O RETRATO DA EDUCAÇÃO: "NÃO DEIXEM A EDUCAÇÃO MORRER"

Se disermos que a Educação não tem jeito neste país

estamos mentindo, porque estão recebendo condecoração até quem não se formou.

Assisti recentemente a um recital de uma figura importantissíma da música popular brasileira que não tinha o segundo grau.

Agora imaginem passar dez anos numa cadeira da universidade, fazendo graduação e pós graduação para ganhar uns trocados e ainda não poder reclamar.

O retrato da nossa educação está rachado, trincado.

Será que os governantes estão mesmo querendo que a população seja alfabetizada?

Quando reivindicamos alguns trocados a mais, somos misturados aos cobradores de ônibus, qual a diferença mesmo hem?

Ganham mais que nós.

Agora vamos voltar no tempo.

Para que um juíz chegasse a esse posto ele teve de passar pelas mãos de quem? De uma professora da educação infantil. Educamente ensinando todas as letras do alfabeto, como é a letra A e a, E e e, e assim por diante.

Onde está a valorização do professor gente do meu Brasil.

Que regalias nós temos?

Não temos tempo para se formar, porque nosso país não investre na educação básica, não investe no professor. Sou eu quem paga minha pós-graduação??? Quem está se importando com isso? Quem?

Estão passando as crianças sem saber ler para aumentar o índice de aprovação, pois não se pode reter o aluno, onde já se viu uma criança da 5ª série não saber escrever ser próprio nome! E a qualificação desse professor onde está?, "esse" professor está fazendo o quê na sala de aula? Um ano não foi suficiente para o aluno aprender no mínimo seu nome?

Esse retrato está estampado nas universidades, quando uma professora do curso de letras escreveu a palavra "perpectiva numa pós graduação, pode? E esse não é um fato isolado.

Porque o importante não é saber fazer, é passar e mostrar um papel timbrado com o nome de "APROVADO Aprovado em quê" Sabendo disto muitos campos avançados estão colocando professores no mercado de trabalho, desvalorizando a nossa educação. Professores que não tem condiçõe de ensinar a lição do seu filho, porque não sabem conjugar o verbo "Saber" ou "Ensinar" De quem é a culpa? Minha? talvez, porque faço parte da massa de um corpo onde eu não tenho poderes individualmente para reter esse sujeito.

As monografias compradas e copiadas, ou seja, charadas.

Nosso retrato está embaçado, por àqueles que vão estudar no exterior porque a nossa educação não é suficiente.

Antigamente éramos obrigados a dar lição, porque senão a colher de pau na cabeça era certa.

Fui do tempo da palmatória e orelhas de burro, fui sim e não me envergonho, foi assim que eu obtive alguma coisa do que sei hoje.

Nosso retrato está quebrado, colar, ajeitar não vai deixá-lo perfeito.

Hoje é dia de mudanças. Nosso país tem jeito, se eu e você e os 170 milhões de brasileiros espalhados por este Brasil tomar a iniciativa e ressignificar a maneira de ensinar.

Não podemos compactuar com a ignorância, ou seja, nós podemos fazer a diferença e não deixar nossos pequeninos morrer nas salas trancafiadas das selas de uma prisão.

O retrato é meu, é seu, é nosso.

Não deixem a educação quebrar nem morrer.