João Pessoa - PARAÍBA

Certa vez, um grupo de amigos ia viajar pelo Brasil e me pediram uma opinião de um lugar encantador.

Sugeri a cidade que adotei pra mim, João Pessoa.

Alguns silêncios depois, um comentário corajoso me afrontou ao perguntar: - João Pessoa não é a capital da Paraíba? Não é em João Pessoa que as casas são de barro e as pessoas sentem fome?

...

Que tipo de comentário é esse? Eu poderia passar a noite falando das belezas, raridades e peculiaridades da minha linda João Pessoa. Apesar de não ser naturalizada pessoense, moro aqui tem muito tempo e posso falar como quem conhece, que João Pessoa é uma das capitais mais lindas do Brasil.

Comecei falando das praias.. Ah, as praias, lindas praias.. Falta até o folego quando falo do mar, da areia, do sol! Não há palavras que descrevam a alegria que sinto quando acordo e vejo o mar, quando ele olha pra mim e eu posso respirar. Sabe cheiro de férias? Pronto. As ondas são boas, o vento acorda os coqueiros, a luz do sol invade cada pedacinho da cidade, iluminando o dia às 5:00 da manhã.

Sendo João Pessoa o ponto mais oriental das américas, o sol nasce primeiro aqui. Isso é uma vantagem, viu? Posso aproveitar mais o dia, o dia lindo que sempre contempla minhas manhãs. Não existe tempo feio aqui.. Quando tá chovendo, é uma alegria, quando tem sol é uma alegria maior ainda. Me perdoem os que não são nordestinos.. mas eu não troco meus 30° por nenhuma temperatura tentadora.

Falei da calmaria que é morar em um lugar em que a violência existe, mas não é desenvolvida como nas capitais vizinhas.. Ainda são vistas crianças brincando nas ruas, mulheres que saem pra trabalhar a noite, jovens que saem para balada, sabendo que vão voltar pra casa. Falar em baladas.. as vezes eu fico com raiva quando quero sair e não tem pra onde! Aqui deve ser a única cidade em que você tem dinheiro, tem carro, tem companhia.. e não tem onde ir. É tudo calmo demais, tudo tranquilo demais, tudo silencioso demais.

Como falava para um grupo de meninos, falei das meninas paraibanas.. Lindas, exóticas, com um sotaque inigualável (pode tentar falar mainha, painho, oxente.. não é a mesma coisa).

Falei da música, sem comparação.. não tem como comparar Elba Ramalho, Chico César, Zé Ramalho, Flávio José! Mais paraibanos ilustres? Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos.. E as comidas? Ah, não vou falar pra não dá fome.. tapiocacuscuzrubacãocarnedecharque..

Ah, troco não, cara.. João Pessoa é capital, que conversa é essa de fome e casa de barro? uma dica aí.. joga no google.

nunca mais falei com ele, os meninos acabaram indo pro Sul.. ai ai

EU SOU PARAÍBA - NÃO NEGO.

Lihmelo
Enviado por Lihmelo em 16/09/2008
Reeditado em 16/09/2008
Código do texto: T1181854