BOIADEIRO
BOIADEIRO
O velho boiadeiro levanta de madrugada, depois de um dia de luta, para tocar a boiada. Pega a velha e boa lamparina e sai no pastinho para procurar o seu cavalo.
Para boiada ele levar. Com seus pés molhado de orvalho da noite, e puxando o seu cavalo, vai até o velho paiol, arreia o cavalo, amarra o laço na garupa. Coloca o peitoral feito de argolas, amarelas. Coloca a cabeçada feita de argolas também, e a sua rédea feita de crina de cavalo, chamada sedem.
Depois do seu alazão arriado, caminha até a cozinha e toma seu café, ali sentado no rabo da fornalha, para o frio esquentar.
Em seguida, pega a sua matula e se despede da amada.
Vai até o seu cavalo, calça as suas esporas e pega sua vara de ferrão, chama o bom e velho companheiro de viagem e sai a galopar, pelo estradão.
Para encontrar com os outros peões, e seu companheiro segue a latir. Porque acha bom.
E ao encontrar os companheiros ao raiar do dia conta e solta a boiada no estradão, no começo há muito trabalho, porque os marruá não quer a estrada pegar, parece que sabem o que vai acontecer no final da viagem. Mais, os boiadeiros não deixam eles voltar e pelo retão, todos vão a chorar, a vigem até a estação e longa eles vão montados em seus cavalos e contanto suas aventuras passadas.
E pelo campo a boiada segue, e da muito trabalho, a noite chega, recua a boiada e vão repousar, e cansado da viagem vão dormir, encima do seu colchunil ali dentro do barracão e o velho companheiro ao seu lado para proteger o seu patrão, o dia amanhece, arreia a tropa e recua a boiada antes de pegar o estradão, para a viagem prosseguir. E depois de algumas léguas, a boiada estoura ai é correria para ajuntar novamente e o seu companheiro do lado sempre disposto a ajudar e para não dar mais trabalho, trela o fujão.
Volta tudo em seu lugar, e ao chegar na estação fica ali sentados para descansar e esperando a mugiana chegar, para a boiada embarcar. Depois de embarcada, volta correndo para sua casa, encontrar a sua amada, para sua vida e sua história continuar.
ARA DO QUARA