foto : Gilda..em frente ao Palacio da Justica em Campinas..note-se ao fundo a imagem da '' Justica""....e Gilda usando a famosa '' raposinha "" a que tinha olhos, dentes e tudo o mais... e era '' pele'' legitima...se era!!

fonte: Blog Pro Memoria de Campinas-SP  - ''curiosidades '' Gilda...
....na foto lê-se :- decada de 1940  ...acredito que seria..decada de 1960...na decada de 40  o Palacio ainda nao havia sido construido e pelo '' rabo'' do fusca da' para perceber isto.



                                     '' GILDA ''
                                     
                                     GILDA  adorava usar luvas
                                    
Se não estivessem as duas luvas '' enfiadas '' em suas mãos com certeza pelo menos uma das luvas estaria usando e a outra carregava com elegancia...se estivesse usando as duas e voce fosse comprimenta-la, sabia tirar a ''danada da luva'' com uma ''claaasseeee''', demorava como se estivesse fazendo um strip-teaser..puxava devagar com a mão esquerda enluvada as pontas dos dedos da luva da mão direita, tirava, segurava com a esquerda e lhe comprimentava com a direita, que com a esquerda "" e' falta de educação ""dizia ela.
                                      E tudo isto, desde o momento que o avistava, dizer ola', com vai? e tirar a luva da mão direita nao durava mais que um segundo...era vapt vupt..te estendia a mão, apertava de leve, como uma dama deve fazer, de leve...apenas as pontas dos dedos e um pouco alem, nada alem disto...de leve, de leve...que dama educada e' assim, tudo de leve...devagar..sensual..erotico....danada de Gilda, sabia das coisas!!
                                      E rapida e rasteira ja' colocava a luva na mão direita de volta, rápidamente estava de novo ''enluvada'' para o próximo ''admirador'', e olha que eram muitos...põe muitos nisso!!
                                      Gilda tinha os traços das mulheres nórdicas, mas nunca ninguem soube direito isto, diziam que ela admitia ser '' nordestina e não nórdica '', deveria ter sido ''loira e nao loura que nao sou papagaia para ser chamada de loura...era loira..agora sou furtacor, sou de toda côr...pinto meus cabelos de todas as cores...um dia assimmm outro assssaaadooo.."" e ria...tinha humor a eterna Gilda, se tinha!!!
                                        Olhos tinha-os azuis da cor do ceu no encontro com o mar...azulzinhos...azulzinhos..lindos, a pele clarinha, parecia de papel..papel crepom vermelho que depois de muitas '' lavadas '' ficou côr de rosa claro, e claro,..tinha rugas e pintava a face de ''ruge'' vermelho alucinante doido...que figura!!!
                                        
