Caos Center

Caos Center

No ano de 2007 eu estava muito apertado, sabe né...sem dinheiro. Não tinha dinheiro pra nada....e precisava me sustentar. Eu morava sozinho. Eu tava sobrevivendo somente de uma bolsa do mestrado...aí, pensei: “rapaz, eu tenho que dá um jeito na minha vida; tô nem aí não!; o que aparecer de emprego eu vou pegar, pensei!”, aí matutei: “já sei, vou trabalhar num Caos Center!”...beleza...fui lá para a empresa; levei meu currículo, entreguei. No dia, eu tava parecendo uma tábua podre; molinho...molinho...todo sem graça...mas, aí, beleza...entreguei...com muito custo consegui. É porque pra mim era muito difícil, eu tinha outros planos na minha vida. Mas, deixa isso pra lá!

No dia eu até perguntei pra moça se tinha chance deles me chamarem...ela não prometeu nada, só disse que ao longo do ano era fácil a empresa selecionar novos currículos...aí, saí pensando: “não vai dá certo isso nada!”.

Aí, um dia eu tô andando, derrepente o celular toca, adivinha quem era?...era o pessoal da empresa, me ligando...achei bom! Só que a vida é assim, quando você tá com fome não aparece nada na sua frente pra comer, aí, quando aparece a comida vem logo dois pratos de uma vez, e você tem que escolher qual vai querer; sempre é assim! Com mulher é do mesmo jeito, você fica um tempão sem mulher, derrepente, quando aparece, vem logo duas; se antes você sofria por não ter, agora por ter demais. É a fórmula da vida!

Aí, nesse dia, advinha, eu não podia trabalhar no call center, infelizmente. Eu até queria mesmo, pra mim ia ser uma experiência nova. Só que eu tinha acabado de consegui um contrato com uma faculdade para ministrar aulas durante 2 meses. Não teve outra. Fui pra Faculdade, né?!

Beleza...mas eu não desisti não... aliás, eles não desistiram...depois de uns 2 meses, eles me ligaram de novo, falaram que ia ter um treinamento, perguntaram se eu queria ir, perguntaram: “então, Alex, você compareça aqui amanhã às 6:00 hs da manhã, que é o horário do seu treinamento”. Rapaz...eu na hora nem me atinei...falei: “beleza, amanhã cedo ou tô lá”. Quando eu desliguei o telefone é que fui raciocinar, fiquei pensando: “que diabo que esse pessoal faz tão cedo assim, quase de madrugada...?!!”. No outro dia quando eu acordei, achava até que era pegadinha, esse horário nojento!...mas, beleza, acordei... me arrumei...parecia que eu não tinha dormido ainda, tava tudo escuro...pensei: “tem que ralar né fi..., tá pensando o quê?!, quem mandou você pensar que só estudo leva alguém pra frente?!”, aí, beleza, eu fui...eu confesso, eu imaginei que eu ia chegar na sala do tal do treinamento, e não ia ter ninguém..porque eu pensei, né, quem diabo é que vai acordar lá pelas 5:00 hs pra vir trabalhar?!. Eu quero é call center, não é ser pedreiro não!. Pedreiro, é que nem coruja, vocês já perceberam....eles acordam, eu acho que é lá pelas 3:00 h da manhã...rapaz, quando você ver uma obra grande, pode ver, os formiga chega é de madrugada...mas, beleza...quando eu cheguei na sala....já tava uma fila quilométrica!...eu pensei... “e ainda ficam falando que Jesus é que morreu na cruz pela gente”... rapaz...aquele povo ali todinho, já tinha acordado, já tava de pé, antes mesmo da polícia, e a gente às vezes não vê o tanto que tem gente que rala nessa vida...mas, beleza...eu achei bom...me senti orgulhoso... “eu tô no meio também!!!!, ê beleza!!”. Tava com sono ainda, inclusive, eu só terminei o meu último sonho na empresa; eu peguei o ônibus foi ainda sonhando, de tanto que eu tava pensando que eu estava dormindo...rapaz...acordar muito cedo não é bom não!...eu não gosto não!..mas, beleza...

