Travessuras na Fé

Aos domingos,o que mais me deixa calmo é a minha ida à igreja pela manhã.

Uma conversa ao pé do ouvido com Deus,o encontro com as pessoas e o sincretismo religioso são sagrados!

Uma senhora ainda jovem,com três filhos,uma mocinha com aproximadamente uns dez anos sendo a mais velha e os outros, um com oito e o menor com uns dois anos e sem a presença do possível marido,coisa que é notada por ir à missa todos os domingos sozinhos.

A criança mais nova e a do meio passam toda a celebração em travessuras.Um corre daqui,outro corre dali e a mãe com os olhos fixos no padre,ali entre um pedido e outro, deixa os rebentos à vontade.

A gente sabe que tem aqueles que tem o estopim curto e também os que não suportam o barulho.

Um fala baixinho daqui,outro dali e os meninos lá!E isso passa domingo,vem domingo e eu ali,em meio eles e viajando na mente de cada fiel.

Acaba a missa e vem a paz de Cristo!

Cada um a seu jeito,desejo ao outro a serenidade e a espiritualidade.

Alguns dirigem à senhora e desejam também a paz e as crianças com o brilho no olhar,ouvem atentamente ,segurando a saia da mãe.

Fora da igreja,a prosa.

Uns discutem o almoço,outros o café!

E como tem gente que gosta de uma fofoca,uma senhora se dirige a outra e diz:

- Você viu?Que meninos atentados?Como é que a mãe deixa os filhos fazerem aquilo dentro da igreja?

E a outra sem perder tempo arremata:

- No próximo domingo eu vou ficar é do outro lado!Que meninos nojentos!

Mato tem olho e parede tem ouvidos!Uma outra senhora com idade mais avançada caminhando bem devagar vinha logo atrás e interrompeu:

- Óia gente!Pelo menos as criança tá é na missa!Veja só:Ela num tem marido, é uma famia pobre que busca a luz de Deus pra mode alumiá a sua casa e os seus fio!É mió vê os minino na igreja do que vê eles robano,fumano ôtros trem e inté,prustituino!

Aquilo foi como jogar um balde de água fria nas duas senhoras!

No outro domingo a expectativa tomou conta de mim.

Cheguei mais cedo,me acomodei, e lá vem a senhora e os seus filhos.

Ela se ajeita,os meninos olham em todos os cantos da igreja e se preparam para a algazarra.

De repente chegam as duas fofoqueiras e sentam perto daquela família.

Uma delas toma a criança mais nova nos braços e a envolve,a outra abraça os outros dois e o silêncio impera.

A mãe olha assim meio que pasma e gosta da cena.

No fim da missa, a Velha conselheira se dirige às duas fofoqueiras e:

- Óia gente!Me deu inté vontade de chorá,quando ôceis ajudô aquela senhora na igreja!De hoje em diante cês duas é as madrinha ispirituá daqueles minino!

Aquelas palavras fizeram as senhoras chorarem e na missa a gente até ouve as vozes das crianças,mas...

É cantando os salmos!

E você?Vai levar os teus filhos à missa no domingo?

Mestre Tinga das Gerais
Enviado por Mestre Tinga das Gerais em 26/01/2009
Reeditado em 26/01/2009
Código do texto: T1405805
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.