Feche os olhos depois de ler esta pequena descrição de Gilda e tente imaginar....
                                       Gilda...60/65 anos...cabelos entre loiros amarelados esbranquicados...''taieur'' duas pecas beije...ou ''béje que nao gosto de falar beije que parece que estou pedindo ...''me beije''...nao gosto!!..gosto de béje'' , dizia ela, e entao era ''béje''...meias de seda com riscas pretas...sapatos e bolsas combinando..neste caso de ''taieures'' béje as bolsas e os sapatos de um marrom clarinho com luvas combinando..chapéu, estola de pele e a eterna faixa, ora de miss, ora de rainha do Brasil, muitas vezes usava saia e blusa, outras vezes vestidos e o eterno perfume de ''gardenia'' forte que cheirava la' na esquina de casa..( para quem não conhece o têrmo ..'' taiuer'',  é o hoje famoso conjunto de duas peças, a saia e o casaco do mesmo tecido ..e pronuncia-se '' taier''), mas de qualquer maneira que Gilda estivesse vestida ela sempre estava '' produzida'', e melhor ainda, com elegância, elegancia meia duvidosa para muitas das madames elegantes da cidade, mas como nem só de madames elegantes vivia a cidade ela era sim considerada elegante...pobre, mas elegante e diziam que madames ricas da cidade lhe davam roupas que não mais usavam...vai ver era isto mesmo.
                                         Vinha vindo e minha mae varrendo a calçada, sentia e falava..."" Gilda vem vindo "",,,ia ver...era mesmo..la' vinha Gilda descendo a ladeira, elegantemente!!! e evaporando gardenia que se sentia '' di longi ''
                                           Fechou os olhos? imaginou? viu Gilda? fugiu correndo de medo? eu nao... eu menino danado, moleque safado ia ao encontro dela, conversava dois dedos de prosa, me dizia onde ia, ...sempre a lugar nenhum!!! nunca ia a lugar nenhum, sempre voltava de lá...Gilda? onde vais? vou la'...vou ali...vou tarará...ia nada....Gilda? onde voce foi....fui lá,,,,fui ali...fui tarará...tinha ido nada...ninguem sabia onde Gilda ia e de onde ela estava voltando...para ''ela'' ,ela ia e voltava de todos os lugares, ia e voltava de lugar nenhum.
                                           De Onde vinha? foi Onde? ninguem sabia....misteeeriiiiooooo!!!!! 
                                           Cuidado!!! nao va' sonhar de noite com Gilda, eu sonhei muitas vezes!!!
                                            Diziam, mas quem sabia ao certo?, que Gilda tinha sido casada com um medico...que medico? o povão louco e curioso para saber..a mulherada querendo saber...quem era? quem 'e? era lindo, bonito? ninguem respondia...outras, linguarudas fofoqueiras, diziam , mas nao provavam que ela tinha '' traido ele'', o lindo marido medico, mas se ninguem sabia nada ao certo como podiam saber tudo isto? misterios!! ou seriam, fofocas?
                                              E por causa desta ''traicao'', ele, o medico lindo tinha chutado o traseiro dela, tirou tudo, casa, filhos e ela ''enlouquecida pela dor do chute e do remorso vagava ensandecida e meio louca alucinada pelas ruas da cidade elegantemente vestida"" !!! um caso deste daria um belo romance de folhetim, não deu, caiu no esquecimento mas Gilda não, ela existia, vivia, e diferente da música daquela que de noite rondava a cidade, Gilda rondava a cidade de dia, com o sol quente, entrava em lojas elegantes e era sempre bem recebida, entrava em livrarias chics e mesma coisa, e ia olhando livros e discos, fazia comentarios dos seus cantores preferidos, entrava de graça nos cinemas da cidade e sabia nomes e a vida dos seus atores preferidos...Glenn Ford, o ator que trabalhou ao lado de Rita Hayworth então!!, os bares a acolhiam bem, lhe serviam petiscos, café, os restaurantes lhes davam as boas vindas e sempre um '' tira gosto '' de graça, na faixa ela ''beliscava'' enquanto fregueses a chamavam para suas mesas e ela rindo e cantando e encantando e quando se encontravam com politicos entao...vichii!!! era aquele auê.
                                         Outras e outros,  diziam que era por causa do filme '' Gilda"", de 1946 com a Rita Hayworth e Glenn Ford, que ela ao entrar no cinema como uma mortal igual a todos nos e ao sair depois de ver o filme já saiu porta afora com a ''cabeça virada '' dizento e acreditando que era a própria Gilda do filme...putzsgrilo!!! entao quantos anos tinha a Gilda que eu conheci no fim dos anos 50s e 60s na cidade caipira do interior paulista?...novecentos e sessenta e seis? que nem Matusalem?...caramba!!! e se isto foi verdade que grande estudo ela seria para Freud e seus seguidores, porque assim, do nada, entra como mortal no cinema e sai como '' imortal''? tambem quero, vou assistir Super Homem agora mesmo.
                                         Rita a!!!! Rita, a Hay worth...gozado!!! traduzindo rudemente...fica ei valorosa..ei gostosa..que Rita era, valorosa e gostosa , isso era...e a Gilda, dela, no cinema fez fama e fortuna... fez a fama dela, da Rita...fortuna dela, dos produtores, diretor e todos que fizeram o filme..e no filme ela deitava na cama e deixava a coisa rolar, a Gilda do filme deitava antes de casar com todos que lhe aprovessem, e depois tambem...coisa louca aquela Gilda, linda de viver.
                                            Se quiser conferir e conhecer, se ainda não conhece,  entre em um site ''Gilda..film"" assista o trailer, ou mesmo o filme inteiro...vale a pena..mesmo que nao goste de cinema,um passatempo interessante...Gilda, continua linda la' no filme...nao envelheceu nada, acredita??? Rita se foi...morreu...antes ela do que eu...nao foi tarde, foi cedo , 60 e poucos anos e dizem que Gilda a personagem ''tomou conta'' dela e viveram as duas juntos e felizes para sempre...Rita levou Gilda com ela...nunca houve uma mulher como Gilda antes de Rita e nunca houve uma mulher como Rita antes de Gilda...coisa de louco, coisa de ''loucos''.
                                           Entao, diziam outras más linguas, gente má, que Gilda, a caipira do interior paulista havia assistido o filme, ficou louca alucinada com a Gilda de celuloide, foi a um centro, pediu e foi atendida...se incorporou na Gilda Celuloide e nunca mais foi a mesma Gilda do interior..e foi so' festa no interior..e quando Gal cantou'''Festa no Interior",  eu ficava imaginando que bem que podia ser em homenagem 'a ela, Gilda Interior....nascida onde? quando?
                                             Por falta de pesquisa que nao foi, mas nunca nenhum historiador consegui saber, deduzem, acham, pode ser que sim pode ser que não,  papeis de pesquisa entao?? arrobas e arrobas e nada...e como Gilda que nunca sabia onde ia e de onde voltava, os historiadores de plantão nao foram e nem chegaram a conclusao nenhuma.
                                             Sobre Gilda? nada? so' misterio...como e' que pode? pode?
                                             Pode...ficaram nas conjecturas.
                                             Gilda nasceu da '' poeira da areia que o vento jogou em um rodamoinho no fim de uma tarde quase noite, e a primeira coisa que Gilda viu foi a estrela Dalva no céu brilhando '' e dizem que foi por isto que ela vivia cantando esta musica e imitando Dalva, a divina Dalva, quanta coisa se dizia da Gilda, quanta coisa.
                                               Dizem que se Botticelli visse Gilda teria chamado sua pintura de '' o nascimento de Gilda'', caramba!!!
                                               Minha cidade caipira do interior paulista, era linda, pequena, cresceu demais, ''incharam'' ela de gente, de prédios arranhas céus, de tráfico desordenado, de maldades, deixaram ela feia, bagunçada demais, coitada da minha antiga linda cidade...coitada da minha amada cidade, coitada!!! ...que saudades!!!
                                                E por falar em saudades Gilda onde anda voce?
                                                Ouço o vento que passa de leve pela janela do meu quarto, e ele,o vento, me trazendo uma voz harmoniosa e que está cantando, reconheço a voz de Gilda..''estou aqui te esperando...fique o tempo que quiser por ai...mas venha...esta' convidado..aceitas?
                                                 Aceito, claro que aceito, vamos nos ver de novo e matar a saudades um do outro e te pergunto Gilda linda, aí tem o bonde 8? , o bonde do Bonfim, aquele lindo bonde que me trazia para a escola e depois me levava de volta para casa, bonde que voce no largo da Catedral subia e encantava desde quem o conduzia até o povo qua a amava, voce ia cantando e nos alegrando, descia no Instituto Penido, diziam que voce ia lá almoçar...que chic Gilda, me dava água na bôca e quando voce descia Gilda o bonde ficada quieto, um silêncio que só vendo, apenas as rodas fazendo barulho nos trilhos, voce fazia falta no bonde 8 depois que voce descia, e por um pequeno tempo seu perfume de gardenia ainda pairava no ar, que saudades Gilda, que saudades!!!
                                                 

