Os Exames

Algumas situações ocorrem eventualmente com a gente que merecem registro. Estes fatos aconteceram por ocasião de meus exames de laboratório que faço anualmente.

Fatos estes que narro para vocês em 3 atos:

Primeiro Ato – O Pedido de Informações

Gente, uma das piores coisas é quando alguém resolve adivinhar o que você quer!

Paciente – Bom dia!

Atendente – Bom dia senhor! O senhor veio pegar algum exame?

P – Não!

A – O senhor veio para coleta de material?

P – Não! Eu vim...

A – Pois não, pode falar!

P – Muito Obrigado. Preciso fazer alguns exames e gostaria de obter informações.

A – Ah, sim!

P – (Mostrando o pedido do médico). Gostaria de saber quais os procedimentos e o valor a ser cobrado.

A – O Senhor deve vir em jejum de 12 horas e o valor é R$ 108,00 com 10% de desconto a vista.

P – Só isso?

A – Só isso, senhor!

P – Muito obrigado e até amanhã.

Segundo Ato – A Coleta de Materiais

P – Bom dia!

A – (A mesma) Bom dia. O Senhor veio...

P - Eu vim para coleta de material para exames (mostrando a solicitação)

A – (Após emitir um recibo) São R$ 108,00

P – Não, eu tenho 10% de desconto.

A – O Senhor vai pagar a vista?

P – Sim!

A – Então são R$ 99,20.

P – OK.

(...)

A – E então Senhor são R$ 99,20

P – Tudo Bem!

(...)

P – A senhora quer que eu pague agora?

A – Sim, é a norma!

P – Peraí, primeiro eu trabalho para depois receber e vocês estão querendo receber primeiro para depois trabalhar?

A – É assim que tem que ser senhor!

P – Tudo bem.. (Entregando o cartão para débito).

A – Não temos como cobrar com cartão, tem que ser dinheiro ou cheque.

P – Não trabalho com cheques e não carrego dinheiro.

A – Ao menos a metade como sinal.

P – (Consultando a carteira) Tenho apenas R$ 10,00!

A – (Pegando o dinheiro a contra-gosto e entregando o recibo) Aguarde, por favor.

P – Tudo bem!

Coletora – Sr. Paulo Martins da Silva...

P – Presente!

C – Entre e sente-se aqui, Senhor.

P – Obrigado.

C – O Senhor está em jejum?

P – Sim.

C – O senhor já urinou hoje?

P – Sim, duas vezes.

C – Mas a primeira urina do dia deve ser para os exames!

P – Negativo, não fui instruído com relação a isso. Estive aqui ontem e a atendente disse que bastaria estar em jejum.

C – Não senhor!

P – É a sua palavra contra a dela!

C – Não é isso que eu quis dizer.

P – Quer dizer que eu fui mal orientado?

C – Não sei senhor!

P – O que a senhora sugere?

C – Ou o senhor aguarda uma hora ou trás a urina para a gente mais tarde.

P – Volto mais tarde, já perdi tempo no trabalho quando vim solicitar informações.

C – (Após coletar o sangue) O Senhor leva este frasco e trás o material. Primeiro passa na recepção e registra a falta de material.

P – OK, Tchau.

Atendente – Pois não!

P – Porque a senhora não me informou ontem que a minha primeira urina deveria ser de vocês?

A – Mas o senhor não sabia?

P – Tanto não sabia que vim exclusivamente para me informar e não fui informado.

A – Sinto muito!

P – E eu mais ainda!!

Terceiro Ato – A Retirada do Exame

P – Bom dia!

A – (A mesma) – Bom dia. (Desta vez não tentando adivinhar nada, considerando que eu já era velho conhecido)

P – Vim buscar meus exames (entregando o recibo)

A – Um momento. (Localizando-os)

P – OK.

A – São R$ 108,00

P – Não, eu tenho 10% de desconto!

A – Não senhor. Teria desconto se o senhor pagasse a vista.

P – Mas eu vou pagar a vista, inclusive já dei R$ 10,00 de adiantamento!

A – Não é isso senhor! O desconto seria se o pagamento fosse efetuado no dia da solicitação.

P – Quer dizer que eu teria desconto se pagasse ADIANTADO, não é isso?

A – Bem, pode ser!

P – Pois eu não estou solicitando prazo para pagamento ou parcelamento!

A – Tá...

P – (Pagando R$ 98,00 pos já havia adiantado R$ 10,00, lembram?) – Obrigado!

A – Por nada...

P – (Pensando) “Estão me achando com cara de idiota”

A – (Supostamente Pensando) “PQP mais que sujeito mais chato, tinha que aparecer um no final do dia”

O Fim

PS: Por felicidade e prevenção os resultados não acusaram nada de anormal, que no fundo mesmo é o que interessa. Tô Zerado!!!