CRIME COMPENSA
O fogo de futebol acabou antes do final da partida.
A mãe de Barata Tonta mandou ele entrar e guardar a bola.
O safado não tinha feito o dever de casa e quando a mãe dele chegou a irmã dedurou.
Por causa disso, Barata Tonta levou uns puxavantes de orelha e castigo por três dias sem sair de casa.
A mãe dele ameaçou contar para as nossas mães para estender o castigo para todos.
Seria um castigo geral. Barretinho disse a dona Adélia que se ela quisesse ver, ele iria buscar o caderno com o dever de casa feito.
Cabeça da Burra disse que o pai dele tinha ajudado a fazer o dever.
Eu caí fora antes que sobrasse para mim...
Fomos para o muro do convento. Passamos pelo buraco. Peguei melão de S. Caetano e fui colher mel.
O processo era assim, amassava as folhas do melão e passava nos braços e na cabeça, principalmente nas orelhas, para evitar que as abelhas ferroassem, chegava junto às colmeias rastejando e ficava de pé no lado contrário ao da saída dos insetos.
Retirava a proteção contra chuva, abria a tampa e lá estavam as melgueiras repletas de favos cheinhos de mel.
Retirava com muito cuidado para não despregar tudo e entregava ao colega que estava deitado no chão.
Também não podia tirar todos os favos se não as abelhas podiam abandonar a colmeia.
Depois era só fechar com o mesmo cuidado e partir para outra colmeia ou fugir engatinhando, com o produto do furto preso nos dentes, pelo mesmo buraco do muro.
Nesse dia, depois de cumprido o ritual com o melão, entrei no quintal do convento protegido pelas mangueiras.
Os cachorros estavam presos.
Depois da cerca, estavam as colmeias do Padre Estevão, cheias de mel esperando para ser colhido.
O padre, já muito velho, usava uma bengala para poder caminhar. Lentamente ele vinha chegando ao apiário quando eu ainda estava em plena coleta.
Barretinho avisou, mas eu não podia deixar a colmeia aberta.
Tinha que ser rápido e cuidadoso para não assanhar as abelhas Apis melífera que são muito valentes.
Quando terminei o serviço, o padre estava a menos de três metros.
Uma bengalada daquelas de rachar a cabeça seria o mínimo que eu levaria.
Joguei-me no chão e de gatinhas, passei como uma bala por junto do padre que estava com tanta raiva que estava falando em alemão.
O susto desse dia foi tão grande que passamos um bom tempo sem comer mel...
Depois reincidimos porque, pelo menos nesse caso, o crime compensa.