QUEM APAGOU A LUZ?

" Pai, você esqueceu, pai!"

Ele levara uma bronca injusta.

Afinal, com oitenta e cinco anos, sempre tivera uma memória privilegiada e gabava-se de que nunca deixara de pagar uma conta em dia.

"Tenho tudo na cabeça, tim-tim por tim -tim" comentava orgulhoso com a família e os amigos.

Porém ultimamente estava se sentindo traído pela memória.

Certo dia olhou pela janela da sala e ameaçou chamar a polícia.

Alguém tracionava o portão do jardim e subia por uma escada até a rede elétrica da sua casa.

"Pega ladrão" gritou.

Todos os vizinhos vieram correndo.

Ali, um funcionário da Eletropaulo cortava o fornecimento da sua energia elétrica.

"O senhor não pagou a conta, tenho que cortar, eu apenas cumpro ordens."

Por mais que a vizinhança protestasse, não teve jeito. Todos explicaram seu déficit de memória. De nada adiantou.

Ele ficou no apagão.

Naquele dia, ficou nervoso, alterou seu diabetes e não conseguiu aplicar a insulina que se perdera na temperatura inadequada da geladeira.

Entrou em coma.

Quando acordou nunca mais soube quem era ele.

Na memória antiga e esquecida por todos, naquela escuridão do tempo, levou apenas consigo a pouca e quase imperceptível vantagem de ter sido um homem íntegro.

Inspirado num fato real.