudo porque o cemitério está cheio de gente insubstituível!