Uma Profissão, ou Sacerdócio???

Relatos de uma professora

Comecei a lecionar à 3 anos, para adultos No sitio Irapuá. Na cidade de Croatá no Ceará.

Não é fácil ter que percorrer as cidades, os lugarejos mais retirados, em busca de alunos, e em muitos casos convencem-los á voltar ou começar a estudar; é um oficio pra quem nasce não pra quem quer. Ter que andar na maioria das vezes em baixo de um sol de 33º, não é brincadeira! Não, não pense que eu estou me queixando, estou fazendo um comentário a respeito dessa profissão que em muitos casos, é na verdade, um sacerdócio!

Visto de fora por pessoas que não entendem ou não sabem bem o que é, pode parecer de certo modo sacrificante, mas para nós que aceitamos este oficio, o de ensinar, embora árduo é gratificante, mesmo somente um aluno da turma consiga aprender, é pra nós um feito! Sabe, não é como ensinar crianças, com as cabeças limpinhas como um caderno novo, em que é mais fácil de assimilar e fazer entender as coisas. È mais ou menos como pegar um caderno velho, todo escrito muitas vezes (na maioria) errado, com idéias antigas e que as vezes chegam ao absurdo.. Apaga-lo todo aos poucos e escrever nele idéias novas, verdadeiras, com fundamento, mesmo as vezes tendo de usar de argumentos locais do dia-a-dia pra faze-los ter uma melhor compreensão dos fatos. Sabe.É gratificante saber que um dia um desses alunos, podem ter a chance de seguir em frente, se formar em outros níveis de ensino e podendo ter mais chances de se formarem...Como um secretario de governo que se formou advogado com uma idade já adiantada. E outras pessoas que com 60, 70 anos se formam advogadas, medicas, e tudo começou com o esforço de pessoas que como eu, se interessaram em querer. Mas como tudo. É 10% inspiração e 90% transpiração. Estou nessa luta, com muita fé em vê-los vencer. É estranho, mas a nossa, minha vitória, está no progresso desses alunos, que tem já muita coisa vivida ou vivendo, pessoas do interior, que cuidam de lavoura, casa, criação de animais e outras culturas.Na sua maioria neste sertão brasileiro, não tiveram oportunidade ou não tiveram tempo pra o estudo, tendo que trabalhar desde pequenos pra sua sobrevivência neste lugar em que os mais antigo e desesperançosos, diziam que é esquecido por Deus.Nós, que ensinamos, e outra pessoas de outras profissões, como muitos médicos, dentistas, viemos pra cá com o intuito de mostrar à eles, que estão errados, e Deus não se esqueceu deles, e que vamos vencer essa luta contra o analfabetismo no Brasil principalmente aqui no Ceará.Aqui em Irapuá...

kadobaroso
Enviado por kadobaroso em 22/06/2009
Código do texto: T1661578