VOCE NÃO SABE O QUE É CONSCIÊNCIA
Ano passado encontrei-me com o Tião Budega, ali na 25 de Março, região central de São Paulo. Fazia um calor de mais ou menos uns 30º, e o Tião estava parado próximo a uma banca de jornal com o seu isopor vendendo refri e cerveja. O Tião é um alemãozinho encruado, de mais ou menos 40 anos, sossegado como ele só. Dizem os amigos que uma vez o deixaramele tomando conta de duas tartarugas, e por incrível que pareça uma fugiu e a outra morreu de tédio. Perguntei ao Tiãozinho como é que estava a vida, e ele naquele sossego todo, me olhou mansamente e depois de alguns segundos respondeu que estava tudo mais ou menos bem.
----Ué, mas por que mais ou menos bem? --Perguntei
----Ah rapaz... Dias destes tive um prejuízo danado. Perdi toda a minha mercadoria!
----Não Brinca Tião! Foi o rapa?
----Que nada, foi um pessoal ali no Anhangabaú!
----Mas como aconteceu? Te roubaram na cara larga?
Nesse momento fomos interrompidos por um rapaz que pediu um
refrigerante. O Tiãozinho atendeu o cliente e continuou a conversa.
----Pois então rapaz! Foi no feriado da consciência negra!
----Na semana passada, então? --Indaguei.
----Isso mesmo! Na semana passada! --Confirmou ele.
----E o que você estava fazendo ali pelos lados do Anhangabaú! Ali só
tem nóia, boiola e prostituta!
----Eu sei, mas é que teve a festa da Consciência Negra, e eu fui até
lá dá um trampo...
Parou novamente para atender a uma senhora, que perguntou como fazia para se chegar até a Galeria Pagé. Dava até sono de ver ele dando explicação. Meu Deus do céu como podia ser tão sossegado daquele jeito.
Diziam, os mesmos amigos, que o Tião pra morrer de repente levaria umas duas semanas.
Depois de ter explicado pra coitada da mulher, que se tivesse saco, teria ficado com ele cheio, retornou a conversa.
----Ai eu cheguei lá no Anhangabaú mais ou menos às duas horas da tarde, e já estava lotado. E logicamente, dia da consciência negra, tinha uma negraiada danada lá. E eu ali com o meu carrinho de isopor carregado até a boca de cerveja, pensei comigo: --Hoje eu lavo a égua!
----E tava um calorão danado no feriado, né! --Comentei com ele.
----Tava! E por isso mesmo eu achei que ia vender cerveja pra
caramba ali no meio daquele mundaréu de gente. E eu rapaz, cai na
besteira de entrar bem lá no meião, onde tava uma muvuca danada, e foi ai que aconteceu a merda.
----Não brinca Tião! --Interrompi já imaginando mais ou menos o que havia acontecido.
----Eu só sei que começou a juntar de gente em volta do carrinho, e eu muito besta pensei que eles queriam comprar. Que nada... Viraram o meu carrinho de pernas pro ar, e foi cerveja que voou pra tudo quanto era lado.
Rapaz eu só sei que se formou um salseiro danado, me roubaram toda a cerveja e a única coisa que eu consegui salvar foi o carrinho, pois o isopor eles arrebentaram tudo.
----Puxa vida Tião! Mais que zica da porra heim! --Comentei penalizado com a situação dele.
----Zica? Põe zica nisso! E vou te dizer mais uma coisa! O dia era da Consciência Negra, mas aqueles negrão ali... Não tinham consciência nenhuma!
Controlei-me ao máximo pra não me estourar de rir, pois seria muito
engraçado se não tivesse sido tão trágico. Pelo menos para o Tião Budega, coitado.