Muy amiga!

A minha vizinha Adelaide, vinha todas as tardes tomar um café em minha casa.Falavamos dos filhos, da escola , do passado, e nesse assunto não podia faltar Maria Rita, sua melhor amiga.

Adelaide falava dela com um endeusamento fora do comum.Contava que estudaram juntas desde a pré- escola no Liceu Carvalho Pinto, que estiveram juntas até terminarem o colegial ,que se formaram no mesmo dia e que eram unha e carne!.

Não havia tarde que o assunto do café não trazia Maria Rita !Falava das brincadeiras que faziam juntas no pátio da escola, e que depois de crescidas namoravam rapazes amigos, que saiam juntas, que uma vivia na casa da outra, enfim eram inseparáveis.

Lamentava o fato de Maria Rita após o casamento ter ido morar na Inglaterra, pois seu marido havia sido transferido para trabalhar na embaixada brasileira naquele país.

No começo trocaram alguns telefonemas , mas passaram-se os anos e perderam-se os telefones e a comunicação entre elas acabou.

Adelaide só tinha noticia de sua idolatrada amiga através de uma prima desta .Sabia que Maria Rita estava muito bem, rica até, pois havia aberto uma fábrica de roupas e que fazia muito sucesso em Londres.

Mesmo quando meu marido e o dela combinavam uma partida de cartas entre nós, os dois casais, sempre sobrava uma brecha para Adelaide falar da amiga.O marido dela até já estava arranjando um jeito de irem para Inglaterra para que as amigas se encontrassem.

Um dia, Adelaide chegou em minha casa ofegante, com os lindos olhos verdes esbugalhados, louca para me contar a novidade.

__Adivinha?Sabe quem chega no próximo sábado?

__Julio Iglesias, palpitei, pois sabia que Adelaide era vidrada por ele.

__Ma-ri-a Ri-ta, soletrou ela como se estivesse pronunciando um nome sagrado.

Fiquei contente! Finalmente iríamos conhecer a maravilhosa amiga de minha vizinha.Pensei no quanto ela deveria estar contente com a possibilidade de rever a amiga dez anos depois!

__Você vai comigo ao aeroporto? A prima dela disse que o vôo chega as 19,30 hs .

__Claro! Não vou perder esse encontro por nada neste mundo!

Começaram os preparativos para o encontro, parecia que Adelaide ia se casar novamente, já tinha hora marcada na cabeleireira, manicura, massagem, roupa nova,tudo para fazer bonito na frente da amiga.

Chegou o sábado,Adelaide toda aparamentada num lindo vestido azul e eu no meu basiquinho tubinho preto, fomos com uma hora de antecedência esperar o desembarque.Alguns parentes de Maria Rita foram chegando para recepcioná-la também, inclusive a tal prima que havia avisado da sua chegada.

Começaram aparecer os primeiros passageiros do vôo vindo de Londres, e pessoas foram reconhecendo os entes queridos e foram se abraçando, cumprimentando-se,

apresentando novos familiares, e Adelaide parecia uma girafa esticando o pescoço para ver se reconhecia a amiga entre eles.

Quase todos já tinham desembarcado, quando uma mulher alta, magra, toda perua ,exibindo uma roupa country , umas botas até os joelhos e um chapéu de tipo Indiana Jones , começou a atravessar a porta de vidro do desembarque.

Era ela , Maria Rita!Os familiares aproximaram-se e foram recepcioná-la.Abraço pra cá, pra lá, palavras de boas vindas, etecetera e tal, até que Adelaide Ficou frente à frente com Maria Rita.Olharam-se , na expressão de Adelaide uma felicidade sem fim, na expressão de Maria Rita uma interrogação, tipo quem é você?

Adelaide disse:

__Maria Rita , não se lembra de mim?

A amiga olhou, mediu, olhou, e disse :

__Não! Não lembro!

Adelaide abriu mais o sorriso, como se quisesse ser reconhecida pelos dentes , e disse:

__Do Liceu, estudamos juntas, lembra ? Sou Adelaide!

Maria Rita abriu os olhos como se tivesse aberto um arquivo na memória e disse em voz bem sonora!

___Nossa! Como você está gorda! Engordou! Nem te reconheci!

Adelaide deu um passo para traz e fechou o sorriso, quase trincando os dentes e com humildade falou:

___Desculpe! Acho que me enganei! A Maria Rita que conheci jamais me receberia assim, foi um engano.E virou as costas para sair do meio do povo que olhava a cena sem saber como se comportar.

Eu me postei diante de Maria Rita e disse:

___E de mim , você lembra?

Já muito sem graça ela responde:

___Não, você também é minha amiga?

Subi bastante no salto e respondi:

___Deus me livre, você acha que eu ia ser amiga de uma brega que desce do avião parecendo que vai para um rodeio?Vê se te enxerga perua ridícula!

E sai atrás de Adelaide!

Depois disso nunca mais tocamos no nome de Maria Rita nos nossos papos de cafezinho!

A minha amiga Adelaide continua sendo uma gordinha linda!