Minha tia, o gol e eu atrás

Conversas entre Bandeira e Tião

Bandeira: Eu já passei por cada apuro na vida, rapaz... se eu for te falar...hum...!!! Eu sempre fui envergonhado, sabe, desde pequeno... Uma vez uma moça bem bonita, lá de São Luis mesmo, lembro que eu tinha uns 6 anos, passou a mão no meu cabelo e eu fiquei todo nervosinho. Acho que foi a primeira vez que senti um prazer na vida...vc sabe né...rapaz endureceu rapidinho....foi assim: triscou...levantou!!! vc acredita? Sabe quando você acende luz: trisca no interruptor e acende...foi do mesmo jeito: ela pegou no meu cabelo...pronto...a luz acendeu!!! Oh...luz boa...!!! rs..rs..rs..mas, deixa de sacanagem...mas, sério mesmo: fiquei parecendo um pimentãozinho; todo vermelho.

Tião: e hoje, você ainda fica vermelho?

Bandeira: Fico nada!!!. as mulheres é que ficam vermelha; rapaz eu não dou mole pra mulher não!. Quando eu tô perto de uma, fico vermelho mas é de outra coisa, aliás da mesma coisa... Mas deixa isso quieto!

Tião: conta a história aí rapaz.

Bandeira: deixa eu te contar. Eu morava na casa da minha tia, aqui em Goiânia mesmo; lá para os lados do Terminal Bandeiras. Você conhece né?!

Tião: conheço sim.

Bandeira: pois é.... Foi logo que cheguei em Goiânia, isso em 1998. Eu tinha ouvido falar que minha tia não sabia dirigir muito bem. Beleza... Pensei: ora, meu tio vai do lado, aí não tem problema! [Achava eu.... que não teria...]. Pensa: no primeiro dia que eu vou sair em Goiânia, arrumam logo essa pra mim: minha tia dirigindo um carro!!!. Eita azar danado! Mas, deixa eu te falar: no caminho, rapaz, descobri que a gente estava indo para o centro de Goiânia; aí, eu já comecei a ficar nervoso.... pensei: “rapaz, minha tia nem sabe dirigir ainda e já vai para o centro de Goiânia?!”; tem um negócio errado. Logo o centro?!!! , com aquele tanto de carro!!! ...três filas de carro, um de cada lado, aquele mundaréu de sinal. Fiquei doidinho. Eu tinha acabado de chegar do Maranhão. Lá você sabe, né, dependendo do lugar, tem mais carroça que carro. Eu ficava encabulado com Goiânia, com essa frota toda de carro. Mas, meu coração já gelou: “pelo amor de Deus, o que é isso???, ela vai pra o centro mesmo??!!”. Se eu tivesse um terço ali, a ave Maria ia sair na hora...mas, não tinha!!!

Tião: você ficou desesperado, por quê, ela não sabia dirigir?

Bandeira: rapaz, carro é pra gente certa. Que fez estudos e sabe conversar direito...tudo bem, ela até sabe. Mas, quem é acostumado com jumento não pode sentir cheiro de gasolina assim não... Isso é culpa dessas tecnologias...os pobres têm acesso, dá nisso... Vergonha pros outros... Carro é coisa séria...é quase um avião...pode até matar gente na rua...ou alguém morrer...principalmente se tiver perto da minha tia...rs...rs..rs. Eu tô fazendo graça, mas a história é uma desgraça...deixa eu terminar pra você ver... Não me atrapalha não...tião....onde que eu tava mesmo?

Tião: bandeira, você tava no carro com sua tia indo pro centro...

Bandeira: ah é!!!....beleza...deixa eu fazer uma recordação aqui...eu sei que a gente tinha saído pelo novo horizonte, ali pras bandas do Terminal Bandeira..., aí a gente tava indo pro lado do centro. Eu não sei como a gente chegou na T7... acho que algum vento que soprou...só pode...ou então arrancaram os semáforos da pista...só pode...porque a gente chegou lá rapidinho... Porque ela passou por tudo aquilo ali, e não me recordo dela ter matado ninguém não... Mas, beleza... ela ta indo no carro...o carro tranqüilo, a uns 40 por hora, e eu com meu coração...gelado, a uns 120 por minuto... Um desespero. Teve até uma hora que meu tio olhou pra trás e falou: e aí Bandeira, beleza? Eu, de pronto...parecendo soldado do quartel que tava dormindo e acorda no susto, “na hora, ta beleza”, quando ele virou de costa, eu só pensei “eita desgraça, o que diabo eu vim fazer nesse carro”. Eu tava morrendo de nervosismo...mas, também pelo jeito que ela dirige....

Tião: ela dirigia ruim?

Bandeira: rapaz...se tivesse uma tinta pingando do carro, ela tinha feito era um Z na pista; era um zizezague doido. Lombada: era só apelido!!! Ela passava direto em tudo. Mas, beleza.. isso aí é refresco perto do que tinha pela frente...deixa eu contar...tamo indo, né...beleza... chega lá na frente...rapaz....até meu arrupio só de lembrar....eita desgraça!!! Eu já avistei foi de longe, eu vi primeiro que todo mundo: era uma ladeira!!!. Uns carros vindo atrás imaginei na hora: “cagou”. Deu caganeira; vai ser agora....

Tião: o que aconteceu?

