Mês de São João

Amanhecia o dia na cidadezinha...No fogão de lenha a água fervendo espera a pamonha.O milho é descascado pela multidão de mulheres risonhas, engraçadas, que fazem piadas, e riem agradecendo a Deus pela fartura do ano, muita chuva, muito milho, feijão verde...Esse é debulhado na calçada a duas, três, quatro ou cinco mãos...Tantas que se perde a conta...

Na rua calma, pequenas aglomerações nas calçadas, falam dos acontecimentos da noite anterior ao pé da fogueira, dos forrós, de quem namorou quem, quem apareceu de novato, da banda se era ruim ou boa demais...Pronto, a manhã passa e a mãe grita: -vamos meninas, a água tá secando! Com água não se pode brincar. Se bem que a chuva foi boa, mas e o sertão tá seco, pode não chover mais, e afinal a cisterna é pro ano inteiro ou para os que não vier a chover.

O milho lá na cozinha já está descabelado, e o ralo rec-rec, já ralou um saco inteiro, tá na hora de ralar o coco, pra pôr na canjica, pra pôr na pamonha, pra fazer bolo...A meninada ajuda, uma quebra, a outra côa a água e bebe, outra rala...E a risada solta dá vida ao mês junino na cidadezinha do interior...

Depois de um tempo longo preparando a mesa farta de comida de milho, o mais nobre ingrediente plantado pela família na roça, chega a hora de separar a lenha pra fogueira...Da melhor! Para agradecer a São Pedro pela chuva que mandou! E se pede: São Pedro não chova hoje que a gente quer comemorar!Um forró pra cá, um chote pra lá, um pisa-pisa no quintal e a fogueira queimando, esfumaçando, deixando todo mundo com catinga de fumaça! Que nada, ninguém se importa.Só se nota a dança, a festança, o bate -bate, a caipirinha com tira-gosto: pamonha, canjica, bolo preto: Uma mistura de mel de rapadura, coco, farinha de mandioca e temperos da terra.

E assim a noite inteira ao pé do fogo, assando uma beira de carne de sol, tomando uma cachaça, cerveja, essa não dá:Tá frio demais e São Pedro cooperou, não choveu.Só caiu do céu foguetão, pra abrilhantar a festa de São João, quer dizer, não era de São Pedro? Tanto faz, na cidadezinha do nordeste todo santo é comemorado e homenageado no mês de João, que é Junho...Mas que é encontro das famílias do sertão...