IGNORÂNCIA

IGNORÂNCIA

A ignorância é a chave que abre a porta para o conhecimento.

Quando não tinha conhecimento sobre o real sentido do que era um resumo, assumi a postura de reescrever uma parte do livro em estudo e vendia para mim mesma a idéia de estar fazendo um resumo.

Hoje, passado o primeiro momento fico pensando, o que é ser ignorante? Será a falta de conhecimento acerca de alguma coisa ou a curiosidade não havia chegado? Nem uma coisa nem outra. A ignorância é o não conhecimento de algo da qual eu não domino, ou seja, conheço profundamente sobre a área em que estudo mas, não domino outra área que não seja a minha especificidade.

Na universidade fazendo minha segunda pós, consegui entender e até ri de mim mesma o que é um resumo. Pode?. Passei por duas graduações e só agora consigo entender o que é um resumo, parte por parte.

Mas o que é um resumo acadêmico? Para que serve? Quais são os objetivos de um resumo?

Primeiro, tirar as idéias principais do texto sem deixá-lo morto, manco, sem entendimento. O bom resumo é dizer em poucas palavras sem perder o sentido do texto. É preciso ter critérios definidos, um roteiro, avaliar o texto, ou seja, ler, entender e interpretar, julgar se for necessário.

Ter conhecimento prévio do texto para extrair em potencial seu miolo e explicitar a idéia central.

Existe informações no corpo do texto que são irrelevantes, não é necessário mas, para ajudar ao leitor melhor comprensão será necessário ler todo o texto.

Há porém escritores que precisam escrever muitas palavras para se fazer entender, que é o meu caso, por exemplo.

Nesse panorama de construção sobre o que é um resumo não será demasiado a explicação detalhada.

A originalidade de um resumo está basicamente ligado ao conhecimento prévio de mundo que o acadêmico possui.

O resumo exige de todo acadêmico em formação boas leituras, domínio da escrita e muita reflexão. Não é no volume de palavras que o leitor irá entender o que se quer dizer, melhor dizendo, o bom escritor é aquele que escreve pouco e diz muito.

Entretando, escrever nunca foi fácil, dominar a escrita exige um certo poder argumentativo, convencer o leitor à sua idéia.

Telmabezerra