O ADMITIDO INCULTO
Sentado, observava atentamente as diretrizes do Instrutor.Cada palavra por ele proferida balbuciava mentalmente como que ampliando seu acervo vocabular , trêmulo, seus nervos fritavam com a pressão de uma suposta indicação de fala.Lá estava ele, trajando a calça social emprestada do primo, a camisa vermelha do pai usada apenas no casamento da décima segunda filha, os sapatos ganhou de presente da tia que o visitara e levou algumas coisas que não usava mais, dentre elas, um sapato com número maior que os seus pés, nada que um pedacinho de jornal na ponta não resolvesse.
-Preencham esta ficha, ao término cunduzir-se-ão a sala do entrevistador. Esta será o pente fino, o crivo inicial que elegerá os prováveis candidatos a assumirem uma das vagas tão desejáveis de operador de telemarketing. Salientamos que o escolhido trabalhará em uma das maiores multinacionais do país, vendendo planos de assistência funerária. Trabalhar na “Bom Descanso” será uma experiência decisória na carreira de vocês.
Vender plano de saúde já é difícil, imagina pacote turístico sem retorno para o céu, ou inferno. Paulo, imediatamente preenche a ficha, responde alguns exercícios de língua Portuguesa e opera alguns cálculos de 4ª série. Quando ouve uma voz no corredor:
-Paulo Roberto Pinto, venha à sala do Dr. Juventido Vilarroel torres, ao chegar à porta é convidado a entrar.
-Pode estar entrando e sentando, vou estar perguntando, você pode estar respondendo, depois vou estar orientando o que estará fazendo no trabalho que estão te selecionando.
Paulo respira fundo, admira a construção frasal, as colocações do psicólogo que o intimida pela sua articulação impecável e oratória magistral.
Lá permanece por meia hora sob o bombardeamento indagatório da seleção rigorosa, sai trêmulo, pálido, como quem acabara de passar por uma lavagem cerebral.Não era muito letrado, acabara de concluir a 8ª série, retorna a sua casa desacreditando numa suposta admissão.
Na terceira semana após a entrevista toca o telefone e alguém diz:
-Alô!Poderia estar chamando o senhor Paulo Roberto. E ele prontamente responde.
-Sou eu mesmo que está falando.
-Senhor, estou ligando para estar lhe comunicando que o senhor foi admitido pela nossa empresa, mas não como atendente.Este questiona:
- Então em que?
-O senhor é o nosso novo psicólogo, já providenciamos o certificado e o diploma de graduação, diga-se de passagem, em uma faculdade de renome. Pode comparecer em nosso RH e trazer os seus documentos... Tenha uma boa tarde!