Velhos amigos

Julho se encontra com César na rua e pergunta, César somos amigos a quanto tempo? Não me lembro, temos Alzheimer, não se lembra desse detalhe? Responde César. Então Julho retruca dizendo, você se lembra de detalhes tão banais da nossa vida e não sabe me dizer a quanto tempo nos conhecemos? Julho fica bem chateado durante alguns segundos, e pergunta a César, a quanto tempo nos conhecemos ? César diz que não se lembra, mas que alguem já havia perguntado a ele algo parecido um dia desses. Morre então o assunto durante alguns minutos, logo após um tempo em silêncio pois estavam numa praça lendo jornal, César pergunta a Julho, quantas horas senhor? 10:35. A quanto tempo mora por aqui? Segue perguntando. A algum tempo eu acho. Mas como assim eu acho? Com enfase lança outra pergunta do que seria uma longa conversa. Tenho Alzheimer e não me lembro de muita coisa... nossa!!! que espantoso. Eu também tenho, disse César. Engraçado... lança no ar com um vago período de tempo até o retruque. O que é engraçado? O fato de nos lembrarmos que temos algo que não nos permite lembrar de outras coisas. Lembrar do que por exemplo? Não sei mas eu sei que me lembrava a algum tempo atras... Caem os dois na gargalhada e voltam a ler seus jornais naquela manhã agradável. Após o período de uma virada de página lida, surge uma nova pergunta, qual seu nome? César disse ele, muito prazer sou Julho. Sempre lê por aqui César? Sim. Incrível nunca termos nos encontrado, sempre leio por aqui também. É... Realmente interessante. Quem sabe já não nos encontramos e não nos lembramos diz Julho com um ar de ironia e brincadeira misturada, dando uma intensidade agradável para sua frase, mas uma vez caem na gargalhada e voltam a ler seus jornais. César decide que tem que voltar para casa pois não se lembra a que horas saiu e alguem poderia estar preocupado. Julho sorri de forma interessada e triste pelo velho homem, sabendo que em sua mente se passava a mesma coisa. Se despedem dizendo que provavelmente estarão no mesmo local amanhã, e que, quem sabe voltariam a se encontrar.

Desta forma acaba-se mais um encontro em um dia agradável de dois velhos amigos.

besouro
Enviado por besouro em 08/07/2009
Reeditado em 16/03/2011
Código do texto: T1689183