Bandeira: Tião eu não tenho bola de cristal não sabe... Mas, pensa comigo: a mulher ta indo: o carro balançava mais que barco velho...caixa de macha, se ela pudesse chorar, ela ia morrer aos prantos.. foi cada arranhão, chega doía era no meu espinhaço...cada vez que ela ia passar a marcha, vinha aquele “zeunhm...”, e, errar marcha de carro, é que nem dá peido em repartição pública: todo mundo olha!!! ela errava a marcha, o cara que estava a 50 metros...lá do outro lado, ao invés de cuidar da vida dele, não....ele virava de costas pra olhar na hora... E, eu parecendo aqueles cachorrinhos no carro, ficava só olhando, atrás no banco de trás... Eu nem podia colocar a cara pra fora da janela...pensa...eu ia passar vergonha?! Eu me enfurnei foi dentro do carro!!! Fiquei foi no meio...parecia uma estátua...não ia nem pro lado da janela direta, nem esquerda...saber por quê?, pra ninguém me ver..entendeu?! era uma forma de fugir tando ali dentro....aí vai...beleza.... O meu tio teve uma hora que até falou: Bandeira abaixa o vidro aí, não ta calor não?!!!. E eu: “tá não...tá beleza aqui”......tava quase morrendo de calor, um inferno lá atrás...mas, eu não sou besta, pra difarçar né?! Você sabe... Mas não podia baixar o vidro....o pessoal ia ficar vendo, eu lá no sufoco...que nada!!!....disfarcei, não sou besta!. Mas, deixa essa conversa pra lá. A gente tava na ladeira, né...?

Tião: conta sobre a ladeira, você ta desviando o assunto.

Bandeira: beleza, eu olhei a ladeira, rapaz, foi de longe!!!. Parecia que era um mar grandão, tipo aqueles de São Luis vindo pra cima da gente..sabe quando você ta chegando perto do Olho D’água...pensei: “to ferrado!!!”. Minha tia, o carro, meu tio e eu.... Até o gol vai morrer!!!. Rapaz, ela foi chegando...chegando...e chegando...chegou...devargazinho...encostou na traseira de um carro...beleza...até aí tudo tranqüilo...e eu só imaginando...quando ela for sair...eita desgraça...!!! vai ser uma caganeira só...é que nem empurrão do estomago no intestino...não dá nem tempo de pensar....rapaz....nem te conto.... “poinh!!!!!” só escutei o motor....apagou!!!! eita...meu coração já disparou....tava até tranqüilo quando a gente chegou lá....foi um disparo.....!!!!

Tião: e, aí?

Bandeira: não teve outra.... O diabo do carro apagou... liga, desliga....liga, desliga...liga, desliga...liga, desliga...liga, desliga... Rapaz, sem brincadeira, foi um liga, desliga, de uns 30 em menos de um 1 minuto... Eu, na hora, eu deveria ter aberto a porta daquela porcaria daquele carro e saído correndo: eu podia ter inventado uma história....que eu tinha que ir no banheiro na hora...sei lá...era caganeira mesmo...não minha, mas era....!!!!

Tião: saiu, não?

Bandeira: eu sou um besta...fiquei lá....oh vergonha doida!!!....os carros atrás, tudo buzinando....foi um desespero doido. Meu tio, vendo aquela situação, ao invés de pular pro lado do motorista, deu foi um gritinho com minha tia: “Joventina, liga o carro!!!, é só dá na chave e apertar o acelerador!!!”. E isso, ele falando assim tranquilinho...acho que ele não tinha sangue no corpo não!!!. Porque o meu corpo, meu amigo....tava era jorrando...eu era um desespero em pessoa....pensa num homem com um coração a mais de 120 por minuto. Se cortasse o braço não ia saía uma gota de sangue...eita desespero...!!!

Tião: tinha muito carro atrás?

Bandeira: tinha nada...tinha só uma multidão de carro, uns 10....era horário de pico....!!! e depois apareceu um ônibus...rapaz... e esse ônibus começou a buzinar... isso certinho no meu ouvido...imagina uma cidade de muriçoca no seu ouvido...era igualzinho...!!! você sabe que curioso é uma desgraça, né....?!!! pensa no pessoal dentro do ônibus...rapaz...até velho que estava dormindo, levantou pra ver o que era? Todo mundo de dentro do ônibus, em pé, vendo pela janela, o desespero da minha tia pra ligar o carro...e o carro nada...!!! eu... pergunta onde eu tava nessa hora?? ....rapaz, me joguei foi atrás do banco pra ninguém me ver....não sou besta....!!! coloquei um braço na frente do rosto assim oh...rapaz, quis nem saber....!!! eu não ia acabar comigo...todo mundo vendo...Eu sei duma coisa: esse ônibus passou, depois de uns 2 minutos... quase levou o retrovisor, mas tudo bem, foi embora...e depois disso, acho que foi Deus, porque o carro até ligou, você acredita Tião?!!!. Foi depois de uns 5 minutos....o sinal, claro, nesse tempo: fechava, abria, fechava, abria...fechava...abria..e a gente lá...eu até depois, fiquei até calmo....ah....o que que tem? A rua é publica mesmo...eu pensava.... a gente já tava era parecendo dono de barraca de cachorro quente...no meio da rua....

Tião: e, depois disso?

Bandeira: não sei como, mas a gente chegou no centro. Eu acho que depois desse sufoco, ela pensou: “depois dessa, o que de pior pode acontecer”. Foi bom, que ela tomou coragem e foi direto por centro....lá perto da rua 4 no centro, quase que ela matou um pedestre...”. Mas, ele vai sobreviver....!!! rs..rs...rs.

Goiânia, 10/04/05

arrab xela
Enviado por arrab xela em 14/07/2009
Reeditado em 01/11/2016
Código do texto: T1699336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.