...por enquanto,conto.

Nunca antes escrevi um conto sequer...apenas o "meu querido diário"onde contava minhas vivências pessoais,bastante pessoais.

Talvez por isso tenha resistido tanto ao conto porque esqueci que não tenho doze anos e que tal qual a poesia,vou expressar o que vejo,sinto,vivencio ou observo aqui dentro deste coração,ou fora.

Coincidência ser hoje "dia dos namorados" mas só no inicio a coincidência porque depois há de se perceber que não tem relação data com assunto...

Como estou a observar,encerro por aqui o texto porque a partir de agora meu olhar não vai ter uma interpretação poética ou com sonoridade,ritmo,harmonia...direi o que fluir,é obvio,seguindo uma linha,uma escola que,creio eu,versa de uma outra bela forma...

Já começa me incentivando à boa leitura...preciso saber sobre Conto.

Decido então dar um "pause" aqui,e ir até a livraria perto de casa ler e aprender um pouco mais.Adoro!!

Começo a achar bastante interessante a nova meta na escrita.

Até.

É bom lembrar que a Poesia é minha companheira inseparavel e seria impossivel não escreve-la também.mas aqui,só Conto :)

Minha irmã ao telefone faz o convite para um café e depois uma ida até o shopping sendo que o primeiro me é agradável e o segundo só em pensar,cansa.Lembrei que lá tem duas livrarias e que não me perderia da idéia de estudar a arte da escrita.

Fomos,tomamos um café conversando sem parar,ela.Eu,ouvindo sem parar.Descobri que a idéia de escrever contos me proporciona o dom da escuta...percebo no intimo do ser,uma espécie de maturidade,alguma coisa começa a se mesclar no campo emocional e é positiva até quando percebo os meus "fala mais baixo...rs"que minha irmã responde sempre com boas risadas...

Fomos ao Shopping,entramos em todas as óticas em busca de armação para os óculos de grau dela que insistia em dizer "óculos para guardar na bolsa..."e que não haveria necessidade de comprar aros caros etc

Não comprou nenhuma mandou consertar a antiga e finalmente fomos parar numa loja de "langeries "onde ela,feminina e vaidosa como sempre,imaginou-se vestida em todas.Comprou alguma coisa que não lembro bem o que,porque de vez em quando dava uma fugida e ia olhar vitrines...

Depois fomos consertar o leptop etc etc e já eram vinte horas...

Mas aprendi a não julgar mais as pessoas que gostam daquilo que para mim parece supérfluo e cansativo.

Minha irmã é médica,competente,generosa e trabalha muuuito!Adora o que faz,é estudiosa,responsavel e tem todos os atributos para um bom profissional.

Nas poucas horas de folga,precisa descansar e essa é uma das maneiras...não só essa,é claro.

Vai ao shopping,olha,busca,pergunta mas não compra quase nada...não é uma consumista que preenche lacunas e vazios ou cansaço comprando coisas.Se for interessante e necessário,compra.

Perguntei então porque vai ao shopping que naturalmente respondeu ser prático e as vezes divertido...

Saimos de lá,eu cansada e ela descansada.Convidou-me para tomar um "vinhozinho" que fiquei de vir em casa e depois voltar lá na casa dela mas após o banho descansada o que mais queria era dormir.

Dia seguinte,cedo muito cedo a sentir o frescor das manhãs de inverno,muitos versos na cabeça e poesia na alma...

Na sala de estar,estou literalmente à vontade,feliz a escrever meus versos que regam este coração com um lirismo,um romantismo que as vezes chego a confundi-los com prece...

Ainda tem ares de feriado o dia hoje mas trabalhei com prazer até as 17:00hs,horário que me permite de volta pra casa passar naquele Café que me recebe com tanto carinho e calor...

Estava com um livro da Lia Luft-Pensar é Transgredir-para reler e emprestar para meu amigo.

Havia um movimento no Café e logo compreendi quando vi escrito no

Cardapio em folha sobre a mesa,um poema de Vinicius de Moraes...

