Aniversário (minicronto)

Trezentos e sessenta e quatro dias após a última comemoração. Encaro uma certeza, o tempo cronológico conta os dias, meses e anos. Sim, estou mais velha. Será a mesma datação do meu espírito? A memória prega peça! Um dia destes vesti o uniforme, e, de bem com a vida sorri de alegria. Minha mãe me deu as mãos e me acompanhou à escola. Ansiedade, choro, felicidade, medo..., abordam a menina no caminho enigmático para o futuro. O primeiro dia as novidades exploradas. A perna fina da professora, os cartazes das frutas na parede amarelada, letras inelegíveis no alto do quadro negro, os cabelos ruivos do garoto. Ah! E o recreio, sim, recreio, dos jogos divertidos de esconde-esconde, corre-cotia, passa-anel, pular amarelinha... Lembro do choro; quando acuada em um canto, ao término da brincadeira..., em último lugar, a turma toda vir ao meu encontro aos gritos de mamãe polenteira! Mamãe polenteira? O que é isso? Não entendi a brincadeira e por anos a fio criei a expectativa de virar mamãe polenteira! Os aniversários se somam. Na vida a soma acompanha a perda. O vestido de tafetá branco na primeira eucaristia. A morte do tio, tão jovem. O anel de formatura presente da madrinha. O primeiro beijo e as suas sensações exclusivas. A excursão a Santos junto à parentalha. O pedido de namoro. Mais beijos. O namoro termina. O choro ao ouvir “Casa de Campo” na voz de Elis Regina; lembranças do ex- namorado. O vestibular e todo o seu estigma. Outro pedido de namoro. Mais beijos. A faculdade e aquele professor, pra lá de especial. O namoro termina. Mais formatura. O estágio e a busca da contratação definitiva. Até que enfim, o homem da minha vida. Namoro. Noivado. Casamento. Primeiro filho... A minha mão nas suas o acompanhando á escola... Aniversário, suscita lembranças paradoxais e nos remete a alegria do presente! Parabéns prá você nesta data querida... e muitos outros aniversários pela vida!

Para você Ivone Maria R Garcia um pouco da história da minha vida, que sem dúvida, vai lhe fazer recordar a importância de estar completando mais trezentos e sessenta e cinco dias de vida (19 de Setembro)

03/10/2009