A mudança
Era uma vez um homem que resolveu mudar.
Ele mudou de roupa, passou a vestir-se com elegância todos os dias da semana. Ele mudou o cabelo, mandou cortar de acordo com seus traços. Ele mudou os hábitos alimentares, tornou-se vegetariano, também começou a exercitar-se. Ele trocou de programas, passou a ler em vez de apenas ver tv.
Ele visitou sua mãe. Fez doações para a caridade, aprendeu a dançar. Pela primeira vez na vida assistiu ao pôr do sol como expectador e não como mero transeunte. Enfim ele fez a viagem que planejava desde os 13 anos. Mudou de endereço. Deixou o emprego e abriu seu próprio negócio. Resolveu fazer faculdade. Tornou-se popular. Trocou o carro. Mudou o estado civil, enfim desvelou-se da união que não o fazia feliz, mas deixou uma chave da nova casa para os filhos. Ele passou a fazer compras no supermercado e enfrentar filas. Foi ao cinema ver o filme que os jornais indicavam. Saiu para jantar sozinho. Organizou sua nova casa e lavou a própria roupa.
Aprendeu a cozinhar. Convidou os colegas para jantar. Saiu para correr logo de manhã. Mudou os assuntos de suas conversas e tornou-se agradável. Respeitou os sinais de trânsito. Fez uma oração. Trocou o bate-papo virtual por tardes de domingo no parque. As coisas começaram a mudar em sua vida gradativamente. Seu trabalho tornou-se mais leve, não andava mais tão estressado. Ele sentia-se mais ativo, com disposição física ao chegar em casa. As dificuldades passaram a ser mais fáceis de suportar. Acabaram-se as noites de insônia. Sentia-se mais jovem, feliz, mais bonito, até. Mas sentia-se só.
Toda a noite ia para sua nova casa para ninguém o receber. Punha a mesa sempre para um, quando o fazia. Então se olhou no espelho e viu que apesar de mais cuidado os anos haviam realmente passado e ele possuía uma história. Viu que realizara projetos com os quais sonhava, mas ainda estava incompleto. Nessa noite, não conseguiu dormir bem. Ainda assim acordou revigorado e com uma nova idéia em mente. Trabalhou esmeradamente todo o dia, mas contava as horas para o momento de fechar as portas e realizar seu novo projeto. Finda sua jornada, foi para sua nova casa, vestiu sua roupa nova, arrumou seu novo penteado, usou seu novo perfume e entrou em seu novo carro. Dirigiu por uma rua que conhecia bem, lembrava-se de seus detalhes. Parou em frente a uma casa, onde crianças brincavam no jardim. Andou devagar em direção à porta, e por mera educação, tocou a campainha.
Foi recebido pela mulher mais linda que já havia visto em sua vida. Como um velho conhecido, perguntou como ela estava. Quando adentrou naquele lar, seu coração disparou e com lágrimas nos olhos, disse à mulher mais linda que já havia visto em sua vida: muita coisa mudou em mim desde a última vez que nos falamos, mas existe algo em mim que não mudará enquanto eu lembrar do nome que tenho: meu amor por você.
A mulher realmente ficou surpresa. Afinal, aquele homem saíra de casa porque o ambiente doméstico o sufocava. Ele dizia que precisava se encontrar. E de repente, ele vem bater à sua porta, diferente, renovado.
Então, a mulher mais linda que já havia visto no mundo sorriu como ele já não via ninguém sorrir, e olhando em seus olhos disse que não reconhecia no homem à sua frente o mesmo homem com quem compartilhara anos de sua vida. Disse a ele que realmente estava mudado e que parecia melhor, mas que mesmo assim, precisava de um tempo para reconhecê-lo.
Ao ouvir essas palavras, o homem sentiu que o chão lhe faltava e que de nada adiantava ter feito grandes coisas se não tinha com quem comemorar suas conquistas. Voltou para seu novo endereço, aqueceu uma pizza congelada e foi dormir cedo, com a sensação de impotência que deixara de pertencer a sua vida, desde que resolvera mudar de atitude. Enquanto isso, a mulher pensou em seus filhos, na história que haviam dividido e decidiu que lhe daria uma última chance, afinal, se ele conseguira realizar tanta coisa positiva na vida profissional, poderia sim ter uma nova postura com ela.
Então, eles saíram para jantar e decidiram que o homem voltaria a morar na casa da mulher mais linda que ele já viu na vida. E todas as noites ele encerrava seu expediente e voltava para aquela casa, que era sua. Ela o recebia de braços abertos e com um beijo, trancava bem a porta e dizia que era só para ter certeza de que ele não iria mais embora.