VOLUTA HEBREA

A ressaca da véspera fora violenta.

O mar bateu com força nas pedras, arrancou coqueiros, desmoronou o talude.

Pela manhã as algas cobriam quase toda extensão da areia.

O vento morno, carregado de sal, ardia nos olhos já bastante mal tratados pelo sol forte.

Fui passear na praia...

Examinar o estrago da véspera.

Ao longo de toda praia muitas fisálias coloridas, do róseo até o vermelho denso, com bordas roxas estavam com seus fios urticantes emaranhados nas algas arribadas.

Em meio ao amontoado de algas, uma concha se destacava, grande e vistosa, com seus adornos roxos em fundo creme.

Apanhei o animal para melhor observá-lo.

Quando me dispunha a devolvê-lo ao mar, as duas figuras difusas que tinha visto ao longe caminhando em minha direção, estavam bem perto, e eram a visão do paraíso, num micro biquine que deixava ver toda exuberância das formas das deusas gregas, uma muito branca e a outra de olhos e cabelos morenos ondeados como a água do mar muito verde em nossa frente.

Os passos indecisos, levavam a lugar nenhum, e como eu, observavam o desastre marítimo.

Parei para admirar aquele espetáculo como se observa uma obra de arte numa rara exposição.

A morena parou em minha frente e apontando para o animal, falou para o rapaz que estava com elas, numa língua que lembrava francês.

Ela pediu para pegar, eu entreguei e disse o nome científico do gastrópode, Voluta hebrea.

Enquanto falávamos, o rapaz retirou um saco plástico da bolsa e guardou o animal tão comum nas praias do nordeste brasileiro.

- Não. Disse eu enfaticamente. Vocês não vão levá-lo a lugar algum.

- Somos biólogos e vamos levá-lo para estudo.

- Não, retruquei.

- Mas é só esse, não vai fazer falta.

- Vai sim e eu não vou permitir que vocês matem o animal adulto para nada.

- Mas em nossa universidade e ainda não tem um exemplar como esse.

- E vai continuar sem. Se quiserem podem fotografar, mas levá-lo, não. Eles já foram coletados e estudados exaustivamente, existem inúmeros artigos sobre essa espécie.

- Mas nós somos biólogos e podemos coletar para estudos...

- Tudo o que vocês precisam saber sobre ele, já está na literatura especializada. Eu também sou biólogo e pelo menos esse Voluta hebrea, vai continuar vivo.

Dizendo isso rasguei o saco plástico e arremessei o molusco de volta ao mar que estava subindo, a galope, em nossa direção.