STRADIVARIUS

Estudar matemática sem precisar revisar e tirar dez na prova.

Fazer o vestibular pela primeira vez e passar em primeiro lugar.

Passar por um teste de estágio e ser querido pelos colegas da turma, que foram reprovados na seleção.

Ser contratado quando o estágio terminar, já com uma promoção.

Conhecer alguém interessante, e esse alguém também lhe achar interessante e nunca se desinteressar de você.

Ter um amor que sempre aumente, que nenhuma rotina, nenhum defeito, nenhuma irritação o abale.

Casar e ser feliz para sempre, até que a morte os separe.

Ter sempre algo legal para dizer em ocasiões alegres: casamentos, festas de aniversário, batizados etc.

Ter muita coisa boa para dizer em ocasiões tristes: enterros, perda do emprego, acidente de automóvel, perda de dinheiro na bolsa de valores...

Saber a hora certa de falar e de calar.

Saber escutar, escutar e escutar.

Não se irritar com desavenças.

Respirar fundo e se concentrar antes de responder convenientemente a uma ofensa.

Saber olhar por cima quando lhe querem puxar o tapete sem ter a cegueira dos convencidos nem a neurose dos maníacos de perseguição.

Não revidar uma agressão física, nem em atitudes, nem em sentimentos.

Perdoar uma traição. Perdoar uma calúnia.

Saber desatar os nós.

Saber reatar os laços.

Fazer laços que durem para sempre.

Compreender os próprios defeitos e procurar corrigi-los.

Compreender mais ainda os defeitos alheios.

Olhar para o mundo com um sorriso na mente, alegria de viver e vontade de ser melhor, mesmo ganhando um salário mínimo.

Acender uma vela aromática e deliciar-se com o seu cheiro quando cortarem a energia elétrica.

Cantar uma música quando se sentir só.

Cantar uma música quando se sentir repleto de amigos. Afinal, amigos também dividem as alegrias.

Saber cultivar coisas boas, fazê-las multiplicarem-se.

Saber aprender com as coisas ruins, que na verdade são boas, porque são verdadeiras mestras que a vida põe diante de nós.

Olhar um passarinho, uma flor e sentir na alma o mesmo vento que bate neles e na gente.

Entrar no mar e molhar o espírito.

Esquecer o estresse e sentir que ele se transformou apenas numa ligeira ansiedade.

Nunca esmorecer, mesmo diante de um diagnóstico grave.

Renascer a cada dia e, quando a morte chegar, abrir os braços para o novo.

O título desta coluna é esquisito: "Stradivarius", que é um tipo raro de violino e um dos mais valiosos do mundo. Pouca gente tem um. Assim também é com essas coisas sobre as quais falamos agora. A diferença é que custa caro para se ter um stradivarius. Mas para se ter as outras coisas...