A vaca

Era um domingo de primavera, meio da tarde.Estava abafado o tempo , com chuviscos e umas saídas tímidas de sol , ao mesmo tempo. Tudo parecia tranqüilo para aquela cidadezinha de quase dez mil habitantes.

Como era domingo e quase não acontecia nada de importante ali, as pessoas reuniam-se nas suas sacadas; as comadres tomando chimarrão e comendo guloseimas ;os homens a colocar conversa fora sobre futebol , mulheres , política...ao meio de crianças brincando ao redor(quando as tinham).

Tudo parecia correr bem ,até que de repente , ouviu um som .Som de mugido de vaca.As pessoas , nas suas sacadas ,no centro da cidade, acharam que era uma dessas buzinas modernas que imitam animais ou uma bicicleta de um garoto .Ninguém deu importância.As conversas continuaram então.

Mas aquele som continuou e cada vez mais alto.Agora meio choroso , perdido .Todos que estavam na frente das casas ou apartamentos se surpreenderam ao ver uma vaca , cruzando uma das ruas da cidade ,e mugindo forte e forte. Ninguém quis acreditar que isso estava acontecendo em plena tarde de domingo e no século XXI. As crianças eram as maiores telespectadoras.Os mais velhos caiam na risada."Uma vaca perdida no centro!!", diziam uns.

A vaca caminhava em passos lentos ,com a corda no pescoço.De cor creme , meio magra, parecia que dizia "Estou perdida, socorro!Ajudem,cadê meu dono?"

Uma vizinha curiosa ,lá pelos seus 40 ou 50 anos , logo resolveu ligar para a polícia , pelo celular. Ela se gabava em dizer que sabia de tudo e de todos ali. E ainda passando informações ,a polícia chega.

O outro vizinho , chegou até o portão de sua casa , com seu sanduíche pela metade e na outra mão , uma corda para amarrar a tal vaca.

A polícia , com rádio amador, comunicando-se com os bombeiros do município. O caso da vaca virou notícia central naquela tarde.E a vaca continuava mugindo desesperadamente.

Tinha gente que até já estava vendo como ia colocar o anúncio na rádio , na sessão "Achados e Perdidos".Uns diziam "Vaca no centro na cidade perdida!" ; outros "Procura-se vaca no centro". E ninguém chegava a uma conclusão.

E o tempo passava.Os curiosos aglomeravam-se na rua . O homem do sanduíche , já estava amarrando a vaca numa arvorezinha , quando o dono aparece.Com corda e tudo mais.

A chuva tinha colaborado , pois parou , só deixando o tempo abafado e com um pequeno arco-íris no céu.Os bombeiros já estavam se preparando para ir embora ,visto que tinham casos mais graves a solucionar.

A vizinha "sabe-tudo" ,estava se achando o máximo, dizendo que graças a ela , o dono aparecera e que mais uma vez o povo tem uma dívida com ela.As pessoas iam saíndo de fininho ,retomando suas rotinas , seu chimarrão e tal e coisa.

Por alguns dias ainda , o caso da vaca ia permanecer nas rodas de conversa , até surgir algo novo e surpreendente. Mas ia ser "Procura-se uma vaca no centro!"

Barbra Cerutti
Enviado por Barbra Cerutti em 27/10/2008
Código do texto: T1250881
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.