Descobriram-se

Iriam mudar radicalmente de ramo. Tinham decidido isso, após o princípio de enfarte que o pai tivera um ano antes. Graças a Deus que tudo tinha acabado bem, a não ser o que o médico dissera: - se ele continuar nesse ritmo, não vai agüentar muito tempo não. Nesse diagnóstico foi-se a empresa de tantos anos, uma construtora, venderam-na. A empresa era pequena, mas os transtornos que ela causava eram bem grandes, principalmente quando do recebimento dos serviços prestados ao governo. Sem o pai à frente não havia como prosseguir, pois ele era centralizador ao máximo e extremamente competente.

E foi assim que eles decidiram que iriam abrir uma empresa no litoral. Não era uma empresa por bem dizer, mas uma barraca à beira da praia. Nos primeiros meses foi um caos, a falta de jeito e a adaptação judiaram muito do velho. O filho era muito apegado ao pai e esforçava-se ao máximo para poder ajudá-lo a superar tão grande mudança em suas vidas. E não é que começou a dar certo, já no décimo mês estavam com três barracas na praia, e muitos clientes.

O dinheiro recebido com a venda da construtora, foi aplicado na poupança para poderem safar-se de alguma emergência. Tinham que ficar prevenidos, pois só o tratamento de emergência tinha sido uma fortuna, depois o acompanhamento fora mais uma boa grana. Mas tinham saído daquela vida e podiam agora ver que haviam esperado demais.

Nunca tinham sido tão amigos, companheiros, a felicidade verdadeira tinha lhes batido à porta. Antes, eles viviam às turras, um reclamando do outro, e acusando-se mutuamente. É quase certo dizer que por pouco não se suportavam mais. Na construtora era uma verdadeira obrigação trabalharem juntos, pai e filho. A mãe tinha morrido no parto do filho e isso colaborava para que o pai sempre visse o filho como um intruso.

Mas agora aquela urgência, o enfarte os unira como unha e carne, bonito de ver. Todas as manhãs, das seis horas até umas nove horas, caminhada pela orla marítima com exercícios nos aparelhos de ginástica que existiam à margem da avenida próxima à praia. Depois uma ducha e a partir daí alimentação saudável e trabalho prazeroso.

Aquele tempo de felicidade foi de reconhecimento e remorso, por não terem se dedicado uma ao outro nas agruras que a vida lhe pregara. Viram que era possível viver fora daquele mundo tão ilusório e prejudicial. Perceberam que o pai e o filho se amavam e se completavam.

Descobriram-se.