A GUIA DO MÁRTIR

Há muito tempo a trás, existiu uma árvore que era grande e formosa. Tinha o tronco firme e sua raiz era profunda.

A árvore tinha um sonho, ela não queria apodrecer e cair, tampouco virar carvão. Ela queria ser esculpida ou entalhada, queria enfeitar um palácio ou um átrio de um templo.

Os anos foram passando e seus sonhos viraram lamentos. Sentia que cairia, apodreceria ou viraria carvão.

Um dia um homem encostou-se a sua sombra e dormiu. Quando acordou, o homem ajoelhou-se e orou. Agradeceu pela vida, pelos pássaros e por aquela árvore, que lhe deu abrigo e descanso. Depois foi embora.

Anos depois apareceram três homens, e sem vacilar, cortaram-lhe o tronco.

Sua ânsia era terrível, seu destino era certo, já era muito velha para ser uma obra. Viraria mesmo era carvão.

Então... Subitamente ela se viu nas mãos de um marceneiro e quando deu por si, já era uma cruz.

_ Meu Deus!_ disse ela_ serei envergonhada e um criminoso será cravado em mim.

Foi então que ela viu aquele homem, o homem que ajoelhou, orou e agradeceu sua sombra. Houve então um mixto de surpresa e paixão, ela sentiu em seu íntimo que algo extraordinário iria acontecer.

As horas passavam e ...No auge da dor, no final da vida, o homem disse-lhe baixinho:

_Olhe, veja, seu sonho começou. Não serás apenas uma obra entalhada, serás mais que isso, serás um símbolo e um caminho a seguir.

PARA FAMÍLIA BONAPARTE (MANAUS-AM)