O JANTAR DOS REIS (Ou o Jantar dos Imortais***)

A acção desta pequena história decorre algures na segunda metade da década de 90.

Confesso que sei o ano, o mês, a noite da acção dos acontecimentos, mas prefiro obliterá-los para que a história não se cole demasiado a certas marcas que a tornariam datável e, a meu haver, menos bela, menos atractiva…Só violo esta convenção ao dizer que os telemóveis hoje tão pequenos, tão baratos, tão comuns, eram um bem ainda raro e que tinham metade do comprimento da pasta dos estudantes de Coimbra, pois esta história fala de um jantar de um conjunto de estudantes de Coimbra, um jantar dos meus melhores amigos que naquela noite foi ainda mais especial, foi

O Jantar dos Reis

Naqueles tempos o grupo de 7 convivas ou estava no inicio, meio ou fim dos cursos, sendo que a maioria de nós se conhecera nos tempos de Liceu e prolongara a amizade para a Universidade em cursos tão heterogéneos como Serviço Social, Direito, Economia e Artes.

Todos sem excepção éramos jovens promessas que o tempo veio a confirmar, todos éramos mais ou menos da mesma idade e quase irmãos pelos laços que entretanto de tanto se alargar se perderam esvaindo a amizade enquanto grupo, enquanto unidade, enquanto Reis.

Mas não falemos do presente, ou futuro como lhes quiserem chamar, falemos desse delicioso passado, falemos do Grupo.

Todos namorávamos, ou estávamos prestes a entrar nestas lides, com namoradas temporárias, namoricos de faculdade que o tempo veio provar ténues, mas, apesar de adorarmos as namoradas elas nunca entravam quando o Grupo estava reunido, coisa de garotos, nada machistas, mas que achavam que a festa com garra solta deveria ser feita longe dos olhares delas, mas não das suas consciências, pois elas conheciam-nos de ginjeira e já sabiam o que se iria passar quando o Grupo se juntava…

Se a memória me atraiçoa de vez em quando, esta é uma das ocasiões pois desconheço o motivo daquela jantarada…Sei apenas que foi no fim da primeira época dos exames e antes da Queima das Fitas, a maior festa de estudantes do mundo e onde era raro andarmos juntos pois andávamos nos copos a noite inteira ou com as namoradas ou com os colegas dos respectivos cursos.

Sei sim que o jantar e o local foram preparados com antecedência: teve lugar numa enorme casa de campo de um de nós a meio caminho da praia de Mira e suficientemente isolada para podermos espraiar as gargantas e falar bem alto sem incomodar a vizinhança que na cidade teria certamente chamado a polícia por causa do barulho como já tinha acontecido algumas vezes, e como de água fria o gato estava escaldado, o local do grande jantar fora escolhido devido à sua insularidade.

Pronto, confesso que não éramos particularmente discretos, mas éramos bons rapazes que o tempo veio a transformar em bons e honrados homens, orgulho das famílias e cidadãos respeitáveis apesar da centelha de um certo devaneio não ter desaparecido ainda de todo de nós…Mau, lá estou eu no presente…Voltemos ao passado:

Na altura só dois é que tinham carta e só um é que dispunha de carro próprio e por isso se enfiaram 7 almas num carro onde mal cabiam 4, com mantimentos para uma noite de farra.

Como os trocos não abundavam e a despesa tinha de ser distribuída, ao invés da típica cerveja, optamos por ir a uma Cooperativa comprar vinho que era bom mas muito barato; ora ninguém sabia ao certo onde era a tal Cooperativa…Fomos andando de carro devagar a olhar para todos os lados até que um de nós a viu à distância, no meio do mato e de caminho incógnito, o que não preocupou o condutor pois de imediato viu um atalho que na realidade era um caminho de cabras que fez um destes males à suspensão da viatura embora ninguém se preocupasse verdadeiramente com o assunto ante a perspectiva de vinho barato…Ora a meio caminho um de nós exclamou apontando em frente:

-Galinholas selvagens, são deliciosas assadas!!!

