Parábola do Bom Samaritano dos dias atuais

Havia um homem chamado José, que após um bom tempo desempregado, conseguiu arrumar um emprego e ao final do mês recebeu seu primeiro salário. E muito contente decidiu ir à igreja agradecer a Deus:

-Nossa! Nem tô acreditando! Eu trabalhei tanto, acordei de madrugada todos os dias, mas valeu à pena!

Minha mulher vai ficar tão feliz quando souber que recebi meu primeiro salário!

Deixa eu ver, 30 do dízimo, 50 do colégio da minha filha, 60 das contas, 60 da passagem, é, acho que vai dar pra tudo!

Vou agorinha mesmo agradecer a Deus, poxa! Meu primeiro salário!!!

Mas no meio do caminho, uma surpresa!O jovem trabalhador é abordado por 3 assaltantes:

-Aeh mano, ta indo pra onde em?

José ignorando, continua a caminhar:

-Peraeh meu chapa, a gente quer trocar uma idéia contigo.

-Desculpa!Mas eu to atrasado!

-Anda otário! Cê num sacou que isso é um assalto não? Passa a grana! Anda! Passa a grana, mane!

-Eu não posso! Esse é o único dinheiro que tenho senhores!

-E eu com isso? Passa a grana! Anda, seu péla saco!

Após espancarem o rapaz, o deixando quase morto, pegam o dinheiro que se encontrava no bolso do mesmo, arrancam uma nota de 2 reais,e jogam em José dizendo:

-Aeh pra você comprar um docinho. Só pra não dizer que eu sou ruim, ta bom meu chapa?!

Todos riem, dão alguns pontapés no jovem ensangüentado no chão, e vão embora eufóricos.

Quando os ladrões dobram a esquina, surge no mesmo momento um rico empresário, que olha para José ao chão e diz:

-Esses mendigos! Estão se espalhando como uma praga!

E segue o seu caminho sem olhar pra trás.

No instante seguinte, passa pelo mesmo local uma cristã, cuja irmã também cristã, ao ver o moribundo, indaga:

-Olha minha irmã, meu Cristo! Será que aquele homem está morto?

-Morto? Duvido! Esse aí deve ter enchido a cara de cachaça e agora ta assim, como um cachorro na sarjeta, credo!

-Não será melhor ir até lá ver se ele ta precisando de ajuda?

-Quí nada mulher! Esse aí só acorda amanhã; eu que não vou sujar minhas mãos com esse bebum! E além do mais, nós já estamos atrasadas para o culto! Vamos!

-Você que sabe, então vamos!

E assim as duas irmãs também seguiram sem olhar pra trás.

Depois de alguns minutos, um cristão passando pelo caminho vê José no chão e corre em direção ao mesmo para ajudá-lo:

-Moço, moço, nossa! O senhor ta muito ferido! Não posso seguir e deixar o senhor aqui nesse estado!

José mortalmente ferido e quase sem voz, exclama:

-Me ajude, por favor!

O homem então levanta José e o sustenta em seus ombros, levando o mesmo para um hospital das proximidades.

Chegando ao hospital, após ser medicado, José conta o que havia lhe acontecido:

-Arrumei um novo emprego a um mês, e hoje havia recebido meu primeiro salário.

Eu estava tão contente porque já tinha algum tempo que me encontrava desempregado e minha família vem passando necessidade. Então no caminho para a igreja, onde iria agradecer a Deus pela graça alcançada, eu fui assaltado.

Os ladrões me levaram tudo! Tudo!

Eu agradeço a Deus e a você por estar vivo, mas não sei o que vou dizer pra minha esposa quando chegar em casa!

Então, o homem que já o havia ajudado sobremaneira, muito comovido com o acontecido, diz:

-Quer dizer que você é cristão?! Eu te digo que hoje você não só nasceu de novo como também ganhou um novo amigo e irmão em Cristo.

Não se preocupe! Você deve saber que Deus opera milagres em meio às situações que para nós mais parecem maldição.

Ainda hoje você terá uma bela surpresa!

O bom samaritano sai do quarto. Após algumas horas, retorna ao hospital e encontrando o enfermo envolto em um profundo sono, deixa ao lado do seu leito um misterioso envelope branco. E depois disso vai embora.

Ao acordar, José percebe o envelope:

-Que estranho! Quem será que deixou isso aqui?!

Ao abrir o envelope branco, José encontra uma quantia em dinheiro duas vezes maior que o salário que havia sido roubado, e um bilhete dizendo:

-Caro José,

Nunca esqueça de dar graças ao Senhor, não importa a situação na qual se encontre. Porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Fique em paz!

Ass.Seu amigo e irmão em Cristo.

Após ler o bilhete, José com lágrimas nos olhos, diz:

-Verdadeiramente esse foi um anjo enviado por Deus.

Eu já sabia, mas agora tenho mais convicção ainda, que, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, eu não devo temer! Porque mesmo lá, Tu estás comigo. Quão grato eu sou a Ti Jesus!

E depois desse dia, nunca mais o mancebo ouviu falar daquele que, além de salvar sua vida, lhe havia restituído em dobro o que foi perdido no assalto, inclusive sua fé.