A ÂNSIA DE PUXAR O SACO ( Celismando Sodré Farias - Mandinho)
A ÂNSIA DE PUXAR O SACO
( Celismando Sodré Farias - Mandinho)
Algumas pessoas nascem para bajular os que tem poder; é uma necessidade tão grande, que pode ser diagnosticada como uma doença de personalidade e uma fraqueza de espírito. Sujeito que sofre desse mal, só se contenta quando procura agradar o seu senhor, seu herói, ídolo ou seja lá o que for, de todas as formas, inclusive, das maneiras mais ridículas possíveis. Ás vezes a necessidade é tão grande que chega a trocar os pés pelas mãos fazendo besteiras que desagradam o próprio chefe. Poderíamos chamar tal comportamento de complexo de vassalagem, vassalo, era o serviçal do senhor feudal em outros tempos. Se o chefe quiser que o bajulador, que sofre dessa doença, se faça de tapete, ele faz para ser pisado com muito orgulho.
Dr: Aurelino Alves, foi prefeito por duas vezes em Barra do Mendes; era muito respeitado e exercia o poder de mando com autoridade. Otacílio Açougueiro, era um admirador profundo e um fiel seguidor eleitoral do Dr. Aurelino. Quando tomava umas pingas a mais, aí ninguém agüentava o abuso do Açougueiro. Tecia loas ao prefeito, vivia a gritar seu nome pelas ruas, foi numa destas ocasiões que ele chegou ao cúmulo de gritar no meio da praça, cheio da cachaça: " em Barra do Mendes só tem três homens: Eu, Dr Aurelino e o meu cachorro “malhado”.
A Procissão ia passando pelas ruas de Barra do Mendes em louvor a Nossa Senhora da Conceição, como disse Gilberto Gil em sua música: “olha lá vai passando a procissão, se arrastando que nem cobra pelo chão, as pessoas que nela vão passando, acreditam nas coisas lá do céu, as mulheres cantando tiram o verso, os homens escutando tiram o chapéu”, era a fiel discrição do que se via. E a procissão chegou na praça principal numa festa religiosa muito bonita e organizada. As beatas mais fervorosas gritavam com toda ênfase: “Viva Nossa Senhora da Conceição !!” e todos respondiam: “Viva!!” E a procissão caminhava mais um pouco, novamente outro grito: “Viva Nossa Senhora da Conceição !!” e todos respondiam respeitosamente: “Viva!!”
Acontece que, o velho Otacílio também estava acompanhando a procissão, dizem que já tinha tomado umas a mais e assim ele ficava mais “puxa-saco” do que o normal. Ele ouvindo todos aquele gritos de homenagem a santa, padroeira da cidade. Não sei se foi porque ele viu o Dr: Aurelino acompanhando e assistindo a procissão, ou se foi para agradar a família do prefeito, só sei que ao passar em um determinado local, depois que as beatas haviam repetido, “viva Nossa Senhora da Conceição!!”, veio aquela necessidade de agradar o chefe, o ídolo, de demonstrar para todos que ele estava ali e que era fiel, ele abriu o peito e gritou sozinho e na maior altura, para o espanto geral e para o constrangimento do padre: “Viva Dr: Aurelino Alves Barreto, nosso prefeitão!!” como ninguém respondeu, em respeito ao cerimonial religioso, ele mesmo completou: “ Viva!!”. Como é comum ao bajulador, às vezes sua ânsia em agradar é tamanha que expõe ao ridículo o próprio bajulado. mas, se ele não tivesse feito aquilo, talvez não teria dormido de noite.