O DIA DE FINADOS

                                         So' quem nasceu, cresceu e viveu a vida toda em uma fazenda, sitio ou mesmo em cidades pequenas do interior deste Brasil Varonil, pode avaliar o que sao as crendices, as lendas, as estorias , os casos e ''causos'' deste e do ''outro mundo

                                         "". Minhas filhas foram criadas em ''cidade grande'', e meus netos tambem estao sendo, e vejo a diferenca quando conto casos e causos deste e do outro mundo..nunca elas tiveram o mesmo medo que tive e muito menos os netos...tambem com a tv e os filmes que assistem!!! , parecem que nossos causos de outro mundo e' refresco, xarope, e vai ver e' mesmo.

                                        Dos casos deste mundo nunca tive '' muito medo nao "" mas em compensacao os do ''outro mundo"", meu amigo, sempre fui ''cagao'' e ""medrosao"" como meus primos e primas diziam e faziam suas chacotas e zombarias em cima de mim, mas alguns deles,principalmente os menores, falavam que nao mas nao tinham coragem de enfretar "" noite escura que nem breu ""nao!!! 

                                         Ue'!!! agora que escrevi...""escura que nem breu"" e' que me dei por conta!!! Breu nao 'e da cor amarela? entao por que falamos: - escura que nem breu?

                                        Tive um tio que foi presenca marcante na minha vida , tio Joao de Castro, que todo mundo chamava de tio Pereira, jogou futebol na mocidade, colocaram niguem sabe porque esta apelido nele, pegou , ficou ,e no livro de condolencias do velorio estava escrito "" Joao Pereira"" que Castro ninguem iria saber quem era..foi Pereira ate' morrer.

                                         Ficar na casa dele, la' no bairro do Encantado,era meu premio, era meu tudo na vida..

                                         Era ele, minha tia Nana', um primo e 2 primas e depois adotou um menino ja' com seus 11 anos.
 
                                         Uma das primas era 7 anos mais velha que eu, o primo 5 anos e outra prima 2 anos mais nova.

                                         Me recordo de muitas coisas mas as melhores lembrancas sao dos 10 anos em diante. 

                                         Portanto eu 10..uma 17 .um 15, outra 8 e o de 11...que time nao? 

                                         Hoje a coisa seria outra,mas as diferencas de idades , naquela epoca , nao apareciam tanto e brincavamos todos juntos.

                                         Meus tios eram brincalhoes, sarristas, adoravam nos assustar, amedrontar.
 
                                         A casa vivia lotada de gente, amigos, violerios e cantadores, criancas amigas. 

                                        No verao, 'a noite, sentava-se na varanda, jardim e ''da-lhes'' casos e causos...grilos, vagalumes, cantoria de sapos e musica e mais casos e causos 

                                       Enquanto os casos e causos eram sobre tudo e sobre todos a criancada nao se interessava, mas era so' comecar os causos de assombracoes, lobisomens, saci, mula sem cabeca, currupira, cuca...pronto , criancada se achegando , se amoitando e oh!!! so' na escuta...prestando uma atencao que so' vendo!!! morrendo de medo, ia ate' mijar na cama, mas ficava ali, e eu era um deles, acho ate' que era o primeiro a ir me encostando.

                                        Um dos causos do outro mundo que me apavorava, me amedrontava mais que todos os outros era sobre a procissao das almas no dia de finados...uiiiii!! ate' agora, credo, sinto arrepios so' de lembrar meu tio contanto....:-

                                         E la' vinha ele com mais um causo..:-

                                        Com o dia de todos e santos e o de finados nao se pode nem pensar em brincar nao!!! 

                                        Dia de todos os santos entao!!! neste dia devemos orar, rezar bastante, procurar nao trabalhar, ficar dentro de casa orando, tendo bons pensamentos, 'e o dia sagrado dos santos, e das almas santas e benditas que vao virar santos logo logo..e quando chega a noite devemos nos recolher cedo, orar bastante e ir dormir logo e nao sair da cama mais nao, nem ficar tentado de ir espiar a procissao das almas que meia noite em ponto vai passando pelas ruas, carregando cada uma uma vela branca, bem grande que dura acessa ate' o raiar do dia...

                                        Mas por que seu Pereira tem esta procissao?

                                        Ahh!! sao as almas santas e benditas que vao passando pelas ruas e chamando as almas ''penadas'', aquelas que ainda nao aceitaram que estao mortas e ficam atormentando os vivos pelas casa, em todos os lugares.
 