Ai, foi o treinamento...eu achei bom...pessoas novas que eu ia conhecer...legal...o treinamento parecia mais que a gente tava no colégio...“voltei ao ensino médio”, pensei....e foi explicação, com explicação, com explicação...era um monte de coisa... no treinamento mesmo, eu já deveria ter pensado: “rapaz, se todo mundo dessa empresa aprende isso, então eu acho que eu sou burro mesmo!!!”. Eu ficava quieto no meu canto....eu ficava só matutando: “acho que ninguém entende esses negócios aí...mas eu acho que a gente tem que fingir!!!”, só pode...eu pensava, né!...na hora que a professora perguntava, entenderam? “aí, todo mundo, respondia entendemos sim!!!”. Eu era um dos primeiros a falar: “entendemos sim!!!!”. Dava um grito lá atrás....entendemos!...depois eu olhava assim para o computador: “tô enrolado...nem comecei a trabalhar e já vou ser demitido...e, pior, por burrice!!!”. Eu, pensava, rapaz, o que diabo que aconteceu comigo....será que eu fiquei trancado num congelador durante uns 5 anos...?! que foi o período que eu estive na faculdade....aquele treinamento, era tudo uma novidade pra mim....entrava algumas coisas na minha cabeça...mas, tinha muitas coisas, uns negócios de mexer no programa deles, que eu não entendia não!....e o pessoal do meu lado, tudo sabia fazer as coisas certinhas...nessas horas, você pensa, “eita, tô velho mesmo!!!”. Mas, beleza, como o ser humano é assim: segura o medo até a hora que a casa desaba, eu fiquei lá naquele barco, que já tinha afundado... e fiquei com medo é de eu morrer sozinho porque não sabia nadar!...enquanto os outros sabiam!!!. Mas, beleza, terminou o treinamento, todo mundo passou, achei legal! Eu também...sou burro mas nem tanto...

Aí fomos pra empresa...foi uma festa nesse dia, aquele mundaréu de gente; uns se achando mais que os outros. Eu ficava só pensando: “ainda bem que eu tô lascado porque sou burro, mas não porque sou pobre”...ficava pensando: “eu não vou viver a vida inteira com um salário assim...?!”. Mas, beleza tinha muita gente interessante lá também...lá tinha vários tipos de gente: tinha mulher mimada...menino falão... menino débil mental....mulher gostosa....menina meiga...supervisor maldito....chefe que não aparecia...segurança gente boa...fofoqueiro e fofoqueira... tinha todo tipo de gente que vocês imaginam...era engraçado trabalhar lá...

Mas, aí beleza...no meu primeiro dia de trabalho....se eu tivesse um revólver eu tinha dado um tiro num nojento que ligou...ele falou que era de Goiânia mesmo...falou que era do exército...ele disse que a empresa, não tinha dado os bônus dele...não sei mais quê, e, lá, lá, lá...lá, lá, lá....falou... falou...e falou... falou nada!!!, que aquilo não é fala...ele tava era brigando comigo...depois que atendi essa ligação, eu só olhei para o lado e pensei: “rapaz...isso é assim mesmo?!...o pessoal liga aqui pra brigar com a gente?!..”, mas beleza...fiquei uma pilha na hora...fiquei até pensando: “como vai ser a outra ligação”. Fiquei até com medo de falar meu nome, de dizer tipo “alô”, porque vai que eu falo, e vem outro ventania de xingamento!...fiquei doidinho!....lá tinha um negócio de desconectar o cliente, eu particularmente não gostava de fazer isso não; fiz umas 5 vezes no máximo e olha que trabalhei lá um ano...nesse ponto eu achei bom...mas, deixa isso pra lá...

Pois bem..aí, eu fiquei nessa uns dez dias. Pra começar, lá foi a primeira empresa que eu vi que era possível “gasear”. Porque lá em São Luís a gente gaseava era aula, sabe, matar aula....eu nunca tinha visto uma pessoa matar serviço dentro da empresa não!...rapaz...se eu quisesse ser moleque, menino.. isso, seria na primeira semana todinha!...tinha muito funcionário e não tinha lugar pra trabalhar...eu não gostei disso não...mas, beleza....achei bom, tá lá, metido com aquele tanto de gente!...o salário tava garantido no final do mês, ficava só pensando: “vai aliviar minha barra”.