Ora o autor destas palavras era o cozinheiro de serviço e conhecido pelo seu bom gosto gastronómico, e essas palavras soaram a ouro no bolso de pedintes: de imediato e sem dizermos nada, saltámos do carro e desatámos a correr em direcção ao hipotético petisco, tendo certamente batido o recorde de 100 metros da especialidade (se é que ela existia) e já a deitarmos os bofes quase para fora estávamos quase a alcançarmos os galináceos quando estas desataram a voar…

-Pois, desculpem, esqueci-me que elas voam…

Exclamou o nosso cozinheiro de imediato fuzilado pelos nossos olhares cansados pela correria, de tal ordem que se fosse literal a expressão de que o olhar mata, teríamos ido ao enterro dele como réus condenados e não ao jantar…

Mas paciência, esquecemos este contratempo quando ele pagou parte generosa do vinho e rumámos à casa de campo, pois a noite começava a cair e era tempo da festa começar.

Apesar de algo desbragado, o jantar tinha regras pois tratava-se de uma espécie de concurso “enfarta-brutos”: era um jantar a pontos: cada copo de vinho valia 1 ponto, cada colher de arroz outro ponto e cada colher de feijoada 2 pontos, e cada copo de bebidas brancas (subtraídas “ilegalmente” à garrafeira do dono da casa) 4 pontos sendo que no final da noite ganhava quem tivesse acumulado mais pontos…

Desde o inicio que para mim a competição estava destinada a uma mera luta pelos últimos lugares, porque por norma comia pouco e ainda que bebesse uma certa quantidade apreciável, estavam em competição portentos da área, pelo que para mim, era mais uma questão de honra ir comendo e bebendo mais empurrado pelas insistências dos meus mestres, do que pela minha vontade…

E a coisa corria até normalmente, lareira acesa, que o frio ainda se fazia sentir apesar da proximidade da praia e da primavera, jantar findo, passámos para os cafés e para a mesa de bilhar, sempre de copo numa mão e caderno dos pontos noutra, noite sem sobressaltos até que cai na asneira de bem bebido dar uma opinião sobre a namorada de um dos meus amigos que todos sabiam de longo passado amoroso mas que por uma questão de respeito nunca o referiram ao próprio, até que me descuidei e apesar de adorar o casal a língua caiu nos caminhos erróneos da verdade e foi ver esse amigo meu, que era bem maior do que a minha pessoa, largar o taco de bilhar e dirigir-se a mim com intuitos nada católicos, pois o perdão era coisa comum entre nós mas não suportou o que eu disse…Foi o pandemónio com três a segurá-lo e dois a mim que não me ia dar por vencido na derrota de punhos adivinhada…A coisa passou quando me mandaram para o jardim refrescar as ideias e a língua enquanto o resto consolava o ofendido; como não sou tipo de ficar parado muito tempo e muito menos ébrio, descobri uma bicicleta com pneus furados e decidi contemplar as primeiras luzes da madrugada com uma voltinha…em contra-mão numa estrada supostamente vazia mas que se encheu com as luzes de um carro que me obrigaram a desviar para a berma, mato a dentro e a espalhar-me a comprido.

Por estranho que pareça foi este incidente que veio estabelecer a paz entre nós, pois cheguei à casa com um pneu torto e bem desarranjado e ante o espanto dos outros lá contei a minha aventura que resultou num rol de gargalhadas e o regresso à fraternidade momentaneamente perdida.

A competição aproximava-se do fim com o início da madrugada, mas ninguém desarmava a luta, embora os lugares já estivessem destinados, sendo então que perdi o meu antepenúltimo lugar – Meio enjoado fui a uma das casas de banho refrescar a cabeça com água, e enquanto o fazia a minha visão periférica detectou uma sanita e a vontade surgiu e se bem o senti e pensei, bem o fiz e despejei parte do acumulado naquela noite.

A fama de ingénuo que tinha ganhou proveito quando cheguei à sala onde estava o cozinheiro e meu padrinho de faculdade além de contabilista dos pontos e eu perguntei timidamente o que acontecia se eu “vertesse” os pontos…Ele que não era nada discreto de imediato começou a berrar “ – O Miguel perdeu, vomitou os pontos!!!” sendo que todos se riram e eu lá fiquei em último lugar e na memória da malta, de tal ordem que no ano de ir no carro da Queima da Fitas e quando me fizeram a caricatura, em lugar de destaque lá estava colado o papel dos pontos :