                                        Elas chamam, algumas atendem e vao embora junto, outras nao!! querem ficar e ficam e ..

                                        OLHA UMA AI AGORA MESMO!!! assobiou e bateu o pe',tudo junto, pra que!!!!

                                         AIIIIIIII AIIIIIII plof brum tum dum dum....a criancada estava tao interessada, que quando ele gritou.... """olha uma ai agora mesmo!!"" foi so' correria, gritaria, encontros e empurroes...hahahahah...

                                         Eu fui o primeiro a correr e cair em cima de nem sei quem..so sei que corri..levei um baita susto que anos depois ainda riam de mim..nem quis saber..corri mesmo e corro at'e hoje se duvidar...todo mundo foi voltando e...continua seu Pereira, conta ate' o final....

                                         Entao, as almas santas nao conseguem levar todas e porisso todo ano voltam, voltam para tentar levarem todas, mas sempre algumas ficam para tras e se voce for ''xereta metido, colherinha "" , curioso entao!!! vai se dar mal.

                                         Por que seu Pereira?

                                         Meu amigo Bastiao, meu compadre, que morava la' na baixada no Neco, hoje nem tem mais este nome , agora 'e Vila Imperial!!, tinha abusado no dia de todos os santos, trabalhou o dia todo, nao precisava mas era debochado , bebeu umas a mais, ficou mamadao, brigou no bar do Neco, levou uns tabefes e o Chico Canavia' um tranqueira amigo dele foi levando ele embora pra casa,e isto ja' era ai pelas 10 horas da noite, e la' foi ele, balancando que nem balangandan de orelha de moca bonita , garrafa embaixo do braco, tomando mais ainda e encostou no barranco e oh!!! roncava que dava gosto e o Canavia' que tambem tava mais pra la' do que praca', ali do lado conversando, tagarelando que so' vendo
                                        Com quem tio?

                                        Com umas pessoas paradas ali esperando a procissao chegar

                                         Eram curiosos entao tio? queriam ver?

                                         Ele achava que era at'e que ele viu a procissao vindo, la' longe, viu as luzes das velas e aquelas pessoas se levantando e indo pro meio da rua, da estrada e ele entendeu que eram almas danadas ,e apavorado chamava:-

                                        Bastiao? Bastiao? acorda peste!!! os coisa ruim vem chegando, vao levar nois tambem!! 

                                        E nada do Bastiao acordar, sacudiu ,nada, levantou, colocou uma mao do Bastiao no seu ombro e segurou a outra e foi saindo rapido ligeiro dali, carregando, arrastando o cumpadre Bastiao, mas nao deu tempo...a procissao 'e rapida, anda depressa, tem pressa, nao tem muito tempo nao, e' so' da meia noite ate o primeiro raio de sol aparecer, dai some e so' no outro ano.

                                        As almas santas ja' foram recolhendo aquelas que queriam ir, e as que nao queriam elas arrastavam pelos bracos, jogavam no meio da procissam, elas fugiam, elas catavam de novo, pelos bracos , pernas, por onde desse, e iam levando quizessem ou nao!! 

                                        Canavia' ainda tentou escapar, largou Bastiao no chao e correu mas foi arrastado, jogado no chao e a procissao passou por cima dele, ele gritando feito louco e a procissao passando que nem um rio de almas, recolhendo tudo. 

                                        Bastiao tentou voltar ao mundo dos vivos, ja' que estava mais pra la do que praca', levantou, a procissao derrubou de novo, arrastou e ele nem viu nada e nem soube de nada..

                                        So' ficou sabendo no dia seguinte, com o sol ja' bem alto. 

                                        Algumas pessoas que passavam por ali para ir ao cemiterio, que ficava perto dali, viram aqueles dois caidos na rua de terra..de boca aberta, olho arregalado olhando pro nada e se apavoravam com o que viam...se benziam e corriam que nem o outro corre da cruz...e os dois estavam longe , bem longe do lugar que foram arrastados...cruz credo!!!

                                        Dona Zefa mulher do meu cumpadre, e dona Ceicao mulher do Canavia' foram chamadas e foram la', mas nao tiveram coragem de chegarem perto nao e nem tirar aquelas coisas que tinham na mao...chamaram o cura, o padre ...ele veio, se benzeu, jogou agua benta, terra de cemiterio em cima dos dois e com muita reza e com a ponta dos pes foi tirando aquelas coisas que os dois tinham na mao..e depois com um pedaco de pau foi empurrando bem pra longe dos dois...

