LIÇÃO DE ECOLOGIA

No riacho Guarulhos que a poluição matou havia muito Beta, (Beta splendens) peixe facilmente adaptável à vida em aquário, carnívoro e nada exigente quanto às condições do cativeiro.

Peixe valente, bom de briga e belíssimo quando adulto.

Com restos de mosquiteiro, um bastidor circular e cabo velho de vassoura, fizemos um puçá e marcamos a pescaria.

Arranjamos garrafas e logo cedo saímos de casa...

Teríamos que atravessar a linha do trem e andar muito até chegarmos ao riacho.

Sem grande dificuldade pegamos dois peixes para cada um.

Os animais estavam quase parados por baixo de umas espumas presas nas baronesas (Eichornia crassipes).

Consegui um azul e um vermelho lindos, grandões.

O sol muito quente nos avisou que já deveríamos estar em casa para o almoço.

Voltamos correndo e chegamos afogueados.

Deixei minha garrafa escondida no jardim porque sabia que mamãe iria reclamar.

Entrei e levei um carão por ter perdido a hora do almoço.

Banho com bucha vegetal para tirar a lama das pernas.

Mamãe foi dormir depois que cheguei e avisou que eu não poderia sair antes que ela acordasse.

Mas eu não queria ir para a rua.

Eu precisava arranjar outra garrafa para poder separar meus Betas antes que eles se matassem brigando.

Achei outra garrafa no quintal, lavei e separei meus animais...

Agora eu era proprietário de dois animais perfeitos que brilhavam na luz através da água limpa.

Coloquei as garrafas na mesinha do centro do terraço, com papel entre as duas para acalmar os animais que ficam armados para briga quando um vê o outro.

Nesse dia mamãe dormiu mais que o costume.

Eu fui para o quintal dar milho para as galinhas.

Na época eu achava que era um grande disfarce, hoje sei que era a dica de que eu tinha feito algo fora do “normal” quando ia dar comida às galinhas.

Boquinha da noite mamãe me perguntou onde eu tinha arranjado os Betas e o que eles estavam fazendo no terraço dentro daquelas garrafas sujas.

Contei toda façanha nos mínimos detalhes.

- Amanhã, logo cedo, você vai colocar esses bichos no mesmo lugar onde pegou. Você não tem responsabilidade para cuidar de animais nem dinheiro para comprar aquário e nem ração para eles.

Esses Betas são adultos e você destruiu os ninhos, quando mexeu na espuma que eles estavam por baixo.

Imagine se todo mundo fizer isso que vocês fizeram, os Betas vão acabar e os mosquitos vão tornar a vida da gente um inferno, pois são eles que comem grande parte dos filhos dos mosquitos que transmitem a elefantíase, aquela doença que dona Donzinha tem na perna.

Nessa noite, mamãe falou com as mães de Cabeça da Burra e de Barretinho.

Dia seguinte, contrariados, fomos devolver ao riacho, os animais que havíamos pegado, mas na volta, tiramos escondido, um bocado de jambo do Pará do quintal de Seu Vieira.