Gilda,
         simplemente Gilda.
                                      assim a conheci....Gilda....
                                      sem segundo nome e sem sobrenome, apenas
                                      Gilda.
                                      Sabe? aquelas pessoas que parecem que ja
                                      nasceram assim? prontas!!! como a Venus, que
                                      nasceu pronta, prontinha da espuma do mar?
                                      Entao, assim era Gilda para mim...nasci, fui
                                      crescendo e um dia, nem sei qual dia e nem a hora, 
                                      me ""apercebi"" da presenca de Gilda em minha vida,
                                      na vida da minha cidade, que ela era uma ''figura'' 
                                      importante na minha cidade.
                                      Todos falavam, ninguem dizia nada,se comentava, 
                                      mas ao certo certo, ninguem sabia nada sobre ela.
                                       Perguntei muito, ninguem nunca me respondeu de
                                       onde ela veio? onde mora? com quem vive?tem
                                       familia?
                                       tem passado? presente tem, esta' aqui....e futuro?
                                       me respondiam:-
                                       O futuro 'a Deus pertence , so' ''ele'' sabe!!!
                                       Gilda, para mim, sempre foi assim:- aparentava
                                       60/65 anos, deveria ter 1,65 cm de altura,
                                       eleganterrima, sempre bem vestida, um dia foi 
                                       receber uma homenagem na Câmara Municipal,
                                       tinha se tornado parte historica da cidade, saiu em
                                       jornais, revistas, entrevistas na TV....era ja' uma
                                       figura ''folclorica'' na cidade.....
                                       Usava sempre ''taileurs'', taiers como ela dizia,conjunto de duas pecas, saia e casaco, sempre na medida certa, ajeitado no corpo, bem talhado,..dizia '' taiers"" imitando uma boa francesa , que nao era, mas fazia questao de fazer ate' biquinho com a boca, assim oh...taaaiieers uuuu , que francesa quando fala uuuuu faz biquinho lindo com a boquinha vermelha de batom cor de carmim....

