Desafio Literário - O Vinho - Uma história etílica

Desafio Literário: O Vinho

Uma história etílica

suzabarbi@hotmail.com

Passou na melhor adega da cidade e comprou uma caixa de Quintas da Bacalhoa, um vinho soberbo.

Português.

Não estava a fim de sovinices.

O jantar seria sofisticado.

Talheres de prata e taças de cristal.

Tirara dos armários a louça guardada por tantos anos.

Flores enfeitavam o aparador.

Ela, de coque, exibindo um pescoço retilíneo e muito alvo, tentava disfarçar o nervosismo da espera, enrolando nos dedos finos e compridos, o colar de pérolas.

Foi à cozinha, mais uma vez, certificar-se pela centésima vez de que tudo estava sendo preparado com o maior cuidado.

Dois garçons postavam-se ao lado do aparador, devidamente vestidos e usando luvas alvíssimas.

O mordomo aguardava na entrada da sala.

Ao mais leve sinal da dama de coque, faria as honras da casa.

Ela olhou mais uma vez para o relógio da parede.

Uma peça de antiquário.

Faltavam cinco minutos para o encontro.

Foi até o enorme espelho de cristal que ornamentava o hall de entrada e ajeitou o cabelo.

Estava bem.

Gostava daquele batom vermelho que usava.

Realçava sua pele.

Chamou por Cookie, o minúsculo cachorrinho da raça Pincher, que veio correndo com um diamante em forma de coração na coleira.

Era a paixão da dama de coque.

Ao vê-lo, ela deixou escapar um sorriso, mostrando lindos dentes da cor de marfim.

- Vem aqui com a mamãe!

Ao que o cachorro pulou sobre seus braços e aninhou-se em seu peito.

Coockie recebia afagos generosos dela.

Ela conversava com ele numa língua apenas inteligível aos dois.

Ao chegar o primeiro convidado, Cookie ainda em seus braços, empinou as orelhas e ficou alerta.

Com o passar da noite, o vinho era degustado em taças de cristal, entre sofisticados folheados de lagosta, caviares de diversas cores e, ao fundo, uma música leve e ritmada, que fazia com que os convidados ensaiassem os primeiros passos.

O vinho ajudava as pessoas a se descontraírem, levando-as à conversas mais altas.

A casa estava lotada.

Entre os convidados, um gordo senhor de bigodes retorcidos e terno panamá, fazia a festa dos convidados.

Figura engraçada com sua gravata borboleta vermelha, a cada gole do vinho, enrubescia ainda mais as bochechas já vermelhas.

Contava casos, gesticulava.

Uma turma de convidados já se deslocava e rodeava o engraçado senhor, para ouvir-lhes os casos pra lá de pitorescos.

Na sua mão não havia de faltar uma taça do Quintas da Bacalhoa, que àquela altura já era o sucesso da noite.

Jantar servido, todos se ajeitaram em finas poltroninhas que rodeavam a mesa.

O gordo senhor de terno panamá estatelou-se numa das poltronas, com ruidoso barulho ao se sentar.

Entrada, jantar, sobremesa.

Tudo regado ao maravilhoso Quintas da Bacalhoa.

Os convidados recusavam outras bebidas.

O vinho reinava na noite.

Terminado o banquete, a dama do coque convidou todos os presentes a irem à sala de jogos, onde poderiam degustar seus licores e cigarros.

O gordo senhor de terno panamá continuou sentado em volta da mesa, para espanto de todos.

Nada o fazia seguir os convidados até o outro cômodo da casa.

Questionado, pegou nas pontas do bigode e murmurou um quase inaudível:

- Estou aqui a admirar mesa tão linda...

A dama do coque achou melhor deixá-lo à vontade e os outros convidados pigarrearam, cochicharam e deixaram o engraçado senhor, que de uma hora para a outra tinha perdido a graça.

Seria o vinho? Perguntaram alguns.

Estaria o hilário convidado tonto?

Quando todos saíram de perto, o pobre homem levantou-se com jeito e tirou de debaixo de suas ancas avantajadas o pobre Coockie achatado.

Tinha assentado em cima do coitado.

Colocou o inerte cachorrinho dentro do bolso e saiu furtivamente da festa, pela porta dos fundos.

No dia seguinte, um coraçãozinho de brilhante foi achado na entrada principal da casa.

Contam os amigos, que até hoje, a dama do coque não se cansa de elogiar seu fiel Coockie.

Até na hora de fugir, deixou para sua dona, gargantilha tão preciosa!

Desafio Literário:

O Vinho

Réplica dos super escritores:

Álvaro Luís: http://www.recantodasletras.com.br/contoscotidianos/1489712

Josadarck:

http://www.recantodasletras.com.br/contoscotidianos/1493100