Aí, nessa, chega uma ligação pra mim: me interfonaram, isso lá pelo quinto dia de trabalho: “fulano você teve um desempenho muito bom e foi selecionado para ir para outro setor, o setor de fatura”. Eu pensei, rapaz que elogio bom...olhei, assim para o lado....pra disfarçar....eu torci!...ê, beleza!... “tá vendo, vai dá certo!”...fiquei pensando: “rapaz...já fui elogiado aqui...eu sou um bom funcionário.!..”. Aí, depois eu pensava: “mas, não sei fazer nada, como é que eles me elogiaram?”. “Ah, derrepente eles gostaram do jeito que eu falo, pensei...”. Eu achei e fiquei contente!. Me sentindo o rei dos reis....depois de uns 5 dias é que eu descobri que eles falaram aquilo para uns 200 na empresa...fiquei, “ê pessoal falso!!!...bando de nojento!!!”.

Mas, beleza, fui transferido para outro treinamento, para poder ir para outro setor...ficamos mais 15 dias aprendendo coisas novas...só com brincadeirinha na sala, na verdade...parecia um jardim de infância!...eu ficava só conversando com o santo: “olha seu benedito, eu tô aqui pra trabalhar, eles querem que a gente brinque...eu vou brincar, né?!”.

Aí, beleza, nós aprendemos a mexer com faturas. Beleza...fomos trabalhar...eu não preciso dizer de novo que eu não entendi nada!, né!...se antes eu achava difícil, perto do que eu tive que aprender com esse negócio de fatura...rapaz...aí é que minha cabeça ficou atrapalhada mesmo!...era muito confuso!...eu não entendia direito não!...beleza...lá vai eu para empresa, para o novo setor...de novo...entramos, aquele mundaréu de gente..eu fiquei só pensando... “quando cair uma ligação pra mim aqui...eu é que vou cair aqui no chão, de desespero”. E ficava pensando: “rapaz, eu não tô preparado para isso não!”. ...nessas horas tinha que ter uma enfermeira com o soro por perto da gente...porque eu vou te falar...menino!!!....eu tava pra desmaiar de nervosismo!...o trabalho era muito difícil....beleza...nos primeiros 3 dias, foi bom, porque tinha uns ajudantes que faziam tudo pra gente...eu não entendia nada!...mas resolvia o problema, o importante era isso...era passar aquela ligação pra frente..terminar aquilo e poder dizer.... “ai, saí desse sufoco!”. Lá era que nem AA, “mais um dia sem beber”, só que era diferente: “mais um dia sem sofrer!”. Quando você terminava seu dia, se eu fosse religioso frequentador iria na hora rezar um terço: “ah...obrigado meu senhor...porque consegui vencer essa batalha!”. Aquilo era uma batalha...rapaz...eles tinham que pagar um salário pelo serviço e mais três pelo sofrimento!...pelo amor de Deus!!!

