Diálogo das Paisagens

O diálogo a seguir é um trecho de uma conversa entre dois senhores, dois amigos sentados em cadeiras na calçada:

AMÉRICO: Ai, ai, ai...

LINEU: Que foi ô velho, ta com dor?

AMÉRICO: Dor não, dor não, tô é reparando na paisagem.

LINEU: Ta falando dessa nossa rua que os meninos só sabem sujar é?

AMÉRICO: Mas se tá caducando mesmo né, tô falando da mulherada, delas, não reparou naquela que passou agora na nossa frente?

LINEU: Vi... Aham, a do cabelo preto, a bem apressada que parecia que ia tirar o pai da forca, vi sim!

AMÉRICO: Falam que estou ficando cego, pra usar óculos, aquelas lentes lá, mas eu vejo tudo bonitinho, tudo no lugar, no devido lugar, mulheres lindas na minha frente...

LINEU: Cuidado, vão te taxar de tarado, cuidado que você pode ir preso!

AMÉRICO: Não exagere, eu fico é me lembrando e comparando sabe, as fêmeas de hoje são diferentes, falta charme, porém elas têm presença, como um arrebatamento...

LINEU: O tempo passa, as modas passam e o que não falta são elas, você tem razão viu Américo, parece que a gente ta enxergando melhor mesmo.

AMÉRICO: Ás vezes eu abro a janela do meu sobrado, fico horas e horas vendo as múltiplas pessoas que passam pela rua, inclusive elas, elas...

LINEU: Quem, seu louco?

AMÉRICO: As moças solteiras que caminham, caminham com suas belezas, parecem que enxergam que eu estou bem perto para vê-las, parece que fazem isso de propósito.

LINEU: Chega de conversa, vou comprar o almoço, desde que ela me abandonou nunca mais comi comida feita em casa...

AMÉRICO: Já a minha continua longe, mas a saudade continua grande!