EXISTE
Quando dizemos palavras saudades todos a nossa volta é até nós mesmo na maioria das vezes pensamos subitamente em nossos entes queridos que já percorreu sua passagem nesta estrada, seja pequena, média, mediana ou longa. Todos tem um fleche para lembrar de alguém neste instante quando surgi dos lábios de alguém a encantada palavra saudades.
Porém para este viajante que está sempre errando e acertando no curso de seu tempo, existe para ele muitas saudades, saudades que se transforma em lembranças agradáveis a todo momento impulsionando rumo a pisar com labor nas pedras de seu caminho para galgar o próximo degrau e lembrar de como foi bom ser e fazer acontecer cada acerto ou erro, projetar-se em teu caminho sendo guiado pelos acertos e erros de sua estrada já percorrida rumo alcançar vencer mais uma barreira do medo e insegurança. Jogar-se do alto da goiabeira que se refresca com as águas cristalinas que corta o curso dos córregos, ribeirões e rios sem medo de encontrar com o poço que forma a piscina natural lá embaixo ou de quando corríamos sem preocuparmos com o amanhã. Lembrar do primeiro beijo roubado, da paixão na adolescência que talvez não se cicatrizou, do primeiro baile e a primeira vez. E assim segue um livro de lembranças alegres e tristes no curso da estrada, por mais vulgar que for existe saudades seja no primeiro beijo, nos primeiros passos, nos encontros e desencontros dos caminhos sempre há saudades. Pois por mais errante que for o curso da existência, tem de ter a esplendida palavra saudades, porque se não tem historia e por que não existe,e se existe e por que tem historias, e é na história que se reencontra a estrada já percorrida, e voltar na estrada e contar ou lembrar do percurso percorrido pelo nos pés. E isto não é museu, mais sim a nossa história e é na nossa história que sempre encontramos este sentimento belo que denominamos SAUDADES.
Nute do Quara
29/12/2008