Sala de Espera

Consultório médico.

Você cruza as pernas e repara na sala, sofá verde, parede branca, mesinha de centro com um vaso horrível e aquela planta que parece estar doente por ter ficado alí tanto tempo a espera chamada para ser atendida, e nunca foi. Tapete marrom, pra combinar com algum movel que deveria ser do médico anterior ou é uma coisa tão antiga que se estabeleceu no meio daquela sala e ninguém ousa tirar, ele é o veterano do consultório, tem quase raízes,merece respeito.

Olhos giram, giram em busca de algo diferente pra pensar, pra fazer, você repara na secretária e em como ela consegue falar tantas vezes sem pausas:

-" Consultório saúde bem estar qualidade de vida e prevenção.Dr Agimiro.Camila.Bom dia.Em que posso ajudar?"

Você olha para os sapatos, para as calças, para a blusa, abre e fecha inumeras vezes a bolsa, mexe no cabelo, liga e desliga o celular, olha pra TV que passa imagens sem sentindo, sem som e com três sombras coloridas do mesmo apresentador de programa que fala de algo que você não faz a minima idéia, mas a sua atenção é ganha apenas pela sombra verde, porque a vermelha e a azul então meio sem foco.

Olha ao redor e começa a se identificar cada vez mais com a planta que afetuosamente esta inclinada dentro do vaso.

Você muda de acento e fica perto das revistas de saúde, aí mora o perigo.

Lê toda a reportagem sobre problemas no coração, diabetes, câncer, o funcionamento do fígado, problemas respiratórios. Olha para a planta. Começa a ficar hipocondriaco e acha que tem vários sintomas, e que deve ser atendido com urgencia porque é sempre aconselhavel tratamento no inicio dos sintomas, mas na ponta da sala atraz do balcão escuta:

-" Consultório saúde bem estar qualidade de vida e prevenção.Dr Agimiro.Camila.Bom dia.Em que posso ajudar?"

Você toma uma atitude decisiva, se levanta e vai direto ao bebedor; porque a útima reportagem que leu sobre a importância da hidratação para evitar problemas renais teve efeito hipnotizante em sua mente.

Volta a sentar, olha no relógio, 40 min se passaram.

Se decide!

Vai até o balcão e despeja:

-"Ah quer saber! Chega de esperar!!!. Bate a mão na mesa e recebe em troca:

-" Consultório saúde bem estar qualidade de vida e prevenção.Dr Agimiro.Camila.Bom dia.Em que posso ajudar?"Enquanto ela faz sinal de espera com a mão.

Pra você é o fim, mil coisas ainda a resolver, a porta de saída nunca foi em nenhum momento tão boa opção, no corredor ao elevedador pensa no seu egoismo e impaciência, intolêrancia e stress. Volta a passos rápidos pelo corredor, entra como furacão pela porta, passa por Camila no balcão sem mesmo olhar para os lados; com ato de honra, heroico astuto, pula em cima da planta sobre a mesa, agarra aquele horrivel vaso e mais rápido que antes, passa pela porta ao elevador.

Feliz por não ser tão egoista desce, satisfeito por ter agora tantos conhecimentos sobre várias algumas doenças sérias e ter salvo duas vidas no mesmo dia. A sua por ter saído da sala de espera antes de se tornar um hipocondriaco nato, e a da planta que agora até parecia mais disposta e verdinha dentro do vaso.