UMA NOITE EM PARIS

Partiu do Aeroporto Salgado Filho, conectou no Galeão para o vôo JJ 8054, com destino a Paris. Ocupou a super classe: assento 6A, reclinável, com controle remoto, serviço de bordo à francesa, com entrada, prato principal, sobremesas, sucos, refris, vinhos e champagne de todo gosto e à vontade. Na tela de 20 polegadas, opção de filmes, jogos e músicas de vários gêneros e o mapa da rota. Logo após a janta, dormiu atravessando o Atlântico a 12.000 metros de altitude. Acordou no aeroporto Charles de Gaulle às 14 horas no fuso horário europeu. Era véspera de Natal e estava muito frio. Deixou a mala no hotel, vestiu casaco e manta e saiu em direção ao metrô. Subiu na estação Charles De Gaulle, desceu na St. Michel. Caminhou meio quarteirão e estava diante da Catedral de Notre Dame. Muitos turistas de todas as línguas e cores com câmeras e roupas quentes de todas as marcas assistiam a Missa do Galo. Uma cena nunca vista: luzes, cantos, gente, muita oração e emoção. O tempo era pouco e ainda tinha muito que andar. Jantou foundee no Quartier Latin. Atravessou o Museu do Louvre, correu até a Pirâmide Inversa, onde se deixou fotografar. Os guardiões já fechavam as portas. Era quase meia-noite, hora em que o metrô pára. Ainda tinha a Torre Eiffel. Ninguém pode passar em Paris sem pousar numa foto junto à Torre. Ela estava toda azul, iluminadamente azul! Mais que o céu e o mar. Feita a foto, correu para a estação Champ de Mars Tour Eiffel. Subiu novamente no metrô às onze horas, quarenta e nove minutos e alguns segundos para retornar ao aeroporto. Na estação Luxemburgo levantou os olhos distraídos e avistou o mapa do trajeto. Mon Dieu! Havia subido no lado errado. Não podia parar o metrô. Estava muito cansado para descer na próxima estação e voltar. Deixou-se cair no banco e ali adormeceu. Já era dia e a neve caia, quando foi acordado pelo segurança da estação Robinson, final da linha.

Passar uma noite em Paris é um sonho!