                                        A cumadre e dona Ceicao ja' foram descendo a lenha nos dois cachaceiros e eles oh! lepidos e ligeiro de pe' e pronto pra outra.. pra outra que nada pessoal!!! quando viram o que tinham carregado na mao a noite inteira, se enjoelharam e o padre benzeu os dois ali mesmo e depois desta viraram ate' coroinha da igreja, mas que borraram as calcas , ahh!! isto la' borraram!!!

                                        Mas seu Pereira, o sr nao contou o que eles tinham carregado na mao a noite inteira . O que era?

                                        E a criancada nem piscava de interesse, curiosos!!! e'...mas a curiosidade mata o gato, espera so'!!!!

                                        Ahh! era um pedaco de osso de defunto, aquele pedaco grande da perna, a canela, sabe qual e' nao? branquinha, parece uma vela...quando as almas santas carregam a vela e se voce for curioso e quiser ver, uma delas vem e te da' a vela, na hora que a pessoa toca vira osso de defunto e fedendo carne podre e voce nao consegue tirar mais esse cheiro da mao nao!!! 

                                        E' IGUAL A ESTA AQUI, OHHH!!! e zap atirou uma coisa branca no chao, rolica que nem a canela do defunto. 

                                        Ahhhh!! pra que!!! foi so' perna pra que te quero...eu corri tanto que meus pes batiam na bunda, minha prima de 8 anos gritou tanto que quem assustou foi minha tia, os outros oh! nem vi onde foram parar...e os adultos rindo que so' vendo, marvados, isto e' coisa que se faca com as criancas?

                                       Zezito volta Zezito...que volta nada, me escondi de medo, foram me buscar, a criancada voltou, menos a de 8 anos, minha tia levou dormir...

                                        Levanta a mao quem nao se assustou?

                                        Ninguem levantou

                                        Levanta a mao quem ta' com medo?

                                        Todo mundo levantou

                                         Entao vamos dormir que e' melhor...e fomos..mas quem diz de dormir!!!

                                         Vava'? posso dormir junto com voce?

                                         Nao Zezito....Lelo, Nezita e Verinha ja' tao aqui..ta muito apertado....nao vem nao...

                                         Deixa va"!!! eu to cagando de medo da procissao

                                         Como tu 'e burro mesmo..ainda tamos na pascoa..a procissao so vem no finados, burro..

                                         To com medo, deixa ir dormir ai...se nao vou la acordar a tia e vou dormir la...deixa Vava', por favor....deixou

                                          Fui me enfiando no meio, nem sei de que jeito, todo mundo se abracando forte, um calor, um suador, eu tinha tanto medo que dava ate' vontade de chorar, mas nao chorei nao..dormi..

                                          No cafe de manha minha tia mostrou o pedaco de pau que meu tio tinha pintado de branco e quando contava este causo rolava para assustar as pessoas...danado, sem vergonha!!!

                                          Cresci, casei, tive filhos, mas nunca deixei ninguem e nem eu mesmo, assusta-los assim, credo, foi terrivel isto, carreguei pro resto da vida o medo da procissao do dia de finados...nunca,mas, nunca mesmo esqueci e guardava direito o dia de todos os santos e a meia noite, nossa!!!! cobria tanto a cabeca que puxava as cobertas e os pes ficavam de fora...e ai me lembrei de outra coisa...

                                          Menino cobre os pes para dormir senao uma alma penada puxa seus pes'...nossa!!! encolhia na hora e cobria..e ate' hoje nao durmo com os pes descobertos, nao durmo mesmo, sou cagao e medrosao, tenho medo de almas penadas, se tenho, e muito.... E era assim que os antigos conseguiam obediencia aos feriados religiosos e para nao congelar os pes nos dias de inverno brabo, inventavam coisas.....ainda bem , assim agora, temos coisas para contar..mas que sou medroso sou, admito.

                                   ******************************************

ps: nao sei porque gosto de colocar ps. nos meus arremedos de contos, e o de agora vai: ai que saudades que tenho do ""medo de sentir medo"" , sei que agora nao acredito em mais nada e o tempo da credulidade ja' passou, que pena!!! era tao bom acreditar, ser credulo, estar ainda em formacao, porque assim eu ainda acreditava no ser humano,nos dias de hoje e na minha idade, 65, demoro muito para ''acreditar'' e isto nao e' bom, significa que perdi algo no meio do caminho,e nem sei direito o que e'.

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 21/08/2009
Reeditado em 23/01/2010
Código do texto: T1765899