Orfão de pais vivos
----Roberval! --Gritou a mulher lá da cozinha.
----Não precisa gritar que eu não sou surdo! -- Gritou o Roberval lá de fora.
----Amanhã tem a festinha de encerramento de ano do Thiago lá no prézinho!
----Eu não vou não! Já combinei com o pessoal de jogarmos dominó amanhã lá no bar do Piauí!
----Puta que pariu! Toda vez que tem uma festinha do menino lá na escolinha você arruma uma desculpa para não ir! É todo fim de semana socado nesta merda desse bar enchendo o rabo de cachaça!
Depois dessa discussão, que durou mais de uma hora com os dois quase se agredindo, passaram-se mais quatro anos sem que nada ou quase nada se modificasse no dia a dia daquele casal.
----Roberval! --Gritou a mulher lá da cozinha.
----Não precisa gritar que eu não sou surdo! --Gritou o Roberval lá de fora.
----Não vai esquecer que sábado tem a festinha do Thiago lá na escola. Os professores querem tirar foto com todos os alunos do quarto ano junto com os pais!
----É sábado agora? --Perguntou o Roberval com a cara fechada.
----É! E não vai esquecer, também, que domingo tem a final do sub-10 lá na escolinha de futebol. O time do Thiago se classificou pra disputar o título!
----Eu não sei se vai dar para mim ir não. Eu já combinei com o pessoal....
Não deu nem tempo de terminar a frase.
----Puta que pariu! O menino tá até doente por que você nunca vai lá ver ele jogar bola. O pai do Renatinho e o pai do Dudu vão todos os domingos lá na quadra acompanhar os filhos, só você que nunca vai! É todo fim de semana enchendo o rabo de cachaça nessa merda desse bar.
----Ahhh... eu trabalho a semana inteira feito um porra doida, quando chega o fim de semana eu quero mais é me distrair com o meu dominózinho e as minhas partidas de sinuca! Vão vocês! Eu não vou não! --Justificou-se o Roberval
----Você só tem tempo mesmo é com esses cu de pinga que vivem cerrando cachaça e cigarro seu lá no bar! Pra gente você nunca tem tempo! --Reclamou a mulher.
Depois dessa discussão, que durou mais de uma hora com os dois quase se agredindo, passaram-se mais quatro anos sem que nada ou quase nada se modificasse no dia a dia daquele casal.
----Roberval! --Gritou a mulher lá da cozinha.
----Não precisa gritar que eu não sou surdo! --Gritou o Roberval lá de fora.
----Não vai esquecer que sábado tem a festa de formatura do Thiaguinho! Toda turma da oitava série vai estar lá!
----É sábado agora? --Perguntou o Roberval com a cara fechada.
---É sim senhor! E o menino tá magoado com você por que no domingo passado teve a final do sub-15 lá no clube e você não foi assistir. Eles perderam o jogo. Foi uma choradeira danada. Só que todos encontraram o ombro dos pais para derramarem as suas lágrimas, menos o Thiago que teve que se contentar com o ombro do pai do Dudu.
----Eu não sei se vai dar pra mim ir não! O Valdevino ficou de passar aqui pra gente ir num churrasco de inauguração do bar do primo dele lá no Bairro do Cangaiba! Se eu não for ele vai ficar com raiva de mim!
----Puta que pariu Roberval! Toda vez que tem uma festinha do menino você inventa uma desculpa para não ir! Ontem teve a reunião de pais lá na escola e a professora me disse que e ele tá uma merda! Não respeita ninguém! Briga com todo mundo! Ameaça os professores e pra piorar a coisa agora tá se juntando com o pessoal lá da favelinha! A própria diretora veio conversar comigo. Ela disse não entender como um garoto tão dócil, como era o Thiago, pode se transformar dessa maneira. Tão malcriado e tão agressivo. E sabe o porque de tanta revolta? --Perguntou a mulher soltando chispas pelos olhos.
----Por que ele é um sem vergonha! Comida nunca faltou aqui em casa! --Respondeu o Roberval.
----Não é isso não! É porque ele não tem pai! O pai dele só esteve presente no dia da trepada depois desapareceu! Você nunca demonstrou um pingo de carinho pelo menino! Você parece uma pedra de gelo!
----Eu posso ser o que for só que eu nunca perdi um dia de serviço. Trabalho que nem um cavalo pra poder sustentar a casa. Eu nunca abandonei vocês. --Retrucou o Roberval.
----Você pode nunca ter abandonado a gente só que nesse tempo todo que somos casados você sempre viveu distante do seu filho.
Após essa discussão, que durou mais de uma hora com os dois quase se agredindo, passaram-se mais quatro anos sem que nada ou quase nada se modificasse no dia a dia daquele casal.
----Roberval! --Gritou o Malaquias lá de dentro do bar.
----Não precisa gritar que eu não sou surdo! --Gritou o Roberval lá de fora.
----Só queria saber se você vai participar do campeonato de sinuca domingo que vem?
----É domingo agora? Perguntou Roberval desolado.
----É! O sorteio vai ser no sábado e domingo cedo começa o campeonato!
----Pra mim não vai dar. Eu vou com a mulher pra Franco da Rocha visitar o Thiago.
----Caramba! Todo domingo vocês vão pra lá?
----É fazer o que? A gente é pai... não pode abandonar né meu!
O Roberval foi até o balcão e pediu um pacote de cigarros. Pagou com uma nota de cinquenta e guardou o pacote dentro da sacola.
----É pro Thiago! --falou para o Malaquias.
Despediu-se e foi embora.
----A gente é pai não pode abandonar! É brincadeira... nunca cuidou do filho! Agora que o moleque entrou em cana quer dar uma de santo!!! --Resmungou o Malaquias assim que o Roberval virou a esquina.