O MOVER DO ESPÍRITO SANTO

Para aqueles que se dizem cristão, qual será o significado do carnaval?

Uma pequena reflexão a cerca deste ritual mundano, onde prevaleçe, a bebedice, as danças, as comilanças e tudo o mais que sua permitir.

Neste contexto as escolas param seus conteúdos para quê? Qual é finalidade pedagógica? Em que momento haver´´a aprendizagem significativa.

Pensemos, as crianças estão em desenvolvimento, processo de aquisição da linguagem e escrita, ou seja, não vejo, nada que abone parar a escola para tal festa.

Não sou contra o festejo, pois faz parte da cultura popular brasileira, seria incoerente de minha parte como educadora.

Esse festejo poderia ou deveria se trabalhado sem necessariamente parar a escola.

O foco principal, aqui é: Uma criança de apenas 4 ou 5 anos não compreende as máscaras, o cortejo rodopiante numa pista de dança, o mela-mela, em fim, os acontecimentos.

Dessa forma, vamos rever ou reverter de como seria mais prazeroso para a criança trabalhar festividades dentro das disciplinas.

Postanto professores, educadores, vamos repensar entre outras festividades de que maneira o saber fazer pedagógico seria mais relevante. Pense nisto. Telma Bezerra. Educadora.