Pude então observar a rosa vermelha no vaso-curió e alguns detalhes apaixonantes pela cor e o esmero naquele lugar que se aprontava para receber as pessoas enamoradas.Mesas todas reservadas,portas fechadas e eu lá dentro tomando meu suco de abacaxi com hortelã...fiz menção de sair mas carinhosamente fui convidada a ficar...

Vi as mesas no restaurante se alinhando e sugerindo pessoas felizes valsando em tons de harmonia.

Paguei a conta e vim pra casa.No caminho de volta,meu amigo em seu Emporium me chamou pelo diminutivo com uma sonoridade de tempos antigos e de pessoas que considero da familia.

Conversamos e pedi um café que serviram também com carinho de "seja sempre bem vinda"

Sentei à mesa sugerida e quentinha,e ali fiquei aquecida pelo café e pelos versos que não tardaram a chegar...

Cumprimentei ali, os amigos do meu marido que frequentam o lugar para conversar e acredito,não para tomar café.

Sentaram-se à mesa comigo,dois amigos-irmãos que ainda me chamam de Walzinha...rimos,conversamos e os dois estavam faceiros falando sobre a namorada ...percebo que o conto segue a idéia.

Vela azul acesa diz que já são quase vinte horas.

De volta pra casa é sempre uma alegria!

Escrevo um poema intitulado:Namorado.

Boa noite,Poesia!

É cedo para dormir mas preciso descansar...

O telefone toca...

Atendo e não me surpreendo.

Do outro lado da linha,minha irmã:

'Oooi,que estás fazendo?Estou com um filme ótimo aqui em casa...'

Quando me vi,lá estava sentada diante da televisão e ela na maior torcida para os brasileiros num Campeonato de volley...

rs rs

"Conto.Narração falada ou escrita.Narrativa pouco extensa,concisa,e que contém unidade dramática,concentrando-se a ação num único ponto de interesse."Fonte de pesquisa,meu inseparável Dicionário Aurélio.

Agora penso, conto...

Era dia dos namorados quando Lia decidiu passear em suas idéias e ideais poéticos...

Na verdade,não sabia bem o que fazer e resolveu escrever de forma diversificada,extensa,pessoal ou impessoal e para isso seria necessário recorrer aos livros mas tal propósito ficou só na vontade porque num pequeno espaço de tempo um telefonema mudou toda trajetória do tema.

Era sua irmã que com entusiasmo a convidou para um café e depois um "passeio"pelo Shopping e que Lia ao primeiro convite simpatou bastante enquanto que pra passear no shopping,só em pensar,cansou.

No Café, divertiram-se bastante...Lia escutando atentamente o que sua irmã falava e bastante!!Perfeito e divertido entendimento até para os "fala mais baixo rsss"que Lia sussurrava para a irmâ querida que respondia com gostosas e tremidas gargalhadas.

Ali,começam as idéias de como escrever um Conto.

Escutar,observar e não opinar.

Seria isso então?precisaria ver a pessoa,as pessoas,o acontecido,o momento, fato imaginado,criado ou inventado sem usar o pronome EU.

e como fica o verbo?presente,passado?

...nossa,que fantástico mergulhar na vida impessoal através do pessoal que não deve ser expresso...nossa,isso é quase terapeutico!!que insight!

-Lia??chama a irmã já no segundo pavimento do shopping...

...ah sim,diz ela...estava a pensar sobre...

-O dia dos namorados?diz a irmã não querendo ver em Lia qualquer expressão de tristeza ou solidão

...rs dia dos namorados,até havia me esquecido.

A irmã muito antenada disse:mais ou menos né, pois no Café elogiavas o preparo e as rosas vermelhas colocadas no vasos sobre a linda mesa etc etc rs rs

Assim,com a cabeça cheia de idéias, o coração pleno de situações engraçadas temperadas pelo bom propósito da afetividade,percebem que já é noite porque são 20:00hs

De volta pra casa as irmãs de braços dados,uma descansada e a outra bem cansada mas ambas felizes pelo simples sabor de viver a vida também nas suas diferenças.

Basta ter um olhar poético. rs

Sigo na busca não mais de conceitos mas de idéias.

Até.

"Conto:é uma narração."