Fique à Vontade

Com a frase acima, eu iria dar um lugar à mesa onde eu estava, a uma jovem, na hora do almoço, num centro de compras aqui da cidade. Porém, percebi que mesmo com bandejas na mão, sem saberem para onde ir, as pessoas apenas olhavam na direção das poucas mesas de quatro lugares, onde havia apenas uma única pessoa utilizando-a, sem ao menos sugerir num olhar, um pedido de ajuda. Será por timidez, medo, vergonha, ou o quê? Por quê será então que numa hora dessas, ninguem pede assento? Talvez por imaginarem que estarão incomodando, nem cogitem algo assim. Ou, imaginam que pode não ser uma boa idéia, em caso de homem ou mulher, serem comprometidos. Não sei! A única coisa que sei é que lá na minha terra, não tem dessas coisas não! Vai-se logo perguntando se se pode sentar, e, em caso negativo, aí sim! Pede-se desculpas pelo possível incômodo. Sái-se com toda a discrição, e vái-se em busca de outro lugar. O que é raríssimo de acontecer!... Visto que, somos conhecidos pela hospitalidade, e as vezes, até dados a um excesso da mesma! (risos)... Mas o certo é que, se depender de nós, seja lá onde for, ninguém fica sem acomodação e algum conforto. No ônibus, quando não cedemos o lugar pra alguem que está em pé, por alguma razão lógica, nos dispomos para segurar pacotes, com o fim de minimizar o peso da viagem, após um dia cansativo de trabalho. Se alguem não aceitar, pelo menos fizemos a nossa parte em tomar a iniciativa em pedir ou oferecer ajuda prática. ...E assim se deu no meu caso, hoje num shopping center, à véspera de um dia comemorativo. Onde pessoas de todos os perfis, se aglomeravam nos corredores, em busca de alguma coisa para comprar e presentear alguém importante e dispostas até mesmo a pagar uma fortuna talvez, em algo que pudesse agradar o ser amado. E, ao mesmo tempo, ignorando a gratuidade de um gesto de empatia de um estranho, ao tentar lhes dizer, "Sente-se aqui, fique a vontade!"

Jeugam
Enviado por Jeugam em 09/05/2009
Reeditado em 05/05/2010
Código do texto: T1585250
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.