O HOMEM DAS PANELAS
Cinco e meia de uma nova manhã e lá estou, mais um dia à espera do ônibus de sempre .
As mesmas pessoas , o mesmo motorista , o mesmo rapaz cobrador dos bilhetes e também o nosso despertador quando dormimos e não saltamos no ponto costumeiro . É um carro de viagem , gasto pelo uso, mas confortável para um percurso de quase duas horas.
Cansativo esse ir e vir ! Acabamos por nos conhecer nesta viagem diária.A moça do banco, a professora, a outra, funcionária da prefeitura, uma corretora de seguros, o rapaz, alto e de olhos azuis,trabalha com informática e é com ele que converso e damos risada, dizendo que um dia sairá um livro tanta coisa acontece nesse trajeto. E , entre nós, quase todos os dias , está o homem das panelas...
Este ônibus, é o que aqui chamamos " cata osso ", isto porque vai parando em qualquer lugar para apanhar ou descer passageiros, e entre esses lugares, há também as rodoviárias das cidades por onde ele vai entrando até chegar ao destino .E é numa destas paradas que ele nos espera...
É um senhor de meia idade, baixinho está sempre de roupa clara e chapéu de palha.
Usa óculos de lentes grossas e tem a pele queimada de sol .Inseparável , é o grande saco cheio de panelas que ele carrega.Já com o bilhete na mão , ele mesmo abre o bagageiro do veículo e lá coloca seu material.
Curiosamente, já temos "lugares marcados" e, ele , ao embarcar, coloca seu chapéu no assento predileto e se dirige ao banheiro do coletivo...
Aí , meus amigos, o soninho que já estava quase no ponto de roncar, se vai e dá lugar a um festival de " abrir as janelas" e murmúrios de indignação ...
Começamos a nos perguntar, tem que ser ali ? Porque não usa o sanitário da rodoviária? Se fosse de vez em quando , mas todos os dias ? Muita coincidência ...
Alguém , em algum lugar , teve pena de nós,e, através da empresa de ônibus,foi pedido a ele que não mais usasse o banheiro do coletivo , a não ser em casos de extrema necessidade.
O senhor das panelas, simpático (ou sarcástico?), sempre com um sorriso no rosto a nos desejar bom dia, também estava tratando de seu ganha pão, mas que nos permitisse prolongar nosso cochilo sem tão inconveniente interrupção ...