Intensa

Primeiro foi a maionese. De uma hora para outra parou de comprar a tradicional e começou a experimentar todas as que tinham sabor: limão, bacon, ervas finas. Depois foi o catchup. Passou a comprar o picante. Os condimentos estavam em quase tudo. A mostarda tinha que ser forte. Vidros e vidros de conservas de pimenta ocupavam seus armários.

Os amigos que vieram jantar com ela no sábado estranharam. A comida que sempre fora temperada na medida, com aquele gostinho de carinho de mãe, agora ardia na boca. Os molhos que acompanhavam os pratos eram muito temperados. Lívia comia com prazer. Tudo estava exatamente como ela queria. Os sabores eram exatos. E riu quando os amigos começaram a beber sem parar e a respirar pela boca. Eles ainda não estavam preparados para a intensidade.

Na verdade, nem ela tinha se percebido intensa até alguém perguntar se ela estava tentando apimentar a vida.

- Por enquanto só quero apimentar a comida. – respondeu sorrindo.

Ficou um tempo pensando no que ouvira. Ergueu uma das sobrancelhas, sorriu novamente e continuou comendo. Toda aquela mistura de sabores fortes a alterava. Ela só não sabia até que ponto.

Pedro também estranhou. Ele já estava com Lívia há dois anos e sempre que vinha passar a noite na casa dela, era surpreendido por uma nova maneira de apresentação dos pratos. Lívia adorava cozinhar. Ele adorava tudo o que ela preparava. Mas não gostava dos acompanhamentos. A cada prato uma mudança de comportamento o atingia. Lívia estava mais dinâmica, ainda que se movesse lentamente como sempre. Ondulava ao caminhar de uma forma tão natural que ele a princípio não percebeu. Precisou comer uma salada com ricota e pimenta preta para notar que ela não era mais a mesma e que ele não a estava acompanhando. Algo a fazia mudar. Talvez alguém.

Lívia passou a escolher os vinhos com mais cuidado. Não por esperar Pedro para jantar, mas para beber sempre que sentisse vontade. Escolhia os mais adstringentes. E uma satisfação bem peculiar a tomava quando via que a bebida manchava o copo.

Quando suas roupas bem comportadas não tinham mais nada em comum com ela, passou a comer chocolate meio amargo. Deixava as pernas a mostra e os pés livres em sandálias altíssimas e só tomava café expresso com o mínimo de açúcar. Achou melhor cortar os cabelos.

Pedro viu a mudança embasbacado. E comeu com avidez a comida cheia de malagueta e gengibre que ela servira. Sua boca ardia. Mais do que isso. Seu corpo entendia o que estava acontecendo e ele gostou do que sentiu. Havia mais do que apenas comida na mesa. A mensagem foi assimilada. Olhou demoradamente para Lívia. Não era só sua boca que ardia.

Desire Manville
Enviado por Desire Manville em 26/11/2008
Código do texto: T1305232