                                   Gilda nao dispensava ..''peles'', tinha uma de raposa, com a cabecinha, olhinhos, dentinhos e tudo, e muitos casaquinhos, '' jabos'', casacos 3/4,  longos..tudo de pele, legitimas, que o frio era muito.....e naquele tempo nao se tinha o GreenPeace defendendo os pobres animais....se tivesse..ai ai ai Gilda ia brigar e muito com eles...mas nao ia deixar de usar suas '' peles'' nao...com certeza!!!

                                   Engracado!!!...um dos grande misterios, um ? mais um?...tinha tantos ja'...mais um?...roupas, peles, sapatos, bolsas, luvas....aonde conseguia?..quem lhe fornecia?...diziam que '' madames'' famosas da cidade, suas ex-amigas lhe abasteciam com as '' sobras''..e que quando ela foi '' xutada'' pelo marido medico, alguem da familia, amigas,  '' cataram'' o que puderam e guardaram e foram lhe dando de volta quando ela necessitava....foi amada, muito!!!.

                                  Gilda, tinha a boca ''borrocada'' de batom cor de ''crisom'', outra palavra que Gilda usava muito, crisom...seja o que for que era...crisom na cabeca dela deveria ser vermelho berrante cor de sangue, que era o que a sua boca parecia..berrante!!!

                                   Sempre de meias de seda, com risca preta atras, que era a moda e segundo ela, Gilda, ""deixa minha perna mais grossa e e' muito mais ...elegante"" e era verdade, acredita? 

                                   Sapatos e bolsas, combinando com todo o conjunto visual, luvas idem, danada!!! sabia usar um par de luvas como so' mulheres elegantes e educadas para isso sabem, ....e comeca tudo de novo, la' em cima.... GILDA.......

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 18/10/2009
Reeditado em 07/02/2014
Código do texto: T1873124
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.