Mas, deixa eu continuar pra terminar logo essa prosa. Aí, chega um dia...era o quarto dia...eu não consegui ficar perto dos meus amigos...fiquei lá no fundo...sozinho...menino!!! parecia que eu tava numa estrada à noite, sozinho e Deus...fiquei pensando: “ah, meu pai do céu!!!, hoje, vou sofrer!”...não tinha jeito de eu ficar perto deles, porque tava tudo cheio, e não podia ficar sem entrar no sistema, porque eu tinha que trabalhar....e, naquele aperreio todo, tive que entrar logo na máquina...rapaz!...aí lá vem as ligações...nesse dia, eu não sei o que aconteceu...porque as primeiras ligações, não sei o que era pra fazer direito, mas consegui me safar legal....mas, derrepente....eita cacetada, quando lembro disso!!! lá vem... “prim...”, aquele 'somzinho' de ligação caindo pra gente...era um sr do Rio Grande do Sul, ele falou: “meu amigo, eu tenho um plano X, consumi somente 25 minutos de minha franquia e cobraram ligações a mais. Por que eu tenho que pagar a mais por isso?. Essa fatura está errada!...você pode me explicar isso?”...quando ele terminou a frase, eu acho que eu deveria ter fingindo que desmaiei na hora!...eu tinha que ter feito isso!...chamado a ambulância pra me acudir!, mas não o besta aqui ficou lá. Aí, eu respirei um pouquinho...e falei pra ele, “só um momento por favor que vou resolver”. E apertei a tecla mudo.... menino!, nessa hora, pensa num homem desesperado?!..olhava pro lado, não tinha ninguém..meus amigos lá na frente!...quem estava perto de mim não falava comigo direito...todo mundo ocupado...e eu lá, burro, lerdo e sofrendo muito....muito!!! o coração não parava quieto dentro da camisa...aquilo era coisa de doido!...pensei, depois deu uns 30 minutos: “vou ligar para meu supervisor”. Esse supervisor era muito arrogante...quando eu ligava pra ele, era somente em último caso...pensei: “lá vai, a chapeuzinho vai ser comida pelo lobo mau!” e ficava pensando: “é melhor ser comido pelo lobo mau e resolver o problema desse outro que tá aqui no telefone, do que depois reclamarem de mim. Eu ficava com medo, pensando: “e se eles estiverem ouvindo essa ligação?!”. Eu tava num desespero só....lá tinha um ar condicionado, mas não adiantou nada...suei mais que corredor de maratona, pensa num homem frouxo!!!...aí, beleza, o meu supervisor falou assim: “é simples, você subtrai os minutos da franquia principal, anota, ver quanto ele gastou em excesso, soma, tira o valor do plano dele, abate o valor do minuto de cada ligação que foi feita fora do plano e reajusta sua fatura”. Aí, eu falei: “ah, entendi!!!”. Depois desliguei e pensei com meus botões: “sou burro mesmo!!!”. Rapaz, quem disse que eu entendi um grama do que ele falou?! Menino!, naquela hora, eu pensei amanhã vou no cartório, assinar uma certidão de burrice!...eu não nasci pra pensar, não é possível?!....rapaz...eu não entendi um punhado do que aquele supervisor falou!...menino!, pra mim, ele tava era falando grego!....pensa, o homem lá no telefone, eu não tinha entendido nada do que o supervisor falou...pronto...vou largar esse telefone aqui e vou sair correndo!...isso, já tinha passado 40 minutos na linha!. A ligação começou 21:00 h, mais ou menos...e o tempo foi passando...eu lá...lendo noticia de plano...fazendo conta...lendo até o código de barra da fatura....eu queria que aparece uma princesinha mágica na tela e falasse assim: “clica aqui e tá resolvido”...mas não tinha a princesa, e eu tava era diante do inferno ali mesmo!...menino!, pensa no desespero...aí, beleza...nessa, eu falei mais duas vezes com meu supervisor e pedi para outro que tava do meu lado me acudir...não adiantou!....rapaz!, eu matutei rapidinho, parei um pouco, fiz aquele silêncio dentro do corpo, olhei para o computador e pensei: “eu não vou morrer nesse inferno, não!”. Vou falar para o cliente. Não tem jeito!. Vou falar mesmo, tô nem aí!!!.

Chamei o cliente, e falei pra ele – isso já pelas 22:30 hs da noite – Sr o negócio é o seguinte: “eu já chamei aqui meu supervisor, já chamei um colega aqui do lado...já pedi ajuda pra todo mundo...“eu não tô entendendo nada da sua fatura!!”.

O cliente, que por sorte, era bem paciente só virou pra mim: “rapaz, estou vendo isso aí....rapaz...minha fatura, esse tempão na ligação!!!”.

Depois disso, eu acho que por pena de mim, não sei, ele aceitou a idéia de ligar no outro dia...aí, foi beleza...o azar dele, é que, adivinha quem atendeu a outra ligação no outro dia?!”. Essa história, eu conto depois!!!

arrab xela
Enviado por arrab xela em 18/07/2009
Reeditado em 18/07/2009
Código do texto: T1706250
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.