Xampu de abacaxi
Não soube o motivo pelo qual prestou atenção ao anuncio da próxima parada do ônibus, nitidamente ouviu a voz feminina mecânica harmoniosa: “Próxima parada, estação Passeio Público”. Vários passageiros entrando e saindo ao mesmo tempo. Surdos vendiam canetas; adolescentes com o uniforme azul celeste entravam aos berros e empurrões – tudo estava dentro de uma normalidade rotineira. Momento em que entra uma jovem com um xampu nas mãos assobiando e cantarolando uma música que ele rapidamente identificou “Raindrops keep falling on my head, raindrops keep falling on my head”.
Dar atenção para aquela moça de cabelos curtos e roupa preta deslocava os pensamentos que, até então, estavam tomados pelo desejo de que o emprego, em uma estação termoeléctrica na França, se confirmasse. Falava francês precariamente, porém falava inglês fluentemente, isso iria ajudar em sua avant premièrie. O mais estranho é que a menina veio sentar ao seu lado, ainda assobiando e cantando aquela música e, assim ensimesmada, começou a falar: “Adoro essa música, é de um filme, você deveria ver ...”
As palavras soaram-lhe como se fora transmitida por satélite e mais robótica do que a voz que falava a cada estação. Quis saber mais sobre aquela menina morena-clara; perguntou seu nome, mas não obteve resposta. Questionou para onde ia, nada. Alguns minutos de silêncio até o terminal, então a moça falou: “Fui comprar xampu de abacaxi, fui sozinha, meus cabelos são do tipo seco”.
Nesse instante, no ônibus ainda parado na plataforma de desembarque, entrou uma jovem senhora com os olhos rápidos a procurar entre os passageiros, até ir na direção do rapaz e da moça. Disse para ele: “Ela é autista, sumiu fazem uns vinte minutos, me falaram que ela tinha entrado nesse ônibus, mas agora tá tudo bem”. Saiu levando pelo braço a menina dos pingos de chuva e do xampu de abacaxi que, não mostrou a menor resistência e, saiu dali, deixando um homem quase apaixonado. “Raindrops keep falling on my head, raindrops keep falling on my head”. Próxima parada...