A Culpa foi do Fusca

Papudo era seu apelido.De aparência caucasiana,cabelos ruivos e olhos castanhos ,mas com muita perspicácia e astúcia . Ainda era bastante jovem quando começou esta história .Alguns ,com o tempo, a transformaram em boato e até mesmo em piada ,de tão engraçada que se tornou.

Ele era de família muito humilde,porém honesta . Com muitas irmãs ;só ele de filho homem ,nessa casa de mãe lavadeira e pai ajudante de olaria e um tanto alcóolotra. Logo cedo teve que ajudar na lida . E um só pensamento via-lhe a cabeça :"Um dia vou ser ser rico!Vou ser importante e minha família se orgulhará de mim!"

Quando pode trabalhar , saiu de casa e já arrumou um emprego de ajudante de barqueiro.O salário não era muito, mas ajudava bastante. Tendo em vista o lugar que morava:um lugarejo chamado Passarinho .Bonito e com vale ,meio da colônia. Mas com potencial de crescimento.

Vilson era seu nome verdadeiro. Então agarrou com todas as forças esse trabalho e como notara que era bom de cálculos e com perspicácia nata, logo viu que podia se dar bem ali. Seu chefe simpatizou-se com ele , pois aos pouquinhos ia se tornando o filho que não tinha. Até a casa já frequentava. E então foi ali que a coisa começou.

José tinha uma filha , chamada Mery , sua única filha. Extremamente charmosa .Entretanto , não tão bonita para sua época, pois era o tempo de Brigitte Bardot e tantas outras. Adorava ler romances em fotonovelas , esquecendo-se do mundo a sua volta. E conversa vai , conversa vem , sai um pedido para um encontro, depois para namoro e casamento.E a pergunta que se faz:como ele conseguiu casar com ela,se não tinha nada a oferecer,a não ser o seu trabalho?

Acontece que em um baile que foram , seu futuro sogro foi sorteado com um fusca . Azul , novinho em folha. Mas ele não sabia dirigir. Daí teve uma grande idéia;deu para Papudo de presente de casamento antecipado e disse "Agora se vira !É seu!Vai fazer o seu pé-de-meia!"

Vilson pegara o fusca e vendeu.Vira a sua vida mudar, de uma hora para outra. Porque sendo bom em contas , investiu em terras e agricultura. Logo passou a ser um dos mais importantes agricultores da região. Respeitado por todos ,inclusive políticos .Conseguiu fazer uma casa espaçosa, no alto , com vista para o rio ,com carros na garagem e de fácil acesso à cidade.Viajava para todo o lugar. Também conseguiu se eleger duas vezes vereador e tornar o casal de filhos doutores. Bem , sua esposa ainda continua a ler romances, agora um pouco mais estilosos e de gêneros mais diversificados.

E aquele sujeito,Papudo ou não, com apenas a primeira série, conseguiu dar um golpe no destino.Tudo por causa do tal fusquinha azul. Foi assim que me contaram essa história , que se passou há quase quarenta anos.

Barbra Cerutti
Enviado por Barbra Cerutti em 23/01/2009
Código do texto: T1401192
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.