BOLINHAS DE "PIMENTA-CICUTA"?

Naquela manhã vinha procurar o atendimento do serviço social, pois precisava relatar as dificuldades da mãe.

De poucas letras, mas duma ingenuidade própria dos bons, contava a sua história.

A mãe tinha " dor de barriga". Todos os dias.

-Mas "dor de barriga" é doença?- perguntou-lhe desconfiada.

Afinal, todos lá do "barraco" sempre têm dor...de todos os tipos, é verdade, mas a "de barriga' já nem se ligava mais. Era "cultural'.

Mas como nada resolvera aquela dor, que já tinha sido avaliada por alguns médicos, resolveu procurar ajuda.

E ela pensativa e inteligente, depois de muito raciocinar, certificara-se de que sabia do diagnóstico.

E explicou tudinho ao serviço social. Mas queria algum aval...mais técnico.

Estava desconfiada que era "ele".

Então, proibíra a mãe, já demenciada, de encostar a mesa naquela parede de buracos, pois à noite "ele" alcançava o seu topo e dejetava nos alimentos da casa.

-A senhora conheçe aquelas bolinhas miudinhas e pretinhas, que parecem pimentas?

Tentava descrever a provável causa da dor de barriga da mãe.

-Então moça, só pode ser ele. Há meses sei que ele vai lá no barraco a noite.E minha mãe engole as bolinhas que aquele rato maldito faz sobre o nosso pão.Será que o rato é doente, moça?

Nota:

Parece, mas não é...ficção!