1ºLugar - Afonso – 120 pontos, 2º Lugar – Luís – 100 pontos 3º Lugar – Carrilho 80 pontos 4ºLugar Álvaro 75 pontos, 5º Lugar – Carlos 70 pontos – 6ºLugar Fernando 50 pontos e último Lugar – Miguel – Vomitou os pontos!!! Tal e qual e com pontos de exclamação e tudo…

O mínimo que posso dizer é que tal ainda constituiu motivo de conversa e de gozo cada vez que falo com alguns deles…

E a coisa amainou sendo que todos se deitaram dai a pouco, finda a competição, menos eu que fiquei destinado a arrumar a cozinha e os despojos da batalha gastronómica, o que fiz até à altura em que chegaram os donos da casa e ante o espanto de ver 3 andares cheios de garrafas vazias (não tivera tempo de desfazer as provas de tamanha noite…) me exclamaram que eram muitas garrafas bebidas para tão pouco tempo e tão pouca gente, ao que eu envergonhado só pude responder que também tínhamos comido muito, como se tal servisse para alguma coisa…Ou seja este pequeno diálogo entrou para a lenda da noite…

E parece que aquele ano estava destinado a grandes noitadas, pois um dos participantes fora nomeado pela Comissão da Queima das Fitas Delegado do Baile de Gala e do Chá dançante, os eventos mais caros da festa, o que resultou em entradas gratuitas para o grupo inteiro, bem como imensas sanhas de cerveja, o que, como podem imaginar tornou aquela Queima das Fitas a mais desbragada de todas que fizemos e tornou aquele ano de facto o nosso Ano dos Reis pois fomos tratados como Reis com acesso até à zona VIP onde circulavam os artistas políticos e outras pessoas célebres convidadas para as festividades…

Curiosamente e pelas voltas que a vida dá nunca mais nos juntámos assim, enquanto grupo mas também porque pequenas questões que a nossa ainda imatura existência tornou em grandes o grupo se dividiu para sempre, nunca mais pois nos voltámos a juntar enquanto grupo pois os nossos destinos se separaram em diferentes direcções.

A única e última ocasião em que estivemos todos juntos foi há mais de10 anos no casamento de um amigo comum, mas tanta coisa mudou desde ai…Todos trocámos de amores, alguns se casaram com os novos, e poucos tiveram filhos, todos continuaram com sucesso nas respectivas profissões.

Quanto a mim, uma genuína modéstia e uma boa dose de recato impedem-me de falar mais do que ache necessário, direi apenas de todas as jovens promessas do jantar eu fui aquela que menos vingou...

E os amores, os amores…O meu amor da altura do jantar, farta de uma atenção que não lhe dava, partiu para Inglaterra tirar o Mestrado, onde se apaixonou e acabou por casar, enquanto eu, ressentido pelo erro, erro de amor em amor em busca do final que me dê uma certa tranquilidade perdida quando era mais novo e inexperiente e que não soube aproveitar essa dádiva na altura.

Também nos caminhos do mundo de jovem promessa literária (era o escritor oficioso do grupo), e após várias tentativas frustradas em editoras em Portugal e no Brasil, publiquei um livro na Internet e tornei-me num escritor da Internet onde verto textos como estes em sites diversos, e também de agnóstico assumido, descobri Deus, embora seja um crente ligeiro e raramente vá às Igrejas, apenas as frequentando para ouvir musica coral que adoro e que torna a minha alma numa suave pena levada pelos céus até ao meu Deus que está algures dentro de mim, e que está algures em todo o lado…

Além do casamento do tal amigo, o mais perto desse jantar mítico é a minha festa de anos que já inclui Rainhas, mas que apenas consegue que 2 ou 3 do grupo original se junte ao meu novo grupo de amigos que aumenta a cada ano ou que diminui consoante as tempestades que gerem a socialização com que os Deuses decidiram temperar a minha forma de estar na vida, a minha existência.

Nesses jantares sinto-me bem pela rara ocasião de ter parte das pessoas que mais gosto à mesa, mas a cada ano sinto saudades do nosso último jantar, em que por uma noite os nossos diferentes reinos se uniram num só e tivemos de facto

O Jantar dos Reis, o último Jantar dos Imortais

Imortais ***- Termo pelo qual designo os meus melhores amigos

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 27/09/2009
Reeditado em 31/07/2014
Código do texto: T1834398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.